A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: 1527 - Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: 1527 - Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO."— Transcrição da apresentação:

1 CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: 1527 - Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO DA VINCI Ressurgimento cultural, filosófico, científico e artístico da cultura clássica greco-romana; IMPRENSA (sua criação possibilitou a divulgação dos novos ideais por toda a Europa); CRESCIMENTO GRADATIVO DA BURGUESIA COMERCIAL; ANTROPOCENTRISMO (Homem como "a medida de todas as coisas“).

2 CLASSICISMO (XVI) CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS RACIONALISMO – Predomínio da razão sobre os sentimentos; USO DA MITOLOGIA – Deuses e Musas como inspiração artística; NEOPLATONISMO – Busca do amor platônico, elevado, espiritual; CLAREZA E OBJETIVIDADE – Uso de linguagem sóbria, simples e precisa; IDEAL ÉTICO/ESTÉTICO – Culto da beleza e da perfeição. EMPREGO DA MEDIDA NOVA – Versos decassílabos (10 sílabas); SONETO – Poema composto por 2 quartetos iniciais e 2 tercetos finais. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperança; Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem, se algum houve, as saudades. O tempo cobre o chão de verde manto, Que já coberto foi de neve fria, E enfim converte em choro o doce canto. E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudança faz de mor espanto: Que não se muda já como soía. Camões

3 CLASSICISMO (XVI) CAMÕES – POESIA LÍRICA FORMAS MEDIEVAIS REDONDILHOS – Poemas líricos que possuíam 5 sílabas poéticas (redondilho menor) ou 7 sílabas poéticas (redondilho maior). FORMA RENASCENTISTA Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é um cuidar que ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? SONETO – Com estrofes de quatro e três versos. TEMAS PRINCIPAIS O AMOR – Platônico e contraditório; DESCONCERTO DO MUNDO; PASSAGEM INEXORÁVEL DO TEMPO. ESTILOS LITERÁRIOS CLÁSSICO: Harmonia e equilíbrio do homem no mundo; MANEIRISTA: Indecisão, inquietação e confusão sobre a vida e a existência. Luís de Camões. Rimas


Carregar ppt "CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: 1527 - Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google