A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saída de campo: Descobrir o pirilampo “mágico” Autor/escola:_____________________________________________________ Nível de escolaridade a que se destina:_____________.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saída de campo: Descobrir o pirilampo “mágico” Autor/escola:_____________________________________________________ Nível de escolaridade a que se destina:_____________."— Transcrição da apresentação:

1 Saída de campo: Descobrir o pirilampo “mágico” Autor/escola:_____________________________________________________ Nível de escolaridade a que se destina:_____________ PARAGEM N.º 1 - Jardim da Escola Secundária de Vagos [Descrição sumária da paragem ] [FOTOS LEGENDADAS e/ ou esquemas dos ELEMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS] da paragem. No jardim, podemos observar alguns núcleos de uma das nossas orquídeas selvagens (Figura 2) [Termos ou Conceitos a mobilizar] [Atividades a desenvolver/ Questões- enquadramento da área disciplinar ou não disciplinar envolvida] Fotografar, medir, contar o número de indivíduos presentes nos núcleos do “jardim sul” [Outros possíveis tópicos de discussão] [Materiais e equipamentos necessários *] Zona a visitar: breve descrição da zona e localização Caracterização sumária da zona a visitar justificando o potencial da mesma enquanto destino da saída de campo. Os pontos assinalados na figura 1 serão os locais que pretendem explorar. Enquadramento Didático e curricular da proposta: Disciplina(s) e eventualmente áreas Curriculares Não Disciplinares Unidades programáticas das disciplinas e eventualmente de áreas não disciplinares. Objetivos gerais/específicos e/ou competências a desenvolver Questões orientadoras: Como aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaa. Aaaaaaaaaaa? Aaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaa aaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaa aaaaaaaaaaaaaa a aaaaaaaaaaaaaaa a a a ? Atividades prévias: referência sumária Previsão de calendarização: (incluir recomendações se fizer sentido fazê-las) Comportamentos a adoptar pelos alunos: -Lixo -Barulho -Recolha de animais e plantas Duração da saída de campo: X horas... De preferência durante a manhã / tarde; época do ano... Produtos a apresentar para a avaliação: indicar o ou os tipos de produtos a elaborar pelos alunos; formato, trabalho individual ou grupo, prazo de entrega,... (referência sumária) Avaliação: Indicar o que vão avaliar, quando e o tipo de instrumentos vão usar. Tarefa para alunos que não vão à visita: Os alunos que não participarem, devem.... Fontes usadas/ programas informáticos utilizados: Indicar bibliografia ou sites consultados; os programas informáticos utilizados para produzir este trabalho. Exemplo: Livros 1 autor Barbosa, B. (1981)- Carta Geológica de Portugal na Escala de 1/50 000 e Notícia Explicativa da Folha 16-C VAGOS. Serviços Geológicos de Portugal. Lisboa; 2 ou mais autores Cachapuz, A. Praia, J.,& Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em ciência e Ensino das ciências. Lisboa: Ed. Afrontamento Capítulos de livros 1 autor Leite, L. (2001), Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino das ciências, in Cadernos didácticos de ciências; org. Helena Valdeira Caetano, Maria Graça Santos. - 2v. (Cadernos didácticos; 1), 79-97; 2 ou mais autores Bernardes, C. Baptista, P. (2011)- Evolução Recente da Barreira Arenosa de Aveiro, in Actas das Jornadas da Ria de Aveiro, Universidade de Aveiro. Aveiro; Artigos de revistas 1 Marquez, A. (2005). El Jardín Botânico como Recurso Didáctico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Vol. 2, 209-217; Referências retiradas da Internet Oliveira, D. (2006), Compreender e proteger as dunas: uma abordagem no 1º ciclo do E.B, Dissertação de Mestrado (on-line), Universidade de Aveiro (http://hdl.handle.net/10773/4704)(consultado na Internet em 21 de Fevereiro de 2002). Fig.1 Localização da área a visitar PARAGEM N.º 3 – Rio Boco [Descrição sumária da paragem] [FOTO PANORÂMICA] [FOTOS LEGENDADAS DAS ELEMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS]-TRABALHADO [Termos ou Conceitos a mobilizar] [Atividades a desenvolver/ Questões- enquadramento da área disciplinar ou não disciplinar envolvida] [Outros possíveis tópicos de discussão] [Materiais e equipamentos necessários *] PARAGEM N.º 2 – Cais do Moliço [FOTOS LEGENDADAS DAS ELEMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS]-TRABALHADO [Termos ou Conceitos a mobilizar] [Atividades a desenvolver/ Questões- enquadramento da área disciplinar ou não disciplinar envolvida] Observar a Águia Sapeira (Cyrcus aeroginosus) [Outros possíveis tópicos de discussão] [Materiais e equipamentos necessários *] Binóculos, Folheto com imagem das aves.... PARAGEM Nº 4 – Quinta do Ega [Descrição sumária da paragem] [FOTO PANORÂMICA] [FOTOS LEGENDADAS DAS ELEMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS]-TRABALHADO [Termos ou Conceitos a mobilizar] [Atividades a desenvolver/ Questões- enquadramento da área disciplinar ou não disciplinar envolvida] [Outros possíveis tópicos de discussão] [Materiais e equipamentos necessários *] 1 2 3 4 Fig 4 Rio Boco – Ponte em Ouca Fig.3 Cais do moliceiros Fig.5 Quinta do Ega Fig 2 Serapias parviflora


Carregar ppt "Saída de campo: Descobrir o pirilampo “mágico” Autor/escola:_____________________________________________________ Nível de escolaridade a que se destina:_____________."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google