A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIDROSTÁTICA Mecânica dos Fluidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIDROSTÁTICA Mecânica dos Fluidos."— Transcrição da apresentação:

1 HIDROSTÁTICA Mecânica dos Fluidos

2 Teoria, seus criadores, sua prática
A Hidrostática tem sua origem nos estudos de Arquimedes(287a.C. – 212 a.C.) sobre a Mecânica dos Fluidos. Você certamente já tomou um refrigerante de canudinho. Já se perguntou por que o líquido sobe pelo canudo? Notou também que, ao mergulhar corpos em líquidos, uns afundam e outros ficam boiando na superfície. Por que será?

3 Fluido Denominamos fluido toda substância que pode fluir, isto é, escoar facilmente. Por isso os líquidos e os gases são chamados fluidos. O estudo dos fluidos em repouso ou movimento é feito pela parte da física chamada Mecânica dos Fluidos. Para fins didáticos a Mecânica dos Fluidos é dividida em: Fluido-estática, estuda os fluidos em repouso e Fluido-dinâmica, estuda os fluidos em movimento. Como o líquido mais utilizado antigamente era a água, cujo prefixo designativo é hidro, utilizam-se também os nomes de Hidrostática para Fluido-estática e Hidrodinâmica para a Fluido-dinâmica.

4 Densidade absoluta ou massa específica.
Denomina-se densidade absoluta ou massa específica de um corpo o quociente entre massa e o volume do corpo. - massa específica ou densidade absoluta m = massa do corpo V = volume do corpo

5 Problemas de Aplicação
A densidade da glicerina é 1,26 g/cm3. Quanto pesam 4 litros de glicerina? Ache a densidade absoluta, em g/cm3, de um corpo de forma cúbica com aresta 10 cm e massa 2kg. A densidade de um corpo é de 1,8 g/cm3 e seu volume é de 10 cm3. determine a massa desse corpo.

6 Fórmula matemática da pressão
A física relaciona essas duas grandezas, força peso e área de superfície, através da grandeza física pressão. Seja a força F que atua perpendicularmente sobre a área S indicada na figura abaixo: F S

7 Denomina-se pressão (p) o quociente entre a intensidade da força F e a área S em que a força se distribui. A unidade de pressão no Sistema Internacional de unidades é o newton por metro quadrado, indicada por N/m2, e denominada pascal

8 Problema de aplicação Um cubo homogêneo de alumínio com 2m de aresta está apoiado sobre uma superfície horizontal. Sabendo-se que a densidade do alumínio é 2,7.103 kg/m3 e g = 10m/s2, qual a pressão exercida pelo bloco sobre a superfície?

9 Pressão de uma coluna de líquido
Consideremos o recipiente da figura, que contém um líquido de densidade absoluta ρ até a altura h, num local onde a aceleração da gravidade é g.

10 O líquido contido no recipiente tem peso P e exerce sobre a base do recipiente uma pressão p, dada por: Essa pressão, devida somente à coluna de líquido, é também chamada pressão hidrostática e pode ser aplicada a um ponto qualquer do recipiente.

11 Observações: Se tivermos, por exemplo, dois líquidos não miscíveis dentro de um mesmo recipiente, a pressão no fundo será a soma das pressões parciais que cada líquido exercerá individualmente:


Carregar ppt "HIDROSTÁTICA Mecânica dos Fluidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google