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Prof. Esp. Pedro Valentim
Lógica 8º ano Prof. Esp. Pedro Valentim
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O que é lógica-matemática
Trata do raciocínio dedutivo e indutivo, número e relacionamento. Envolve a habilidade de reconhecer padrões, trabalhar com formas geométricas e fazer relacionamento entre segmentos de informação. Ela é normalmente associada a competência em desenvolver raciocínios dedutivos, em construir ou acompanhar cadeias casuais, em vislumbrar soluções para problemas, em lidar com números ou outros objetos matemáticos, envolvendo cálculos, transformações, etc.
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Contextualizando Você esta viajando e o pneu do caro fura.
Descreva todos os passos necessários desde a parada do carro, até a troca completa do pneu.
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Conclusão!!! Utilizamos o raciocínio logico para responder questões como essa!!
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Observação A lógica NÃO procura dizer como as pessoas raciocinam
Ela estuda se a conclusão sobre determinadas afirmações ou situações é: Uma consequência daquilo que sabemos Esta adequada as informações disponíveis Pode ser afirmada a partir da informação que se tem
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Exemplo Se o ônibus atrasar e não houver carona, o professor Pedro chega mais tarde. O professor Pedro não chegou tarde, mas o ônibus atrasou. Logo, ele pegou carona.
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Exemplo 2 Se está chovendo e a aluna Ana não tiver um guarda-chuva, ela vai se molhar. A Ana não está molhada, mas está chovendo. Logo, tem um guarda-chuva com ela
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Argumento lógico Encadeamento de conceitos é chamado ARGUMENTO.
SE EU ESTUDAR, APRENDEREI EU ESTUDEI PREMISSAS LOGO, EU APRENDI CONCLUSÃO
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Inferências lógicas Válida Não Válida Validade de um Argumento:
Quando as premissas são consideradas provas evidentes da verdade da conclusão, o argumento é considerado válido; Caso contrário, não é válido. Exemplos (verificar se é válido ou não): Válida Não Válida
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Tipos de inferência Indução Dedução
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Tipos de inferência Dedutiva:
Premissas fornecem uma prova conclusiva da veracidade da conclusão. Afirma que a verdade de uma conclusão é uma consequência lógica das premissas que a antecedem. Indutiva: As premissas fornecem indicações da veracidade da conclusão (possibilidade, probabilidade). Obtém conclusões baseada em observações ou experiências.
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Tipos de inferência
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Tipos de inferência Na dedução a conclusão é consequência obrigatória das premissas
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Tipos de inferência Na indução a conclusão é consequência esperada das premissas.
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Vamos praticar!!! Classifique como sendo Dedutivo ou Indutivo.
Crie um argumento dedutivo, e outro indutivo.
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Capitulo I – Lógica recreativa
Assim como em um jogo de xadrez, a logica recreativa tem seu próprio e curioso encanto. Ela combina a estrutura matemática com o entretenimento, que produz a resolução de um dado problema, tornando, dessa maneira, a matemática fascinante. Você já se envolveu em alguma atividade que necessitava apenas de raciocínio lógico para ser resolvida? Vamos começar??
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Exercício 1 (só pra esquentar)
Qual o número que completa a série? Para resolver o desafio descubra as regras das questões resolvidas. 3 + 1 = 12 4 + 7 = 44 6 + 2 = 48 7 + 3 = 70 8 + 4 = 96 9 + 5 = ??
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Exercício 2 Oi???? Isso é possível????
“antes de ontem, eu tinha 5 anos, mas já vou fazer 8 anos no ano seguinte” Ao conversar com um novo vizinho, Rodrigo quis fazer um enigma sobre a sua idade e falou a seguinte frase: Oi???? Isso é possível????
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Exercício 3 Em um laboratório de alta tecnologia, bactérias são cultivadas em um vidro. Os cientistas ficaram preocupados com o espaço, pois, a cada minuto, uma bactéria se divide em duas. Se o tubo ficou cheio em três horas, em que tempo estava pela metade. a. 1 h 45 min b. 2 h 15 min c. 2 h 30 min d. 2 h 45 min e. 2 h 59 min
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Exercício 4 O filho do pai de uma pessoa esta falando com o pai do filho desta pessoa. É importante ressaltar que esta pessoa não esta participando da conversa. Isso é possível? Será possível se essa pessoa for uma mulher! Vejamos a estrutura lógica
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Exercício 4
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Exercício 5 Na tabela seguinte, preencha os dígitos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 sem repeti-los. De modo que a soma dos elementos de qualquer linha, coluna ou diagonal seja igual a 15.
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Exercício 5 Vamos lá!!! 4 3 8 9 5 1 2 7 6
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Exercício 6 Isabela e Cristina estavam em um acampamento com um grupo de amigos. Ao voltarem de um passeio pela floresta, viram que tinha acontecido uma pequena explosão no acampamento. Restaram-lhe apenas duas tabuas com 3,9 m de comprimento cada. Elas precisam atravessar um rio com 4 metros de largura que faz uma curva de 90 graus para poder chegar ao posto médico e ajudar seus colegas que machucaram no acidente. Como elas poderiam atravessar esse rio?
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Exercício 6 - Resolução
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Tudo na vida, Tem lógica, Significa dizer, Que tudo tem um... Padrão!!
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