A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP."— Transcrição da apresentação:

1 Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP

2 Objectivos Gerais da Formação: Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica, reflexiva, inovadora e de investigação face à integração das TIC no processo de ensino- aprendizagem. Promover o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem significativo no quadro da formação a distância. Criar materiais educativos, em suporte digital, de apoio às aulas. Avaliar o material produzido.

3 Para criar ambientes de aprendizagem: Content Management Systems (Sistema de Gestão de Conteúdos) Learning Management Systems Learning Management Systems (Sistema Gestão Aprendizagem) Learning Content Management Systems Learning Content Management Systems ( Sistema Gestão de Conteúdos de Aprendizagem)

4 Definições, para quem não passa sem elas! Definições, para quem não passa sem elas!

5 É uma aplicação concebida para armazenar, formatar, reproduzir e gerir dados na Web ou em intranets. Os CMS normalmente usam uma base de dados para armazenar os conteúdos e uma linguagem de criação de scripts para fornecer esses dados. CMS, ou Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdos:

6 É uma plataforma através da qual os conteúdos de aprendizagem são fornecidos e geridos. É uma combinação de ferramentas de software que cumprem uma variedade de funções relacionadas com a administração de conteúdos direccionados para a leccionação e a avaliação. LMS ou Learning Management System ou Sistema de Gestão da Aprendizagem:

7 É um sistema usado para criar, armazenar, construir e divulgar conteúdos de e-learning personalizados na forma de objectos. LCMS ou Learning Content Management System ou Sistema Gestão de Conteúdos de Aprendizagem:

8 Simplificando então... ) )Um LCMS (Sistema Gestão de Conteúdos de Aprendizagem) é uma aplicação que combina as capacidades de gestão de cursos, utilizadores e meios de comunicação de um LMS (Sistema de Gestão da Aprendizagem) com as capacidades de armazenamento e criação de conteúdos de um CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos).

9 Exemplos?

10 LMS Bazaar Claroline Moodle

11 A situação repete-se um pouco por toda a Europa...

12

13 O que é o MOODLE ?

14 MOODLE Moodle é um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet e sítios Web. Trata-se de um projecto em desenvolvimento que visa criar a base para um esquema educativo baseado no constructivismo social. constructivismo social

15 Este ponto de vista defende que as pessoas constroem activamente novo conhecimento ao interagirem com o seu ambiente. Tudo o que lê, vê, ouve, sente e toca é confrontado com o seu conhecimento anterior e se for plausível dentro do seu universo mental, pode formar novo conhecimento que você passa a transportar. Construtivismo Social

16 Formadora: Vera Cruz Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância

17 Moodle - http://moodle.org Moodle – Modular Object-Oriented Dynamic Learning Enviornment CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) que permite: –Gerir e disponibilizar conteúdos –Diferentes tipos de interacção entre pares: Comunicação síncrona Comunicação assíncrona Definição e execução de actividades

18 Comunicação síncrona versus Comunicação assíncrona Uma ferramenta síncrona é aquela que favorece a comunicação em tempo real (chat), ao passo que uma ferramenta assíncrona favorece a comunicação com tempo de espera entre o envio e o recebimento (e-mail).

19 Moodle Foi traduzido para um grande conjunto de idiomas; Possibilidade de instalação em ambiente “livre”: »Código-fonte aberto

20 Na Actualidade O Moodle UE dá apoio a : –Licenciaturas –Mestrados e Pós-Graduações –Acções de Formação –Programas de tutoria –Projectos –Formação da responsabilidade da Escola de Enfermagem Total de disciplinas/cursos: 120 O Moodle é essencialmente utilizado como uma sebenta electrónica provida de algumas formas de comunicação.

21 Na Actualidade

22 Conclusões Uma nova perspectiva do ensino/formação Novas perspectivas e práticas pedagógicas Novas formas de ensinar e comunicar Novos públicos Novas ferramentas Pós-Graduada GraduadaProfissional Continua € Custo Porquê o Moodle? A capacidade de integração com outros sistemas A flexibilidade e a autonomia As comunidades de desenvolvimento/utilizadores


Carregar ppt "Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google