A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terapia cognitivo comportamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terapia cognitivo comportamental"— Transcrição da apresentação:

1 Terapia cognitivo comportamental
Angélica Rosa Terapia cognitivo comportamental

2 Desenvolvimento da teoria comportamental na década de 50, conhecimento a respeito das leis gerais do comportamento tornando-o previsível. Dois tipos de comportamento: Respondente : involuntário Operante: voluntário

3 Condicionamento: comportamentos são mutáveis, a partir de mudanças nas condições do ambiente podem ser alterados. Associados a reforçadores ou situações aversivas. Discriminação Generalização Punição: não eficaz Reforço positivo: mais eficaz

4 Na década de 70 grande desenvolvimento e reconhecimento da terapia comportamental, surgimento de técnicas novas para tratamento de fobias, obsessões e disfunções sexuais. Lang, Rachman e outros: três enfoques diferentes * Sistemas comportamentais * Cognitivo/afetivo * Fisiológico

5 Tratamento para depressão.
Reações diferentes Influência de Fatores Cognitivos e fatores do meio Conceito e técnicas cognitivas na prática clínica.

6 Bandura: Aprendizagem observacional
Capacidade de aprendizado a partir da observação. Auto-regulação: mudança de comportamento ligada a percepção do sujeito.

7 Meichembaum: treinamento instrucional.
Instrução que o individuo dá a si mesmo, evitando pensamentos disfuncionais e bscar os adaptativos. Beck: Principal abordagem cognitiva. Depressão: leva o paciente a identificar e alterar os pensamentos disfuncionais.

8 TCC: integração de conceitos e técnicas cognitivas e comportamentais.
Transtorno de ansiedade, depressão, disfunção sexual, distúrbios obsessivos compulsivos e alimentares, etc. Trabalhos de pesquisa verifica experimentalmente a eficácia de diversos tipos de tratamento.

9 A terapia de difere entre predominantemente cognitiva ou comportamental.
Ambas compartilham que mudanças terapêuticas ocorrem quando alterações nos modos disfuncionais de pensamento alteram. Dá grande ênfase aos pensamentos do cliente e a forma como este interpreta o mundo.

10 Centra-se nos problemas apresentados pelo paciente no momento em que este procura a terapia, levá-lo a aprender novas estratégias para promover mudança. A cooperação entre paciente e terapeuta é fundamental, tudo é planejado em conjunto, explicando objetivos com o problema.

11 Ponto de partida é o sofrimento do paciente, distorções que o paciente faz a seu respeito e do mundo em que vive. Esquemas são encontrados para serem diagnosticados e verificar o sistema de crenças do sujeito. As crenças são testadas com argumentos e propostas de exercícios são feitas ajudando a mudar o padrão estabelecido.

12 Distorções cognitivas geram os problemas e assim podem ser desmistificadas.
Técnicas que buscam identificar os pensamentos automáticos, testar esses pensamentos e substituir distorções. As técnicas comportamentais são empregadas para modificar condutas inadequadas relacionadas com o transtorno psiquiátrico.


Carregar ppt "Terapia cognitivo comportamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google