Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVítor Avelar Madeira Alterado mais de 7 anos atrás
2
Regras de Decisão do Crédito Metodologia de Desenvolvimento Olavo Borges
3
COMPORTAMENTO DO CLIENTE NO MERCADO Risco do Cliente (PF e PJ) RATING e SCORE PORTE DO CLIENTE REFERENCIAL DE GRANDEZA Faturamento Líquido Faturamento Presumido Capital Social Cadastrais FinanceirasNegativas Comportamento SetoriaisGrupo / Sócios COMPORTAMENTO DO CLIENTE NA CARTEIRA Pontualidade no Pagamento (PMA - PFA) IMPORTÂNCIA DO PRODUTO PARA O CLIENTE (Crédito Praticado com Cliente) Dados de Faturas Política de Crédito Histórico Operações Experiência Área Crédito Limites Concedidos Experiência Área Comercial Banco de Dados da Empresa
4
Regras de Decisão CASO REAL Trabalho desenvolvido para uma grande empresa do setor Comércio Varejista Possui 5 unidades de negócios e mais de 90 mil clientes Empresa adquiriu o sistema Gestor de Crédito da Serasa e não tinha “muita confiança” em sua Política de Crédito Muitos casos para analisar no dia-a-dia Análises superficiais para atender “urgência” da área comercial Analisava várias vezes um mesmo cliente: limite não suportava demanda A área apenas liberava pedido
5
Regras de Decisão CASO REAL Necessidade de informações da empresa: Dados das faturas emitidas Informações da Serasa: Risco do cliente (Rating ou Score) Porte Setor Dados de balanço Outras informações de cadastro
6
Regras de Decisão Representatividade das Unidades de Negócios
7
Regras de Decisão Porte dos Clientes
8
Regras de Decisão Porte dos Clientes
9
Regras de Decisão Setor de Atuação
10
Regras de Decisão Setor de Atuação
11
Regras de Decisão Perfil de Risco da Carteira
12
Regras de Decisão NCP - Nível de Crédito Praticado
13
Regras de Decisão Proposta de Regras de Limites Elaborada com base nas análises Características da carteira de clientes (porte e setor) Comportamento dos clientes na carteira da empresa Comportamento dos clientes no mercado (perfil de risco) Nível de crédito praticado
14
Regras de Decisão
15
Teste das Regras
16
Regras de Decisão CNPJ FILTRO 1 RISCO FILTRO 2 REGRAS DE DECISÃO Decisão Comitê / Alçadas SIM NÃO SIMNÃO VALOR ELEVADO SIM NÃO Decisão Automática
17
NOVO PAPEL DA ÁREA DE CRÉDITO Regras de Decisão Gestão da Política de Limites Análise de casos especiais Monitoramento de clientes de alto risco Gestão da carteira de crédito Análise de casos especiais
18
VANTAGENS Regras de Decisão Agilidade e segurança nas decisões Redução de subjetividade Uniformidade das decisões Limites mais adequados ao perfil de risco e porte dos clientes Possibilidade de aumento das vendas Antecipação às solicitações da área comercial Parâmetros para acompanhamento e gestão da carteira de crédito Fortalecimento da cultura de crédito
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.