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7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.

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1 7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

2 Núcleo Gerador: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

3 Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto privado (DR1) O Elemento Mobilizar o saber formal para o reconhecimento do elemento como uma unidade estrutural e organizativa. Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afectados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

4 Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STCExemplos da área de CLC Contexto privado (DR1) O Elemento -Caracterizar um indivíduo consoante a sociedade (grupo) em que está inserido ( modos de relacionamento com a diferença); -Perceber a unidade estrutural de um ser vivo (átomo, molécula, célula, DNA); -Reconhecer a importância da herança genética; -Identificar o ADN como a chave do património genético dos seres vivos em geral. -Explicar como o percurso individual é afectado pelas condições sociais, culturais e económicas; -Saber escrever correctamente textos em português e/ou língua estrangeira, de acordo com a sua estrutura (diário, memórias, cartas, autobiografia,…); -Identificar intenções e efeitos produzidos no receptor (de que forma cada modelo de comunicação corresponde a diferentes intenções por parte do emissor para com o receptor?). Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário

5 Domínio de referência Temas Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto profissional (DR2) Processos e Métodos Científicos Recorrer a processos e métodos científicos para actuação em diferentes domínios da vida social. Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação

6 Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto profissional (DR2) Processos e Métodos Científicos -Identificar e saber aplicar técnicas ou procedimentos de recolha de informação( por ex. inquéritos, questionários, entrevistas individuais, observação directa); -Identificar o papel da experiência na utilização de equipamentos técnicos e conhecer os procedimentos para maior eficiência ; - Compreender o papel da experiência para verificar a teoria; - Explorar a utilização da teoria e da experiência como competências de base no trabalho científico. -Explicar de que modo os estudos de diagnóstico e prospecção (inquéritos, entrevistas, observação directa,..) podem contribuir para um melhor funcionamento das organizações. -Produzir textos exemplificativos do valor/importância das experiências profissionais, sabendo adequar a teoria à prática (de que forma aplica a teoria que aprendeu num curso de formação à prática). -Reflectir sobre como os diferentes meios de comunicação podem promover profissionalmente o indivíduo e produzir maior riqueza (divulgação de conhecimentos, oferta de emprego, Novas Oportunidades).

7 Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto institucional (DR3) Ciência e Controvérsias Públicas Intervir racional e criticamente em questões públicas com base em conhecimentos científicos e tecnológicos. Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais.

8 Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto institucional (DR3) Ciência e Controvérsias Públicas -Reconhecer a presença crescente da ciência e dos cientistas em torno de controvérsias públicas (clonagem, co-incineração, centrais nucleares,) e as suas consequências no desenvolvimento social; -Identificar os processos tecnológicos associados às controvérsias públicas ( por ex. na co-incineração,a eliminação de resíduos tóxicos); - Compreender os prós e os contras das diferentes tecnologias num debate público. -Demonstrar que reconhece a existência de diferentes agentes e interesses (prós e contras) num qualquer debate público; -Reconhecer que a língua portuguesa e/ou língua estrangeira pode ser usada para intervir cívica e socialmente (congressos, debates, reuniões, etc.); -Explicar o papel da comunicação social na formação da opinião pública a nível mundial.

9 Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto macro- estrutural (DR4) Leis e Modelos Científicos Mobilizar o saber formal na interpretação de leis e modelos científicos num contexto de coexistência de estabilidade e mudança. Identificar os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.

10 Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro- estrutural (DR4) Leis e Modelos Científicos - Identificar diferentes modelos de Sociedade e suas principais características ; - Identificar diferentes estádios de evolução tecnológica na nossa capacidade de entender o Universo; -Reconhecer que o Universo não é estático e está em evolução; - Compreender as condições que permitem a existência de vida na Terra e a dinâmica no planeta; -Discutir, no quadro da evolução e do facto de existir vida na Terra, a possibilidade de existirem outros mundos habitados, onde se aplicam as mesmas Leis. -Reconhecer e analisar factores que conduzem às mudanças sociais (desenvolvimento da ciência, alfabetização, organização política, …); -Explicar o papel da língua como veículo da evolução científica e cultural (o papel da língua na evolução e na capacidade de expressão dos nossos pensamentos e da mentalidade em geral); -Reflectir sobre o poder que os meios de comunicação podem exercer nas sociedades (manipulação de opinião, da imagem, distorção da informação, sensacionalismo…).


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