A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Graduação em Enfermagem Componentes: Gabriela Regina dos Santos Oliveira Lorena Lobo Leite Bhering Barra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Graduação em Enfermagem Componentes: Gabriela Regina dos Santos Oliveira Lorena Lobo Leite Bhering Barra."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Graduação em Enfermagem Componentes: Gabriela Regina dos Santos Oliveira Lorena Lobo Leite Bhering Barra Luanna Carolina Alves Luiza Marques Fernandes Paula Dolabela Santos Rodrigues Paula Esteves Astolfi Raíssa Carvalho Pereira Rosimere Vieira Souza Thaís Bebiana de Almeida Lima Vanessa Cagnoni Parma de Melo Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas Março 2010

2 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas INTRODUÇÃO “ Safo era uma poetista que viveu na ilha de Lesbos, Grécia, por volta de 640 a.C., que escrevia sobre o amor entres mulheres. Em referência a ela, as mulheres que amam mulheres são chamadas de lésbicas.” (Livreto especial para lésbicas e mulheres bissexuais - Ministério da Saúde)

3 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas Objetivo Conhecer a realidade de saúde visando as necessidades e especificidades das mulheres lésbicas. Justificativa Através desse conhecimento será possível proporcionar um melhor atendimento a essas mulheres que se encontram em uma situação de exclusão social e que precisam de cuidados específicos.

4 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas METODOLOGIA Trata-se de um trabalho sobre a saúde da mulher em situação de exclusão social com enfoque no grupo de mulheres lésbicas. O trabalho foi realizado por alunas do 5° período do curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Coração Eucarístico. Foram feitas 2 reuniões para a discussão do tema e a junção das pesquisas encontradas. As pesquisas foram encontradas no Google (www.google.com.br).

5 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas HOMOFOBIA  Ódio, aversão ou discriminação de uma pessoa contra homossexuais.  É um neologismo; combinando a palavra grega phobos (“fobia”) com o prefixo homo, como remissão à palavra “homossexual”.  80 países consideram a homossexualidade ilegal, e em 4 deles (Irã, Mauritânia, Arábia Saudita, Sudão) e em algumas partes da Nigéria e da Somália, atos considerados homossexuais são punidos com a morte.

6 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas  Constituição Federal Brasileira : (art. 3º,IV) “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação”.  Em alguns estados,já existem leis aprovadas com o objetivo de punir práticas discriminatórias e o preconceito contra lésbicas.

7 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas MULHERES LÉSBICAS E OS SERVIÇOS DE SAÚDE O reconhecimento da população lésbica e bissexual como sujeito de direitos a cuidados diferenciados em saúde estimula, mundialmente, a busca pelas particularidades no atendimento médico dessas mulheres. Muitas mulheres deste grupo não tomam cuidados ginecológicos básicos. É observado uma falta de conhecimento das mulheres lésbicas sobre como são seus órgãos genitais internos.

8 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas As lésbicas geralmente se afastam do serviço de saúde devido: - a discriminação durante o atendimento; - a dificuldade de assumir a homo ou bissexualidade para o profissional de saúde; - ao profissional de saúde deixar, muitas vezes, de considerar a diversidade sexual da paciente;

9 Saúde da Mulher em Situação de Exclusão Social: Lésbicas O Ministério da Saúde nos últimos anos vem dando atenção especial para a população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBT), dando apoio a projetos nas áreas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), disponibilizando assessoria jurídica e fortalecimento de redes, desenvolvendo campanhas de comunicação e ações para visibilidade da população GLBT como estratégia de promoção da saúde e promovendo a participação do movimento GLBT em instâncias consultivas.

10 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas INDICADORES SÓCIO-DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE Em Belo Horizonte, segundo a Associação Lésbica de Minas, 3% das mulheres são homossexuais (lésbicas), enquanto as bissexuais representam 1,5%.

11 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas OBS: Muitos homossexuais percebem-se desde muito cedo que as suas paixões e interesses estão direcionados para membros do mesmo sexo. Outros não descobrem (até mais tarde nas suas vidas) o que é que os seus sentimentos querem dizer. Muitos destes encontram-se até em relação heterossexuais, casados e com filhos. Por estas razões é muito difícil determinar quantos homossexuais existem. Mas está estimado que entre 5 a 10% da população é homossexual assumida ou tem sentimentos homossexuais aos quais não corresponde devido à pressão social.

12 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas As principais doenças adquiridas pelas lésbicas são:  DSTs: - Vaginose bacteriana; - Herpes genital; - Gonorréia; - Sífilis; - HPV; - AIDS  Cancêr de mama e de colo do útero A população de lésbicas também apresenta maior porcentagem: - Tabagismo - Consumo de álcool - Sobrepeso

13 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas LIVRETO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE: Chegou a hora de cuidar da saúde O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde, lançou o livreto “Chegou a hora de cuidar da saúde” com informações básicas para mulheres lésbicas. Parceria entre a Área Técnica de Saúde da Mulher e os Programas Nacionais de Hepatites Virais e DST/Aids. Com participação de representantes do Movimento de Lésbicas.

14 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas Objetivos do livreto: - Fazer com que as mulheres lésbicas tenham mais cuidado com a saúde e com suas parceiras. - Derrubar o mito de que mulheres que se relacionam sexualmente com outras mulheres não correm o risco de infecção DSTs. - Despertar a atenção das mulheres para a importância dos exames periódicos. - Dar visibilidade a esse grupo diante da sociedade - Sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde para a assistência de mulheres homo ou bissexuais.

15 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas Temas abordados: Direitos humanos: - Violência - Discriminação Saúde: - Alimentação - Anticoncepção de emergência - Menopausa Sexualidade O Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher recebe denúncias, orienta e encaminha casos de violência; serviço público e gratuito e funciona de segunda a sexta, das 7h00 às 18h40min.

16 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas ALEM (Associação Lésbicas de Minas) A Associação Lésbica de Minas tem um comprometimento com as políticas de Direitos Humanos. É referência na luta contra o preconceito, discriminação dirigida as lésbicas e bissexuais femininas e ao combate a toda forma de violência contra mulher.

17 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas

18 RESULTADOS Os dados apresentados no trabalho evidenciam que, a população de lésbicas apresenta maior porcentagem de DSTs, câncer de mama e de colo de útero, tabagismo, consumo de álcool, sobrepeso, além de realizarem menos exames preventivos. O principal motivo para isso seria a baixa auto-estima – gerada pelos preconceitos e repressão social sofridos – já que quem não se gosta costuma se cuidar menos.

19 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas CONSIDERAÇÕES FINAIS  A população lésbica necessita de uma política de saúde específica que proteja seus direitos e crie condições de exercê-los com autonomia e responsabilidade.  Os profissionais de saúde devem garantir a qualidade do atendimento e o aumento da prevenção e da eficácia do tratamento das doenças mais frequentes, garantindo um acesso igualitário e humanizado, independentemente da orientação sexual das usuárias.

20 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas CONSIDERAÇÕES FINAIS  Desta forma estaremos contribuindo para a construção de uma democracia sem quaisquer formas de discriminação, além de cumprir com os princípios de integralidade, igualdade e equidade da assistência em saúde do SUS.

21 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas REFERÊNCIAS Lésbicas reivindicam mudanças na atenção à saúde. Midiaciencia, Campinas, 2006. Disponível em: http://www.labjor.unicamp.br/midiaciencia/article.php3?id_article=323&var_recherche=les bicas. Acesso em: 01 mar. 2010. http://www.labjor.unicamp.br/midiaciencia/article.php3?id_article=323&var_recherche=les bicas Chegou a Hora de Cuidar da Saúde, Um Livreto Especial para Lésbicas e Mulheres Bissexuais. Ministério da Saúde, Editora MS, Brasília, 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0126_FL.pdf. Acesso em: 28 fev. 2010. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0126_FL.pdf Feira LGBT teve palestra sobre saúde lésbica. Dri Quedas, São Paulo, 2009. Disponível em: http://dykerama.uol.com.br/src/?mI=5&cID=23&iID=2540&nome=Feira_LGBT_teve_pale stra_sobre_sa%FAde_l%E9sbica. Acesso em: 01 mar. 2010. http://dykerama.uol.com.br/src/?mI=5&cID=23&iID=2540&nome=Feira_LGBT_teve_pale stra_sobre_sa%FAde_l%E9sbica Associação Lésbica de Minas. Disponível em: http://www.alem.org.br/. Acesso em: 28 fev. 2010.http://www.alem.org.br/ Homofobia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofobia. Acesso em: 01 mar. 2010.http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofobia

22 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas REFERÊNCIAS Homofobia: factos sobre a homossexualidade. Causas e Conseqüências. Disponível em: http://homofobia.com.sapo.pt/quantos.html. Acesso em: 03 mar. 2010.http://homofobia.com.sapo.pt/quantos.html Saúde da população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Texto de difusão técnico-científica do Ministério de Saúde. Revista de Saúde Pública, Brasília, 42(3), p.570-3, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v42n3/itms.pdf. Acesso em: 03 mar. 2010.http://www.scielo.br/pdf/rsp/v42n3/itms.pdf Portal da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24282. Acesso em: 28 fev. 2010. http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24282 SOUSA, Patrícia Juliana de et al. Humanização no acolhimento de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais na atenção básica: Reflexões bioéticas para enfermagem. p. 310-312. Disponível em: http://www.abeneventos.com.br/SENABS/cd_anais/pdf/id141r0.pdf. Acesso em: 01 mar. 2010. http://www.abeneventos.com.br/SENABS/cd_anais/pdf/id141r0.pdf

23 Saúde das Mulheres em Situação de Exclusão Social: Lésbicas “Todas as pessoas tem direito à liberdade, ao respeito, à dignidade e a livre expressão da orientação sexual.”


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Graduação em Enfermagem Componentes: Gabriela Regina dos Santos Oliveira Lorena Lobo Leite Bhering Barra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google