A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Risco INVESTIMENTO RETORNO INCERTEZA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Risco INVESTIMENTO RETORNO INCERTEZA"— Transcrição da apresentação:

1 Risco INVESTIMENTO RETORNO INCERTEZA
Qualquer medida desta incerteza pode ser chamada de risco. Risco está presente em qualquer operação. RISCO

2 Classificação dos Riscos
Podemos classificar o risco em quatro grandes grupos Risco de Mercado Risco Operacional Risco de Crédito Risco de Liquidez

3 Risco Operacional O Risco Operacional pode ser definido como o risco de perdas financeiras diretas e indiretas decorrentes de fraudes internas e externas, atividades não autorizadas falhas de sistemas, falhas de processos, erros humanos, omissão ou ainda eventos externos.

4 Risco Liquidez O risco de liquidez relaciona-se com o descasamento de fluxos financeiros de ativos e passivos e seus reflexos sobre a capacidade financeira da instituição em obter ativos e honrar suas obrigações. O risco de liquidez é avaliado de forma semelhante ao risco de mercado, observando os diferentes impactos em moedas e cenários macroeconômicos e de stress que possam alterar a disponibilidade/custos de recursos no mercado financeiro.

5 Risco de Mercado O risco de mercado é decorrente das mudanças nos preços dos instrumentos financeiros. Essas se devem às alterações como: preços das ações, taxas de juros, taxas de câmbio, preços das commodities índices de preço.

6 Risco de Mercado A gestão de risco de mercado consiste no monitoramento diário das posições sujeitas a risco de mercado. Esse monitoramento é feito por meio: Compra de Moedas Estrangeiras Diversificação de Investimento; Otimização de Carteiras; Metodologias de VaR; Técnicas de Precificação;

7 Risco de Mercado Diversificação Otimização Risco Máximo V.A.R
Precificação CAPM

8 Risco de Crédito O risco de crédito pode ser definido como uma medida da incerteza relacionada ao recebimento de um valor contratado/compromissado, a ser pago por um tomador

9 Risco de Crédito Cedente Crédito Tomador Promessa de Pagamento

10 Conceitos de Risco de Crédito
Segundo Brito (2003), o risco de crédito pode ser definido como prejuízo que o usuário final sofrerá se a contraparte não liquidar seu vínculo financeiro no vencimento do contrato. Segundo Blatt (1999) risco de crédito é definido como a possibilidade de que aquele que concedeu o crédito não o receba do devedor na época ou nas condições combinadas.

11 Conceitos de Crédito Para Securato (2002) crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, ou no caso comercial equivale a dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração denominada juros. Segundo Santos (2000) crédito é definido como a modalidade de financiamento destinada a possibilitar a realização de transações comerciais entre empresas e seus clientes.

12 Degradação de Garantias
Risco de Crédito Crédito Avaliação Inadimplência Concentração Degradação de Garantias

13 Degradação de Garantias
Risco de Crédito Crédito Avaliação Inadimplência Concentração Degradação de Garantias

14 5 C’s do Crédito Caráter Capacidade Capital Colateral Condições

15 CARÁTER Idoneidade do cliente no mercado de crédito
Informações históricas (internas x externas) Intencionalidade Pontualidade Atrasos Renegociações Inadimplência Perdas

16 CAPACIDADE Compatibilidade do Empréstimo com a capacidade financeira
Salário (PF) x Faturamento (PJ) Conversão do investimento em Receita

17 CAPITAL Situação financeira do cliente Risco Global
Comprometimento da Receita Aplicação dos Recursos I.R (PF) x Demonstrativos Contábeis (PJ)

18 Colateral Riqueza Patrimonial Bens Aplicações Financeiras Garantias

19 Colateral Morador de rua de Curitiba é candidato à Assembleia
Zezé de Camargo chegou a ser empresário. Mas, falido e abandonado pela família, trocou o endereço fixo pelos mocós há 11 anos Seu patrimônio também inclui uma moto e quatro celulares. Tudo comprado com dinheiro da reciclagem. “O lixo esconde fortunas”, explica o candidato.

20 Condições Impacto de Fatores Externos Inflação Juros Cambio
Crises Econômicas Desemprego

21 MODELOS

22 Técnicas - Subjetivas Subjetivas ou Especialistas:
Experiência do julgador; Sensibilidade individual para análise do risco; Quantidade de informações disponíveis; Característica da operação (garantias ou valores relevantes); Maiores custos; Política para direcionamento;

23 Técnicas - Objetivas Modelos de Scoring: Credit Scoring
Behaviour Scoring

24 Credit Scoring É um modelo estatístico utilizado na concessão de crédito e que busca explicar o potencial de inadimplência das pessoas através de informações cadastrais. Com isto, é atribuído um risco a todos os clientes, associando-lhes uma tendência de inadimplência dentro de determinado período.

25 Behaviour Score Informações comportamentais do cliente;
A principal diferença entre as duas categorias é que nos modelos de escoragem comportamental, a instituição financeira já conhece o cliente. A informação adicional no behaviour scoring é o histórico de compras e pagamentos do cliente.


Carregar ppt "Risco INVESTIMENTO RETORNO INCERTEZA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google