A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
PCNPs – Maria José e Marcos

2 Língua Portuguesa nas escolas prioritárias

3 Objetivos: Discutir possibilidades de intervenções pedagógicas para que os alunos melhorem seu desempenho. Elaborar atividades com foco no desenvolvimento das habilidades em que são notadas maiores fragilidades no processo de aprendizagem.

4 Organização do trabalho pedagógico
a. Características de quem ensina e de quem aprende b. Abordagens Metodológicas c. Recursos Didáticos

5 Consequências NEGATIVAS e POSITIVAS
para a aprendizagem Aprender é confrontar representações próprias e incorporar novas sobre algum tema, valor ou habilidade.

6 Usar estratégias de metacognição (aprender a aprender).
Usar multidimensionalidade de informações e linguagens.

7 Incentivar a responsabilidade por seus sucessos (metacognição).
Gerar situações de autonomia e controle sobre a atividade a ser realizada.

8 Dar continuidade para incentivar a independência, a responsabilidade e habilidades de autorregulação e controle.

9 Não há um estilo de aprendizagem superior a outro; não existe uma “melhor maneira para aprender”.

10 Paulo Freire – Uso dos significados culturais dos educandos como ponto de partida da aprendizagem significativa.

11 As pessoas são capazes Definir e Descrever Listar e Explicar Passivo
As pessoas se recordam As pessoas são capazes Ler Ouvir Ver imagens e vídeos Assistir a demonstrações Expor ideias verbalmente Realizar atividades colaborativas Simular ou modelar uma experiência real Definir e Descrever Listar e Explicar 10% do que leem Passivo Demonstrar Aplicar Praticar 20% do que ouvem 30% do que veem Analisar Projetar Criar 50% do que veem e ouvem Avaliar Argumentar Julgar 70% do que dizem Ativo 90% do dizem e fazem Edgar Dale (1969) 11

12 CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DESCRITORAS
GRUPO I – HABILIDADES PARA OBSERVAR        Envolve essencialmente competências responsáveis pela reprodução de conhecimentos já construídos para o reconhecimento de fatos ou de representações de problemas comuns. VERBOS do grupo I: observar – identificar – reconhecer – indicar – apontar – descrever – discriminar – constatar – representar graficamente e representar quantidades.

13 GRUPO II – HABILIDADES PARA REALIZAR
       Apóia-se nas habilidades do Grupo I, mas incorpora qualidades diferentes de operações mentais, pois envolve competências responsáveis por realizar transformações e não simples correspondências dos esquemas de assimilação às propriedades dos objetos de conhecimento. VERBOS do Grupo II: Classificar – seriar – ordenar – conservar – compor e decompor – fazer antecipações – calcular por estimativa – medir.

14 GRUPO III – HABILIDADES PARA COMPREENDER
       No Grupo II, encontram-se ações e operações mentais mais complexas, reflexivas e abstratas que envolvem a utilização de raciocínio hipotético dedutivo. Essas habilidades tornam possível a aplicação de conhecimentos construídos em situações diferentes e a resolução de problemas inéditos. VERBOS do Grupo III: Analisar – aplicar relações ou conhecimentos, fatos e princípios – avaliar – criticar – analisar e julgar – explicar causas e efeitos – apresentar conclusões – levantar suposições – fazer prognósticos – fazer generalizações indutivas e construtivas – justificar.

15 6ª série do Ensino Fundamental
Matriz de Referência para Avaliação do Saresp Língua Portuguesa 6ª série do Ensino Fundamental

16

17

18

19

20 Matriz de Referência para Avaliação do Saresp
Língua Portuguesa 3º série do Ensino Médio

21

22 Videoclipe da música do grupo Legião Urbana, produzido especialmente como propaganda comemorativa da empresa Vivo em 2010, disponível em Qual a intenção dos criadores do videoclipe ao relacionar os produtos da operadora com a música Eduardo e Mônica? H23 (p. 55 das Matrizes de referência)

23 OFICINA 1 IDENTIFIQUE QUAL HABILIDADE TEVE A MENOR PORCENTAGEM DE ACERTOS

24 OFICINA 1 OBSERVE A DESCRIÇÃO DA HABILIDADE NO RELATÓRIO PEDAGÓGICO E/OU MATRIZ DE REFERÊNCIA.

25 OFICINA 1 ELABORE UMA ATIVIDADE PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DA HABILIDADE QUE VOCÊ IDENTIFICOU COM O MENOR NÚMERO DE ACERTOS.

26 Relatório reflexivo -relato crítico do trabalho realizado -competências desenvolvidas e contribuição para a aprendizagem dos alunos -avaliação global das atividades desenvolvidas

27 Relatório reflexivo -Identificação(escola,nome do professor nºde alunos) -Introdução -Percurso (descrição do trabalho desenvolvido) -Materiais utilizados -Conclusão Obs.: Entrega – 28 de setembro de 2012


Carregar ppt "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google