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Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional

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Apresentação em tema: "Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Diagnóstico e Avaliação

2 O que é clima organizacional ?
Algo relacionado à metereologia ?

3 O que é clima organizacional ?
Algo relacionado às pessoas numa empresa ?

4 Flávio de Toledo e Benedito Milioni definem:
“Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização”. Stanley M. Davis diz que: “Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização”.

5 Cultura e Clima Organizacional
Cultura - Um modo de vida, um sistema de crenças e de valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típicos de determinada organização. Clima - Retrata o grau de satisfação das pessoas no trabalho. Retrata o que a organização é segundo a percepção e as atitudes das pessoas que nela trabalham. Conhecendo o clima de uma organização poderemos conhecer a predisposição para apoiar ou rejeitar programas, propostas de mudanças e outras informações importantes. Poderemos também corrigir nossa rota, cso estejamos indo na direção contrária.

6 Indicadores de Clima Envolvimento das pessoas com os seus trabalhos;
Tempo médio de permanência no emprego; Absenteísmo; Qualidade do trabalho realizado; Apatia; Participação nos eventos promovidos pela empresa; Conflitos; Greves, etc.

7 Fatores que afetam o Clima Organizacional
INTERNOS Estrutura Organizacional Cultura Organizacional Políticas e diretrizes Relações de poder e autoridade Sistema de comunicação Sistemas de controle Políticas e normas administrativas Estilos de liderança Relações interpessoais Sistemas de recompensas EXTERNOS Desemprego Tragédias Crises internacionais, etc.

8 Clima objetivos; estrutura; relacionamentos; recompensas; liderança;
Algumas variáveis que influenciam a forma de administrar uma empresa: objetivos; estrutura; relacionamentos; recompensas; liderança; mecanismos de apoio; propensão a mudanças.

9 Inventário Motivacional
Mede o nível de satisfação das pessoas na empresa. Baseado na Escala de Necessidades Humanas de A. Maslow. Básicas: condições físicas, equipamentos e incentivos desejados pelos empregados; Segurança: sentimento de segurança das pessoas em relação aos seus empregos, planos de aposentadoria, etc. Sociais: grau em que as pessoas sentem que fazem parte daquela empresa, seu envolvimento com as outras pessoas e a organização, seu nível de participação nos eventos promovidos, etc. Auto-Estima e Reconhecimento: percepção dos empregados sobre o reconhecimento recebido e desejado pelo desempenho de suas atividades. Auto-Realização: grau de importância dado pelas pessoas quanto ao orgulho pelo trabalho bem feito, à capacidade de tomar suas próprias decisões; procura conhecer os tipos de necessidades mobilizadoras das pessoas e a intensidade com que atuam.

10 Diagnóstico e Avaliação
Objetivos Básicos: conhecer as pessoas da empresa, seu perfil e potencialidades; sua capacidade de propor soluções e gerar resultados, emprenhar-se na qualidade; conviver com tensões e conflitos; suas expectativas, sua percepção sobre a empresa, e a definição e clareza dos paradigmas que direcionam a forma de se administrar uma empresa.

11 Resultados dos Diagnósticos
Definir a melhor estratégia para trabalhar o comportamento e os sentimentos e percepções das pessoas de sua empresa, buscando uma relação concreta de parceria entre a empresa e seus colaboradores. Sistemas estratégicos: Recompensas; Educação e Treinamento; Comunicação; Desenvolvimento Gerencial


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