A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

{ Aprender a fotografar Conceitos básicos. Os ajustes Abertura, Velocidade e ISSO controlam a exposição da imagem. A exposição de uma foto determina quão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "{ Aprender a fotografar Conceitos básicos. Os ajustes Abertura, Velocidade e ISSO controlam a exposição da imagem. A exposição de uma foto determina quão."— Transcrição da apresentação:

1 { Aprender a fotografar Conceitos básicos

2 Os ajustes Abertura, Velocidade e ISSO controlam a exposição da imagem. A exposição de uma foto determina quão clara ou escura a imagem obtida ficou em relação ao resultado esperado. Se uma foto ficou muito escura dizemos que ela está sub-exposta. Se ela ficou muito clara dizemos que ela está sobre-exposta. Se não ficou nem muito clara, nem muito escura dizemos que ela está corretamente exposta. O que é e como controlar a exposição de uma fotografia: corretamente exposta sub-expostasobre-exposta

3 A abertura do diafragma, como controlar a abertura: Quanto maior o orifício, mais luz entra pela lente e, portanto mais clara fica a imagem.

4 Além de afetar a exposição, a Abertura também produz outro efeito na imagem, conhecido como Profundidade de Campo, Devido a complexidade deste assunto ele merece um artigo dedicado. Por hora basta saber que profundidade de campo é a região da imagem que apresenta uma nitidez aceitável. Essa região se estende a certa distância para frente e para trás do ponto utilizado para focar a imagem. O tamanho dessa região depende entre outras coisas da abertura da lente. Quanto menor a abertura da lente, maior será a Profundidade de Campo. Abertura f/4 - pequena profundidade de campo. Abertura f/22 - grande profundidade de campo.

5 Tempo de exposição ou velocidade e os seus efeitos na fotografia: O obturador é como uma janela que se abre por um determinado tempo para permitir que a luz entre na câmera. Quanto mais tempo ele ficar aberto, mais luz entrará na câmera, deixando a imagem mais clara. Alta Velocidade ⇒ Baixo Tempo de Exposição Baixa Velocidade ⇒ Alto Tempo de Exposição Quanto mais rápido o elemento da imagem estiver se movendo, menor será o tempo de exposição necessário para "congelar" este movimento. Isto é, precisaremos de uma maior velocidade do obturador para que ele não perca nitidez devido ao seu movimento. Boneco em queda - tempo de exposição = 1/125 seg. Note a existência de "Motion Blur". Boneco em queda - tempo de exposição = 1/8000 seg. Imagem congelada sem "Motion Blur".

6 O papel e as consequências do ISSO: Nas câmeras digitais, ISO também representa de certa forma, a sensibilidade do sensor à luz, mas com uma grande vantagem sobre as câmeras de filmes: O ISO do sensor pode ser alterado eletronicamente. Isso possibilita que este parâmetro possa ser alterado para cada foto, se for necessário.

7 Diferentemente da velocidade e da abertura, o ISO não altera a quantidade da luz que entra na câmera, mas como o sensor reage como uma determinada quantidade de luz. Para valores maiores de ISO, o sensor fica mais sensível e para valores menores fica menos sensível. Quando dizemos que o sensor ficou mais sensível significa que com a mesma quantidade de luz atingindo o sensor, a imagem fica mais clara. Cartão Cinza fotografado com ISO 100Cartão Cinza fotografado com ISO 6400

8 Balanço de branco e temperatura de cor: Um dos ajustes de mais difícil compreensão para os iniciantes em fotografia é o do balanço de brancos. Apesar de basilar na técnica fotográfica, este conceito gera frequentemente muita confusão. Para compreendermos o balanço de brancos (white balance) em fotografia primeiro há que entender o conceito de temperatura de cor, já que os dois estão directamente relacionados. Para que a câmara possa reproduzir cores neutras e fieis àvisão do olho humano, precisa de adaptar a sua “visão” de forma a compensar essas diferenças na temperatura do espectro de luz que possam existir, é aí que entra o balanço de brancos. Balanço de brancos definido para cerca de 3000K Balanço de brancos definido para cerca de 7000K Balanço de brancos correctamente definido para a cena em questão, 5000K

9 A profundidade de campo é gama de distâncias em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável. A profundidade de campo depende dos tipos de câmeras, aberturas e distância, apesar de também ser influenciada pelo tamanho da impressão e pela distância de visualização da imagem. Essa seção foi pensada para ajudar a melhorar a compreensão intuitiva e técnica de profundidade de campo aplicada na fotografia. Foco e profundidade de campo: Como controlar a profundidade de campo?

10 Distância focal (zoom) A distância focal é, junto com a abertura do diafragma, uma das mais importantes características de uma objetiva. É a partir dela que o usuário (como fotógrafo ou profissionais que utilizem um microscópio óptico) define, por exemplo, a maior ou menor aproximação de uma imagem, ou ainda escolhe o campo de visão que deseja trabalhar. A distância focal de uma objetiva é determinada a partir dos pontos nodais até dos focais, ou seja, é a distância, em milímetros, entre o ponto de convergência da luz até o ponto - sensor ou filme em máquinas fotográficas e filmadoras - onde a imagem focalizada será projetada.

11 Webgrafia: http://www.photus.com.br/tutoriais/como-controlar-a-exposicao-fotografia https://www.zaask.pt/blog/o-balanco-de-brancos-e-temperatura-de-cor/ http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutoriais/depth-of-field.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_focal


Carregar ppt "{ Aprender a fotografar Conceitos básicos. Os ajustes Abertura, Velocidade e ISSO controlam a exposição da imagem. A exposição de uma foto determina quão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google