A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2015/2 B EM - VINDOS AO CURSO DE L ETRAS DA U NIVERSIDADE F EDERAL DE M INAS G ERAIS !

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2015/2 B EM - VINDOS AO CURSO DE L ETRAS DA U NIVERSIDADE F EDERAL DE M INAS G ERAIS !"— Transcrição da apresentação:

1 RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2015/2 B EM - VINDOS AO CURSO DE L ETRAS DA U NIVERSIDADE F EDERAL DE M INAS G ERAIS !

2 O CURSO DE L ETRAS DA FALE/UFMG A Faculdade de Letras (FALE) da UFMG foi fundada em 1968 e, ao longo de seus 47 anos de história, tem empreendido esforços para formar profissionais de qualidade, o que a torna referência no país. Hoje seus dois cursos de pós-graduação (POSLIN e POSLIT) são de padrão internacional, segundo a avaliação da CAPES.

3 O FERTA DO CURSO DE L ETRAS O curso de Letras da FALE é ofertado em duas modalidades: licenciatura e bacharelado. No tocante às licenciaturas, ofertamos licenciaturas simples e duplas. No turno diurno, são as seguintes as opções de licenciatura simples: (i) português e (ii) inglês. No turno noturno, além das licenciaturas simples em (i) português e (ii) inglês, ofertamos a licenciatura em (iii) espanhol.

4 O FERTA DO CURSO DE L ETRAS No que se refere às licenciaturas duplas, estas são as possibilidades: no turno diurno, temos as licenciaturas duplas em (i) português- francês; (ii) português-italiano; (iii) português- latim; (iv) português-grego. No noturno, ofertamos a licenciatura dupla português- alemão. Também a oferta de bacharelado é distinta para o diurno e para o noturno.

5 O FERTA DO CURSO DE L ETRAS No turno diurno, ofertamos bacharelados nas seguintes línguas: (i) português, (ii) inglês, (iii) francês, (iv) italiano, (v) latim e (vi) grego; além disso, há também o (vii) bacharelado em linguística. No turno noturno, são quatro as opções de língua: (i) português, (ii) inglês, (iii) espanhol e (iv) alemão.

6 P ROPOSTA PEDAGÓGICA A estrutura curricular da FALE é inovadora, pois não existe um engessamento de disciplinas. É o aluno que vai construindo seu percurso, de acordo com seus objetivos e interesses. Essa flexibilidade requer, por parte do aluno, conhecimento do currículo e responsabilidade, para usar da liberdade de construção do próprio conhecimento, sem se perder no percurso.

7 E STRUTURA CURRICULAR Núcleo Comum: constituído de 8 disciplinas comuns a todos os estudantes do curso, independentemente da habilitação. (1º e 2º períodos) Habilitação específica: 13 a 15 disciplinas variando entre as especificidades da habilitação escolhida pelo aluno. (GI E G2 para licenciaturas simples e G6 e G7 para as duplas; G3 para a modalidade: licenciatura/bacharelado) Formação não-específica: 8 a 10 disciplinas de formação complementar e optativas. (G5)

8 G RUPOS DISCIPLINARES

9

10 M ATRIZES CURRICULARES Cada aluno deve acessar o site do colegiado de graduação (www.grad.letras.ufmg.br), clicar no link matrizes curriculares e imprimir a matriz curricular de sua habilitação, para que saiba se orientar no momento da matrícula.www.grad.letras.ufmg.br É muito importante que você solicite as matérias que estão previstas para o seu período e para sua habilitação! Só assim seu pedido não terá inconsistências e será aprovado pelo sistema.

11 M ATRIZES CURRICULARES

12

13

14

15 ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAIS (G4) Para integralizar o curso, o aluno deverá cumprir 210 h (14 créditos) de atividades fora da sala de aula: palestras, cursos, estágios, iniciação científica, participação em eventos, publicações de artigos... Para possibilitar ao graduando a oportunidade de participar de palestras que contribuam para sua formação, o colegiado promove o Letras Debate: linguagens e ensino

16 L ETRAS D EBATE São oito palestras por semestre, que acontecem quinzenalmente, aos sábados, no auditório 1007.

17 L ETRAS D EBATE : C ONVITE Aula inaugural do semestre: “Construindo gramáticas: o método científico na escola”, conferência proferida pela Profª Drª Sandra Quarezemin (UFSC), no dia 29/08/2015 (sábado), das 10h às 12h, no auditório 1007.

18 APOIO PEDAGÓGICO E PROGRAMAS DE MONITORIAS Suporte pedagógico extracurricular que visa a auxiliar os alunos ingressantes no curso de Letras, para que alcancem um melhor aproveitamento nas disciplinas iniciais oferecidas no curso. Todos serão inscritos no projeto (através da plataforma Teleduc) e poderão participar das atividades oferecidas (presenciais e online), obter materiais complementares etc.

19 C ONTINUIDADE DE ESTUDOS O aluno que desejar concluir mais de uma habilitação no período de 7 anos (14 semestres) que pode permanecer na universidade poderá fazê-lo. Para tanto, já deve ir adiantando matérias do percurso pretendido, quando da escolha de disciplinas optativas e daquelas que vão compor o G5 (formação complementar).

20 COMPROVAÇÃO DE CONHECIMENTOS O aluno pode requerer comprovação de conhecimento em alguma disciplina em que julgue ter conhecimento suficiente, evitando, assim, de cursá-la. Para isso, ele não poderá estar matriculado na disciplina, nem ter sido nela reprovado. No período próprio, deverá requerer o exame de comprovação junto ao colegiado de graduação e a nota obtida na prova será registrada no histórico escolar.

21 A PROVEITAMENTO DE ESTUDOS Estudos feitos em outras Instituições de Ensino Superior e disciplinas isoladas cursadas com aproveitamento na UFMG podem, eventualmente, ser aproveitados para a integralização do curso do aluno. Para tanto, o aluno deve solicitar a possível dispensa ao Colegiado de seu curso, apresentando os respectivos programas e o histórico escolar.

22 R ENDIMENTO ESCOLAR O rendimento é verificado por disciplina e abrange a avaliação de assiduidade e de aproveitamento, ambos eliminatórios por si mesmos. Assiduidade: a frequência mínima obrigatória é de 75% das atividades de cada disciplina. Aproveitamento: determinado por pontos cumulativos, em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem). O mínimo de 60 pontos é exigido para aprovação.

23 R ENDIMENTO ESCOLAR Apurados os resultados finais, o rendimento escolar do semestre letivo, por disciplina, será convertido em conceito:

24 REPROVAÇÃO Será considerado reprovado o aluno que obtiver menos de 60 pontos e/ou for infrequente em qualquer disciplina. Se o aluno obtiver mais de 40 pontos e menos de sessenta e tiver frequência suficiente, poderá se submeter a exame especial, como uma tentativa de obter aprovação na disciplina.

25 E XAME ESPECIAL Esse exame vale 100 (cem) pontos e compreende a matéria de todo o semestre. Pode ser utilizado como uma oportunidade de aprovação ou como oportunidade de melhorar a nota em determinada disciplina. A nota final do aluno corresponde à média aritmética dos pontos obtidos ao término do período letivo e da pontuação obtida no exame especial.

26 AVALIAÇÕES O professor da disciplina tem autonomia para escolher a forma de avaliação que irá adotar (trabalhos, seminários, provas...), bem como a quantidade de avaliações a serem aplicadas ao longo do semestre. Entretanto, nenhuma avaliação pode ser valorizada em mais de 40 pontos.

27 AVALIAÇÕES SUBSTITUTIVAS Não existe, no regimento da UFMG, previsão de avaliação substitutiva. Portanto, o aluno não deve perder nenhuma avaliação. Caso isso aconteça, por motivo de doença ou de morte na família, caberá ao professor a decisão de lhe aplicar (ou não) outra avaliação. O aluno que perde as avaliações regulares, normalmente, tem que se submeter a exame especial.

28 CANCELAMENTO DO REGISTRO ACADÊMICO/ DESLIGAMENTO DA UFMG Terá seu Registro Acadêmico (matrícula) cancelado e, consequentemente, será excluído da UFMG, perdendo vaga anteriormente obtida, o aluno que se enquadrar em uma das seguintes situações: deixar de efetuar seu registro acadêmico; deixar de efetuar a matrícula em algum semestre (a matrícula é de inteira responsabilidade do aluno e deve ser feita, a cada semestre, no período fixado no calendário acadêmico, utilizando a senha do portal MINHA UFMG);

29 CANCELAMENTO DO REGISTRO ACADÊMICO/ DESLIGAMENTO DA UFMG for infrequente em todas as matérias em que estiver matriculado em um semestre; apresentar Rendimento Semestral Global (RSG) insuficiente (igual ou menor que 1), em três semestres, consecutivos ou não; ultrapassar o tempo máximo de conclusão do curso (14 semestres letivos).

30 R ENDIMENTO SEMESTRAL GLOBAL (RSG) Corresponde à média ponderada do desempenho acadêmico do aluno em cada semestre. É desejável que o aluno mantenha sempre um alto RSG, na medida em que, por se tratar de um parâmetro de desempenho, esse rendimento pode refletir-se em todos os processos de seleção durante sua vida acadêmica e profissional, inclusive na obtenção de bolsas acadêmicas.

31 R ENDIMENTO SEMESTRAL GLOBAL (RSG) Para o cálculo do RSG, convertem-se os conceitos obtidos em cada disciplina em valores que vão de 0 a 1, conforme o conceito obtido. O valor do conceito de cada disciplina em que o aluno se matriculou no semestre, excluídas as porventura trancadas, é multiplicado por seu respectivo número de créditos; os produtos assim obtidos são somados e o resultado é dividido pelo número total de créditos em que o aluno se matriculou no semestre.

32 R ENDIMENTO SEMESTRAL GLOBAL (RSG) Importante: O Rendimento Semestral Global menor ou igual a 1 é considerado insuficiente, levando à exclusão do aluno da Universidade, caso ocorra em três semestres, consecutivos ou não.

33 T RANCAMENTO DA MATRÍCULA O trancamento de matrícula consiste na suspensão, parcial ou total, das atividades acadêmicas de um semestre letivo. No decorrer do curso, o aluno tem direito a apenas um trancamento total sem justificativa, cuja duração é de um semestre letivo. O trancamento total com justificativa pode ser concedido mais de uma vez e com duração determinada, a juízo do Colegiado de Curso.

34 T RANCAMENTO DA MATRÍCULA O trancamento total pode ser solicitado desde a efetivação da matrícula até o último dia letivo de cada semestre. O trancamento parcial pode ser concedido até duas vezes em cada atividade acadêmica – uma com justificativa, outra sem justificativa – nos prazos previstos pelo Calendário Acadêmico da UFMG.

35 CALENDÁRIO ACADÊMICO

36 MOBILIDADE ACADÊMICA O Programa de Mobilidade Acadêmica é a possibilidade de alunos de Instituições Federais de Ensino Brasileiras, através de intercâmbio nacional e/ou internacional, trocarem experiências acadêmicas visando ao seu enriquecimento cultural e científico. A UFMG estimula a mobilidade acadêmica, contando com iniciativas da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP).

37 MOBILIDADE ACADÊMICA A UFMG oferece diversas opções de intercâmbio: Minas Mundi, Programa Ciências sem Fronteiras, Programa ESCALA Estudantil, Erasmus Mundus, Grenoble... Informações completas sobre essas e outras oportunidades estão disponíveis no site www.ufmg.br/dri. www.ufmg.br/dri

38 INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO As aulas terão início na próxima segunda-feira (24/08/15). Todos os calouros terão aula neste dia. O quadro de horários e salas está disponível, para consulta, na página do colegiado (www.grad.letras.ufmg.br)www.grad.letras.ufmg.br As aulas acontecem no prédio da FALE e também no Centro de Atividades Didáticas (CAD)

39 INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO A identificação da sala é feita pela turma na qual o aluno se encontra matriculado, obedecendo ao seguinte código: M (turma do período diurno); N (turma do período noturno); 1 e 2 (disciplinas de segundas e quartas-feiras, primeiro horário); 3 e 4 (disciplinas de terças e quintas-feiras, segundo horário); 5 disciplinas de sexta-feira (4 horários seguidos).

40 RECEPÇÃO AOS CALOUROS A recepção aos calouros feita pela Reitoria e pela Pró-Reitoria de graduação acontecerá no dia 25/08/15 (terça-feira), no auditório da Reitoria, às 9h30min para os alunos do diurno e às 19h para os alunos do noturno. Neste dia, não haverá aula na unidade, pois todos os calouros devem comparecer à recepção.


Carregar ppt "RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2015/2 B EM - VINDOS AO CURSO DE L ETRAS DA U NIVERSIDADE F EDERAL DE M INAS G ERAIS !"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google