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PublicouIsaac Moura Alterado mais de 10 anos atrás
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III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Tecnologias X Questões Pedagógicas: Hierarquização nas Relações - Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Tecnologias Informacionais e Relacionais na Construção do Conhecimento Prof. Flávio Brito
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Palestrante Coordenador do Setor Plataforma de Ensino a Distância, Analista de Sistemas e Banco de Dados do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CECIERJ) e Professor Universitário Especialista em Mediação Pedagógica em EAD pela PUC-RIO. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e Bacharel em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas / ENCE
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Agenda Conceitos Potencial dos ADA em facilitar a implementação de uma proposta pedagógica nos cursos Dificuldades encontradas em outros ADA Plataforma de Ensino a Distância Plataforma CEDERJ Desafios Problemas Pedagógicos Enfrentados
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ADA ADA – Ambiente Digital de Ensino a Distância
LMS LCMS AVA – Ambiente Virtual de Ensino a Distância Learning Management System Learning Content Management System
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LMS ADA – Ambiente Digital de Ensino a Distância Inclui:
Gestão do Ambiente de Ensino a Distância Sala de Aula Autoria Publicação Comunicação Colaboração Avaliação e Gestão do Aprendizado Relatórios e Métricas Segurança
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LCMS ADA – Ambiente Digital de Ensino a Distância Inclui:
Criação de Conteúdos Armazenagem Entrega personalizada
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Potencial dos ADA em facilitar a implementação de uma proposta pedagógica nos cursos
Curso 24x7 Estrutura e conteúdos padronizados dos cursos Melhoria do processo de ensino / aprendizagem Facilidade de se implantar ferramentas de acompanhamento e monitoramento – menos intrusivos Possibilidade de adaptação dinâmica de conteúdos de acordo com o perfil do aluno Maior capilaridade Centralidade no aluno Facilidade de acesso – lugar e horário Custos menores Desenvolvimento do auto-estudo e auto-aprendizagem Disponibilização dos conteúdos 100% do tempo
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Dificuldades encontradas em outros ADA
Foco na ferramenta Sistema não se adapta ao curso Ferramentas não específicas para atividades específicas Interface pobre ao invés de interface acessível Agrupamentos e visualizações de cursos, disciplinas e conteúdos para cursos com características diferentes Acompanhamento restrito do aluno Manutenção complexa Riscos de Atualização após customização Equipe de desenvolvimento pouco focada nas necessidades de cada instituição cliente Bugs sem acerto com mais de 6 meses Pouca robustez e segurança Falta de escalabilidade - poucos cases de alta escalabilidade Não focam na mediação e no aluno Longe da Web 2.0 Longe da Acessibilidade – W3C
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Problemas enfrentados pelo CEDERJ & escolhas tecnológicas
Antes de 2006 Produto de terceiros absorvido pela Fundação ASP & SQL Server Manutenção permanente Baixa evolução Baixa confiabilidade Resultado Baixa confiabilidade do público e do sistema Utilizada para download de pdf 2500 acessos dia 2007 Produto 100% CECIERJ Java & PostgreSQL Menor manutenção Alta evolução 2009 acessos dia 99,9% no ar Convencimento da mudança de ares Quebra do paradigma do curso baseado em pdf Processo de Aculturamento Resistências a mudanças Mudança no processo sem conflitos acadêmicos – estratégia do coelho na cartola
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Exemplos de ADA Plataforma CEDERJ (LMS + LCMS) E-proinfo (LMS)
Moodle (LMS)
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Moodle
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E-Proinfo
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Plataforma CEDERJ Totalmente desenvolvida com recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro Facilidade de acesso em nossa língua Suporte local institucional 100% Acessível Digitalmente Produto 100% nacional e gratuito Desenvolvimento de acordo com as necessidades dos cursos e não a remodelagem para atender a ferramenta Arquitetura da Informação com base na Web 2.0
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Produção e Distribuição de Conteúdos
Arquitetura Plataforma CEDERJ Núcleo Java PostgreSQL Vídeo Streaming Produção e Distribuição de Conteúdos
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Ambiente
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Filosofia e Facilidades
Ambiente Integrado Vídeo Áudio Imagens Links Alta Interatividade Acessibilidade Perfis Dinâmicos Conteúdos & Visibilidade Vídeos Imagens
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Ferramentas de Comunicação e Mediação – Integração e Web 2.0
Murais Avisos Fórum Blog Sala de Conferência Gerenciador de Arquivo
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Acessibilidade W3C – AAA Automatização da acessibilização do Conteúdo
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Ferramentas de Comunicação e Mediação – E-mail
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Ferramentas de Comunicação e Mediação - Avisos
Avisos na Sala de Disciplina Foco no espaço de ensino e aprendizagem Garante o retorno do aluno a disciplina Permite seleção dos Pólos ou Turmas associados Visualização de até as 4 últimas marcadas como novas
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Ferramentas de Comunicação e Mediação - Fóruns
Integrado com Vídeo e Áudio – Internos e Externos Platatube, Youtube,Vimeo, Google Vídeo etc Fóruns & Tópicos – Filosofia diferenciada Fórum é o coletivo de Tópicos de Discussão relacionados Busca por Participantes ou Polos / Turma Permite Citações ao invés de árvores – garante clareza e acompanhamento das discussões em bloco Permite exportação das discussões em arquivos PDF para análise off-line Permite lista compactada para acessos discados Identificação do usuário por metadados
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Ferramentas de Comunicação e Mediação - Blogs
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Ferramentas de Comunicação e Mediação – Sala de Conferência
Permite a integração com objetos multimídia Permite a integração com canais de transmissão ao vivo – platatube e outros Permite a visualização dos usuários on-line
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Ferramentas de Comunicação e Mediação – Sala de Conferência
Permite que professores, tutores e alunos se encontrem ao mesmo tempo assistindo vídeos, animações em um chat. Integrada ao Youtube e Gooble Vídeos entre outros. Altamente interativa.
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Ferramentas de Comunicação e Mediação – Vídeo Ao Vivo
A Plataforma possui a capacidade de transmissão de vídeos ao vivo pela Internet.
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Gerenciador de Arquivos
Objetivo - Enviar e Selecionar Arquivos na Plataforma – Completamente integrado a filosofia Web 2.0
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Ferramentas de Comunicação e Mediação – Atividades
Trata-se de uma ferramenta associada a disciplina. Onde o aluno faz a sua atividade individualmente, como em uma prova on-line, Portanto, ela está localizada no menu Ferramentas da Disciplina.
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Ferramentas de Comunicação e Mediação – Atividades
Atividades – Número de atividades respondidas e corrigidas Novas – São atividades ainda sem correção
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Ferramentas de Comunicação e Mediação – Atividades - Proposta
Exemplo: Movimentos Sociais
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Acompanhamento & Monitoramento Estatístico
Sistema de Construção de Mapas e Monitoramento Estatístico em Tempo Real Utilizando o Conceito de Zonas Quentes Escola Exemplo 2 Colégio Estadual Bangu Estrada do Engenho, Bangu, Rio de Janeiro, (0xx) Total de Alunos: 1500 Alunos Presentes a pelo menos uma apresentação: 830 Alunos que frequentam a Plataforma: 1450 Monitor: Leandro de Paula e Silva Diretor: Andréa Peixoto Presenças por Data (clique aqui)
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Ferramentas de Comunicação
e Mediação – Lançamento de Presenças
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Ferramentas de Comunicação e Mediação – Lista de Presença
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Ferramenta de Avaliação - Questionários
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Ferramentas de Comunicação
e Mediação – Avaliações e Questionários
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Ferramenta de Avaliação – Questionários - Repostas
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Enfoques pedagógicos com a Plataforma CEDERJ
Propicia alta interatividade Foco na medicação pedagógica ao invés da simples interatividade Estrutura avaliativa Estrutura colaborativa Estrutura adaptativa a serviço do curso Acompanhamento do aluno no curso – Feedback imediato
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Desafios Desenvolver uma ferramenta que atenda aos alunos surdos
Domínio do Conteúdo Domínio da Tecnologia Gestão Coordenadores e Tutores com Visão EAD vs Tradicional - Conflitos
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prof.flaviobrito@gmail.com brito@cederj.rj.gov.br (21) 7127-2427
Obrigado (21)
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