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PublicouGabriela de Santarém Barateiro Alterado mais de 8 anos atrás
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Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães
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Parâmetros da Ação Gerencial A visão onipotente da administração defende que os administradores são diretamente responsáveis para o alcance dos resultados organizacionais; A visão simbólica da administração defende que o papel do administrador é limitado por forças, internas e externas à organização, que escapam ao controle deste; Uma outra perspectiva defende a síntese destas posições defendendo que o papel do gestor é equalizar, no sentido de compensar, equilibrar e estabilizar as interações entre o ambiente externo e interno da organização; 2
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Ação Gerencial Equalizadora 3
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Ambiente Organizacional O ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendência e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm o potencial para influenciar o desempenho organizacional. O ambiente externo é o contexto no seio do qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, tais como, trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional, instalações físicas... 4
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A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. 5
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Ambiente Organizacional 6
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Ambiente Interno e Cultura Organizacional Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para organizações que fazem parte de um mesmo setor, a influência, potencial ou real, de cada um desses fatores depende da singularidade da organização. É o ambiente interno da organização que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere às características particulares de uma organização. A cultura organizacional define-se como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida via histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. 7
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Ambiente Organizacional 8
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Níveis da Cultura Organizacional 9 Artefatos visíveis Valores Pressupostos básicos
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Níveis da Cultura Organizacional 10
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Elementos da Cultura Organizacional 11
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Ambiente Operacional 12
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Cultura Organizacional X Clima Organizacional O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo.
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O que é clima organizacional? Warren G. Bennis, diz: “Clima organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização” 14
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O que é clima organizacional? George H. Litwin diz que, na sua opinião: “Clima organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento” 15
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Clima organizacional é: A maneira positiva ou negativa, como os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização, percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas, os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização. 16
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Clima organizacional Está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação. 17
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18 Variáveis que afetam o clima
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Variação do clima O clima irá variar de acordo com a situação psicológica e o estágio motivacional em que se encontra cada colaborador e a maneira como ele interpreta o contexto da empresa, através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno. 19
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20 Variáveis que afetam o clima
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Tipos de clima Segundo Edela (1978), existem 3 tipos: Desumano – onde prevalece a importância para a tecnologia Tenso – onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas, burocráticas, tendo como resultado: punições e demissões Tranquilidade e confiança – plena aceitação de afetos, sem descuidar-se de preceitos e do trabalho. 21
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Pesquisa de clima organizacional É a avaliação do clima organizacional Pode ser feito por meio de entrevistas, questionários com perguntas fechadas Serve para aferir o grau de satisfação ou insatisfação existentes Propor medidas para melhorar o clima organizacional 22
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Pesquisa de clima organizacional Exemplo perguntas: * Processos corporativos: treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho; remuneração e benefícios; segurança do trabalho; condições de trabalho, qualidade de vida; princípios e valores. * Estilo gerencial: planejamento do desempenho; desenvolvimento; suporte, orientação e acompanhamento; feedback e carreira; reconhecimento e recompensa; habilidade e justiça. * Gestão da empresa: clareza e alinhamento da estratégia; relacionamento externo. * Motivação e credibilidade: motivação (sentimento de valorização, recompensa e entusiasmo) e credibilidade (percepção das intenções e ações da empresa). 23
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Atividade em grupo 24
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