A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA PROF: Rodrigo Paiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA PROF: Rodrigo Paiva"— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA PROF: Rodrigo Paiva

2 REABILITAÇÃO AQUÁTICA
É um termo que descreve uma teoria científica, fundamentos médicos e uma série de procedimentos clínicos que fazem uso da imersão em água para restauração da mobilidade física e da atividade fisiológica.

3 pode ser usada nos estados:
ÁGUA Terapeuticamente pode ser usada nos estados: Sólido Gasoso Líquido O H2 ÁGUA

4 PROPRIEDADES FÍSICAS Numerosas respostas fisiológicas no sistema nervoso e músculo esquelético do corpo em imersão são estimuladas pelas propriedades físicas da água e pela atividade física nesse meio (Hidrodinâmica). Princípios físicos: - Densidade e Densidade relativa - Flutuação (Força de empuxo) - Pressão hidrostática - Refração - Viscosidade - Tensão superficial - Temperatura - Turbulencia

5 DENSIDADE Densidade absoluta: Definida por produto da massa por unidade de volume de um corpo (D=m/v); ela é dependente da temperatura. Densidade relativa: Relação da densidade do corpo e a densidade da água. A densidade da água (4º) é 1. Embora o corpo humano seja constituído em sua maior parte de água, a DR do corpo é < que a DR da água ( DR corpo=0,974); A densidade ou gravidade específica é a grandeza que determina se um corpo vai flutuar, proporcional a massa gorda e a massa magra. Cada parte do corpo tem sua densidade: - MMSS menos densos FLUTUAM - MMII mais densos AFUNDAM EX: paciente hipertonico (espasticidade) presente a densidade desta região do corpo aumenta e ele tende a afundar.

6 FLUTUAÇÃO (Força de Empuxo)
Princípio de Archimedes: “Quando o corpo está total ou parcialmente imerso em um fluído, em repouso, ele experimenta uma força (de empuxo) de baixo para cima igual ao volume de fluido deslocado”. Tem ação contraria a gravidade; Relacionado com a densidade relativa: DR >1 afundará, e DR<1 flutuará logo abaixo da superficie da água; A flutuação fornece estímulo sensório motor ao realizar movimento passivo, assistido ou até mesmo resistido.

7 PRESSÃO HIDROSTÁTICA Baseada na lei de Pascal;
Quando um corpo é submerso em meio aquático, as moléculas do líquido exercem uma força sobre todas as áreas do corpo; A densidade do fluido e profundidade de imersão alteram a pressão hidrostática de forma proporcional. Quanto mais denso o fluido maior é a pressão das moléculas sobre o corpo; Quanto mais profundo está o corpo, maior será a pressão sobre o mesmo.

8 PRESSÃO HIDROSTÁTICA Ação da PH sobre o tórax: Promove resistência para musculatura inspiratória; Facilita resposta automática do equilíbrio em suas aquisições estáticas e dinâmicas;

9 GRAVIDADE 90% 75% 50% 15% FLUTUAÇÃO
Nível da água 90% 75% 50% 35% 15% FLUTUAÇÃO

10 REFRAÇÃO É o fenômeno físico causado quando a luz se propaga em meios com densidades diferentes. Devido a refração enxergamos os objetos submersos distorcidos, aproximadamente, 25 a 30% maiores e mais próximos.

11 VISCOSIDADE É a resistência do movimento através de um fluído, causada pela fricção entre as moléculas do fluído; O ar é menos viscoso que a água, portanto há mais resistência ao movimento na piscina que em terra; A viscosidade da água aquecida é menor do que a da água fria.

12 TENSÃO SUPERFICIAL Força de atração entre as moléculas da superfície de um fluido que atua com leve resistência ao movimento; depende da mudança de meio (temperatura); Quanto maior a temperatura, menor a viscosidade e resistência e melhor o movimento do corpo; Em água fria, a degradação das moléculas de água é maior havendo aumento de viscosidade e resistência ao movimento;

13 CAPACIDADE TÉRMICA É a propriedade que um meio possuí de transferir e armazenar calor. A água armazena por mais tempo e conduz o calor mais rápido que o ar permitindo a permanência em temperaturas mais elevadas com mais conforto.

14 TURBULÊNCIA Caracteriza-se por “redemoinhos” que são provocados no fluido quando um corpo está em movimento; Seu grau depende da velocidade do movimento; Utilizado para facilitar o movimento atrás do objeto; ou para resistir na frente do objeto; Favorece as reações de equilíbrio e retificação


Carregar ppt "PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA PROF: Rodrigo Paiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google