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Paraty e Saco do Mamanguá
Projeto Elaborado pelos professores: Profa. Fabiane Trevizan – Biologia Prof. Eduardo Barbosa - Geografia
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Saco do Paraty Mamanguá Público Alvo:
Alunos do 1º e 2ºs anos do Ensino Médio Patrimônio Histórico Nacional, tombada pelo Iphan em 1958 Berçário marinho e reduto tradicional de caiçaras
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Uma Ria não um Fiorde Um pequeno vale inundado pela elevação do nível do mar
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Informações Período: 23 a 26 de setembro
Disciplinas envolvidas: biologia, história, geografia e língua portuguesa Avaliação: participação nas atividades, pesquisa, relatório final – nota de avaliação mensal
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Divisão dos Grupos Estudo de campo (in loco) – mínimo 4, máximo 5 alunos. Pesquisa bibliográfica (ex loco) – 4 alunos.
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Atividades desenvolvidas.
Visita guiada ao Centro Histórico de Paraty com identificação da história e arquitetura colonial Palestra com Junior Remeck – Expedição Amyr Klink Visita ao Saco do Mamanguá para observação e caracterização dos ecossistemas locais, ecologia e artesanato. Saída de escuna com foco em biologia marinha
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Estudo in loco (Estudo de Campo)
1) Diário de Bordo. 2) Geoestenograma. 3) Coleta de informações com a população local. 4) Visita guiada ao Centro Histórico de Paraty - confronto de informações. 5) Observação e caracterização do Bioma e comunidade local. 6) Observação e caracterização do Manguezal. 7) Identificação de Material Biológico no Costão Rochoso. 8) Palestra – expedição Amyr Klink. 9) Desenho Científico (arquitetura local e de material biológico).
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Estudo de campo 1) Diário de Bordo
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Estudo de Campo 2) Geoestenograma
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Estudo de campo 3) Coleta de Informações – Mapa
Observação da arquitetura local e identificação das características do período colonial;
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Estudo de campo 4) Visita guiada ao Centro Histórico
Confronto de informações
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Estudo de campo 5) Observação e caracterização do Bioma e comunidade local Ecossistemas da Mata Atlântica Projetos sócio-ambientais • Proteção do berçário marinho • Uso sustentável dos recursos naturais
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Estudo de campo 5) Observação e caracterização do Bioma e comunidade local. Caracterização da comunidade: Caiçara, Quilombola e Indígena e das atividades desenvolvidas na região; Entrevistas com moradores.
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Estudo de campo 6) Observação e caracterização do Manguezal.
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Estudo de campo . 7) Identificação de Material Biológico no Costão Rochoso.
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Estudo de campo 8) Palestra – expedição Amyr Klink. Vídeos:
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Estudo de campo 9) Desenho Científico (arquitetura local e de material biológico).
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Avaliação do Estudo in loco
1 – Organização 2 – Cumprimento das Tarefas Diárias 3 – Trabalho Final
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Relatório Final – in loco
Capa – nome dos integrantes, escola, data e nome do trabalho. Índice Introdução – descrição breve da região (fazer pesquisa bibliográfica) Objetivos - o que se pretende com este trabalho?
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Resultados – apresentar os registros escritos, fotográficos, a identificação e descrição das espécies observadas e caracterização dos ambientes. Pode-se dividir os resultados em tópicos para uma melhor compreensão. Ex: Geoestenograma. Resultado da Coleta de informações históricas e geográficas com a população de Paraty. Resultado da visita guiada ao Centro Histórico de Paraty e confronto das informações, com discussão e conclusão. Resultados das observações e caracterização do Bioma e da comunidade local no Saco do Mamanguá (incluir a entrevista com a comunidade). Resultado das observações e caracterização do Manguezal. Resultado da identificação de Material Biológico no Costão Rochoso. Relato da Palestra – expedição Amyr Klink. Desenho Científico (arquitetura local e de material biológico).
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Discussão – realizar uma análise crítica dos dados encontrados.
Conclusão – o que seu grupo pôde concluir com todo esse levantamento? Faça relações entre as informações achadas, sugestões e observações. Bibliografia- citar segundo normas da ABNT todas as fontes bibliográficas pesquisadas.
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Estudo ex loco (pesquisa bibliográfica)
1) Localização (mapa) e caracterização da Região – histórica, geográfica, geológica, arquitetônica, econômica, social (Paraty e Saco do Mamanguá). 2) Caracterização do Percurso. 3) Caracterização dos Biomas (mata atlântica da região, mangues da região e costão rochoso). 4) Levantamento bibliográfico sobre vida e obras de Amyr Klink.
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Projeto Final Seleção dos melhores trabalhos para produção de uma revista eletrônica.
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