A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Depressão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Depressão."— Transcrição da apresentação:

1 Depressão

2 Depressão É um transtorno de humor.
Suas principais características são: Tristeza, Perda de interesse e prazer, Sensação de vazio, Apatia, Falta de energia. Em geral, apresenta ainda: sentimento de culpa pensamentos negativos.

3 Depressão Deprimidos podem se tornar irritados, ansiosos e excessivamente críticos consigo mesmos. Sintomas somáticos podem incluir: Insônia, Perda de peso, Concentração diminuída, Retardo psicomotor, Diminuição da libido. Pode apresentar também desejos de morte e pensamentos suicidas.

4 O modelo cognitivo da depressão

5 Modelo Cognitivo A TC fundamenta-se na premissa de que o comportamento e a emoção de uma pessoa são determinados, em grande parte, pela forma como ela estrutura o mundo em termos de suas cognições.

6 Modelo Cognitivo O modelo pressupõe dois elementos básicos:
Tríade cognitiva Visão negativa de si mesma Visão negativa do presente ou do contexto Visão negativa do futuro Distorções cognitivas – erros sistemáticos na percepção e no processamento de informações

7 Modelo Cognitivo Mediante a investigação do conteúdo das cognições dos pacientes deprimidos, Beck e cols (1997) criaram uma tipologia das distorções cognitivas: Inferência arbitrária – conclusões tiradas sem evidências reais. Ex. chamado pelo chefe, “vou ser mandado embora”. Abstração seletiva – fixação em um detalhe do contexto global, sem considerar outros fatores. Ex. houve um pequeno episódio desagradável, “a festa foi péssima, deu tudo errado”.

8 Modelo Cognitivo Supergeneralização: estabelecimento de regras e de conclusões gerais baseadas em um ou mais incidentes isolados e aplicação do conceito indiscriminadamente a situações relacionadas (ou não). Ex. “eu não faço nada direito” Maximização e minimização: dificuldade em avaliar o significado e a magnitude do evento. Ex. “me escolheram porque não me conhecem direito” Personalização: tendência para relacionar eventos externos à sua própria pessoa, mesmo que sem base para estabelecer tal relação. Ex. o outro não me cumprimentou, “ele não gosta de mim” Classificação dicotômica: tendência a pensar em termos de extremos. Ex. “Eu sou péssimo pai”

9 A Terapia Cognitiva As sessões devem ser estruturadas, porém com alguma flexibilidade Ex. 15 minutos iniciais livres, para o cliente falar de seus sofrimentos. Estrutura da sessão Verificar o humor, Fazer uma ponte com a sessão anterior, Estabelecer a agenda para a sessão, Verificar as tarefas de casa, Conversar sobre os tópicos da agenda, Definir uma nova tarefa de casa, Oferecer feedback e um resumo final da sessão.

10 A Terapia Cognitiva Estrutura das sessões (ao longo do tratamento):
Conceitualização Educar o cliente sobre a TC e sobre seu transtorno Avaliar os ganhos terapêuticos e à prevenção de recaída

11 A Terapia Cognitiva Conceitualização: Avaliação do caso
Permite ao terapeuta o entendimento do cliente Identifica perguntas, tais como: Qual o diagnóstico? Quais as crenças disfuncionais? Quais reações estão associadas aos pensamentos automáticos disfuncionais? Quais mecanismos foram desenvolvidos para lidar com o problema? Etc. É um processo que ocorre até a última sessão.

12 A Terapia Cognitiva Educar o cliente sobre a TC e sobre seu transtorno
Ensinar o cliente a observar/identificar seus pensamentos automáticos Distinguir seus PAs de suas emoções Ensinar os conceitos sobre distorções cognitivas Ensinar técnicas para avaliar a precisão de seus PAs Ensinar as relações entre os PAs e as distorções cognitivas aos esquemas cognitivos mais amplos

13 A Terapia Cognitiva Avaliar os ganhos terapêuticos e à prevenção de recaída O terapeuta reforça os progressos do paciente Verifica se o paciente aprendeu a usar as técnicas ensinadas Prepara o paciente para o término da terapia Espera-se que ele saia da terapia sabendo: Decompor os grandes problemas em componentes menores ou mais manejáveis Gerar respostas alternativas para os problemas Identificar, testar e responder a seus PAs e Crenças Disfuncionais. O terapeuta vai espaçando as sessões até o término definitivo.

14 A TC para a Depressão Especificamente para trabalhar com depressão, o terapeuta concentra-se primeiro em diminuir seu isolamento e tenta engajá-lo em atividades que sejam mais construtivas. Todavia, nesse tipo de transtorno, o cerne do trabalho baseia-se em algumas técnicas que visam a reestruturar a organização cognitiva do paciente, aquela estrutura que vem apresentando-se de maneira disfuncional.


Carregar ppt "Depressão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google