A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regras de Decisão do Crédito Metodologia de Desenvolvimento Olavo Borges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regras de Decisão do Crédito Metodologia de Desenvolvimento Olavo Borges."— Transcrição da apresentação:

1

2 Regras de Decisão do Crédito Metodologia de Desenvolvimento Olavo Borges

3 COMPORTAMENTO DO CLIENTE NO MERCADO Risco do Cliente (PF e PJ) RATING e SCORE PORTE DO CLIENTE REFERENCIAL DE GRANDEZA Faturamento Líquido Faturamento Presumido Capital Social Cadastrais FinanceirasNegativas Comportamento SetoriaisGrupo / Sócios COMPORTAMENTO DO CLIENTE NA CARTEIRA Pontualidade no Pagamento (PMA - PFA) IMPORTÂNCIA DO PRODUTO PARA O CLIENTE (Crédito Praticado com Cliente) Dados de Faturas Política de Crédito Histórico Operações Experiência Área Crédito Limites Concedidos Experiência Área Comercial Banco de Dados da Empresa

4 Regras de Decisão CASO REAL  Trabalho desenvolvido para uma grande empresa do setor Comércio Varejista  Possui 5 unidades de negócios e mais de 90 mil clientes  Empresa adquiriu o sistema Gestor de Crédito da Serasa e não tinha “muita confiança” em sua Política de Crédito  Muitos casos para analisar no dia-a-dia  Análises superficiais para atender “urgência” da área comercial  Analisava várias vezes um mesmo cliente: limite não suportava demanda  A área apenas liberava pedido

5 Regras de Decisão CASO REAL  Necessidade de informações da empresa: Dados das faturas emitidas  Informações da Serasa: Risco do cliente (Rating ou Score) Porte Setor Dados de balanço Outras informações de cadastro

6 Regras de Decisão Representatividade das Unidades de Negócios

7 Regras de Decisão Porte dos Clientes

8 Regras de Decisão Porte dos Clientes

9 Regras de Decisão Setor de Atuação

10 Regras de Decisão Setor de Atuação

11 Regras de Decisão Perfil de Risco da Carteira

12 Regras de Decisão NCP - Nível de Crédito Praticado

13 Regras de Decisão Proposta de Regras de Limites  Elaborada com base nas análises  Características da carteira de clientes (porte e setor)  Comportamento dos clientes na carteira da empresa  Comportamento dos clientes no mercado (perfil de risco)  Nível de crédito praticado

14 Regras de Decisão

15 Teste das Regras

16 Regras de Decisão CNPJ FILTRO 1 RISCO FILTRO 2 REGRAS DE DECISÃO Decisão Comitê / Alçadas SIM NÃO SIMNÃO VALOR ELEVADO SIM NÃO Decisão Automática

17 NOVO PAPEL DA ÁREA DE CRÉDITO Regras de Decisão  Gestão da Política de Limites  Análise de casos especiais  Monitoramento de clientes de alto risco  Gestão da carteira de crédito  Análise de casos especiais

18 VANTAGENS Regras de Decisão  Agilidade e segurança nas decisões  Redução de subjetividade  Uniformidade das decisões  Limites mais adequados ao perfil de risco e porte dos clientes  Possibilidade de aumento das vendas  Antecipação às solicitações da área comercial  Parâmetros para acompanhamento e gestão da carteira de crédito  Fortalecimento da cultura de crédito


Carregar ppt "Regras de Decisão do Crédito Metodologia de Desenvolvimento Olavo Borges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google