A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOVOS CATECISMOS. Novo contexto sócio-cultural e religioso a difusão e crescimento da indiferença religiosa e do fenómeno da descrença A crise do processo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOVOS CATECISMOS. Novo contexto sócio-cultural e religioso a difusão e crescimento da indiferença religiosa e do fenómeno da descrença A crise do processo."— Transcrição da apresentação:

1 NOVOS CATECISMOS

2 Novo contexto sócio-cultural e religioso a difusão e crescimento da indiferença religiosa e do fenómeno da descrença A crise do processo de iniciação cristã

3 Novo contexto A crise de credibilidade da Igreja, sobretudo da sua dimensão institucional O divórcio entre a fé a vida e entre a fé e a cultura,

4 Novo contexto Parece verificar-se menos abertura à fé O modelo tradicional da comunicação da fé foi posto em causa no seio de uma sociedade pluralista, pluricultural, plurireligiosa racionalista e secularizada.

5 Novo contexto a sociedade tornou-se numa espécie de supermercado em que é oferecida uma pluralidade de estilos de vida e de modelos de valores que os incarnam, tantos deles estranhos ou opostos ao Evangelho. O cristianismo aparece como uma voz entre tantas outras.

6 Novo contexto Quebrou-se o pacto de comunicação entre as gerações que vivem em universos culturais diferentes mesmo dentro da própria família e que se repercute ao nível da fé. Assiste-se à perda da memória cristã e ao alastrar do analfabetismo religioso.

7 Novo contexto Ficou debilitada a transmissão da fé. O ambiente familiar social e cultural já não serve de suporte à fé. Esta é cada vez mais fruto de uma escolha pessoal.

8 O homem tem sede de Deus Criado por Deus e para Deus, procura a verdade, a beleza e o amor que só em Deus se encontram em plenitude. As gerações actuais continuam a mostrar abertura à transcendência e ao mistério.

9 Novas Orientações Catecismo da Igreja Católica (1992) Directório Geral da Catequese (1997) Para que acreditem e tenham a vida - Orientações para a catequese actual da Conferência Episcopal Portuguesa (2005)

10 Catequese evangelizadora Adoptar um carácter missionário procurando assegurar a adesão à fé. Para isso precisa de ir ao encontro da vida real dos catequizandos e de ter em conta as suas questões e experiências de modo a responder-lhes.

11 Catequese evangelizadora Convidar constantemente a uma atitude de conversão ao Senhor em ordem ao crescimento na santidade pessoal e ao compromisso com o testemunho do Evangelho no mundo.

12 Catequese evangelizadora Centrar-se no kerigma, ou seja, na pessoa de Jesus Cristo Ressuscitado e no Seu mistério de salvação. Jesus Cristo deve ser apresentado como Boa Nova, fonte de esperança e de sentido para a vida humana e para as questões das pessoas e da sociedade.

13 Tarefas fundamentais da catequese Favorecer o conhecimento da fé Educação litúrgica Formação moral Ensinar a rezar Educação para a comunidade e para a missão

14 Os novos Catecismos Introdução à “lectio divina” isto é, à leitura da Sagrada Escritura feita “segundo o Espírito” que habita na Igreja. As passagens bíblicas deverão, por isso, ser contextualizadas com uma breve introdução que as situe e uma breve conclusão que destaque a mensagem principal.

15 Os novos Catecismos As catequeses serão relacionadas com a celebração da liturgia e com os tempos litúrgicos fortes de modo a levar a viver na celebração o que se aprende na catequese. A liturgia deve ocupar um lugar de relevo no catecismo.

16 Os novos Catecismos Os catecismos procuram apresentar e interpretar os sinais e testemunhos visíveis de vida cristã, como: vidas de santos; símbolos litúrgicos; património religioso; manifestações culturais da fé cristã; expressões da piedade e da religiosidade popular.

17 Os novos Catecismos A linguagem deve ser viva, narrativa, fiel à linguagem da Igreja e ligada à cultura actual, com um fio condutor linear e acessível.

18 Os novos Catecismos A oração deve também fazer parte de cada acto catequético e ser proposta, nesse sentido, pelos catecismos.

19 Os novos Catecismos Cada encontro integra uma breve síntese doutrinal que permita o acesso à memória da Igreja, colhida do Catecismo da Igreja Católica ou do Magistério.

20 Os novos Catecismos Cada acto catequético deverá conduzir ao encontro com Cristo e ao compromisso de aplicação na vida quotidiana. Nesse sentido, deverá ser continuado por actividades concretas.

21 Os novos Catecismos Na catequese de infância e adolescência, os catecismos deverão fazer algumas propostas para chamar a família a colaborar na transmissão da fé.

22 Os novos Catecismos Um itinerário com fases que correspondam a níveis de crescimento, celebradas com ritos próprios. É necessário que a passagem das fases corresponda à aquisição de capacidades e competências, à aprendizagem de gestos e à assimilação de conhecimentos.

23 Os novos Catecismos Uma relação mais forte da catequese com a liturgia. Na liturgia os catequizandos experimentam o que ouvem na catequese e descobrem os sinais visíveis da presença e acção de Deus; por isso, a catequese deve iniciar aos espaços, gestos, comportamentos, símbolos, ritos celebrativos.

24 Uma ligação mais forte da catequese à comunidade cristã, sua origem, ambiente e meta. A comunidade cristã é chamada a acolher e a acompanhar o itinerário de crescimento na fé.

25 Objectivos Gerais - Proporcionar um conhecimento cada vez mais profundo da Mensagem de Cristo (CT, 20);

26 Objectivos Gerais Favorecer a adesão global a Jesus Cristo e ao plano salvífico de Deus n’Éle revelado (CT, 5 e 19);

27 Objectivos Gerais Suscitar a conversão aos valores do Reino – a moral cristã (DGC, 85)

28 Objectivos Gerais Fazer amadurecer as atitudes próprias da vida cristã – a fé, a esperança, a caridade;

29 Objectivos Gerais Iniciar à vida cristã em comunidade: o serviço, a abertura e o diálogo, a liturgia e a oração (DGC, 85), a opção vocacional, a missão (DGC, 86).

30 INFÂNCIA I ETAPA - Inserção na comunidade 1° AnoJESUS GOSTA DE MIMFesta do Acolhimento 2° AnoENSINA-NOS A REZARFesta do Pai-Nosso 3° AnoEM TI, VIVEMOSFesta da Eucaristia II ETAPA - A vida da fé 4° AnoAO ENCONTRO... de JESUS Entrega da Bíblia 5° AnoÀ DESCOBERTA... do PAIEntrega do Credo 6° AnoNA FORÇA... do ESPÍRITO Festa da Fé ADOLESCÊNCIA III ETAPA - Sentido cristão da vida 7° Ano PROJECTO MAISBem-aventuranças 8° AnoSOMOS MAISFesta da Vida IV ETAPA - Compromisso cristão 9° Ano O DESAFIO DE VIVERCelebração de Compromisso 10° AnoA ALEGRIA DE CRERFesta do Envio

31 1ª Etapa - Inserção na Comunidade É uma fase de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja.

32 2a Etapa - A vida da fé Esta etapa é dedicada à primeira síntese da fé cristã. Ser cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária

33 3ª Etapa - O sentido cristão da vida É uma fase de descoberta de Jesus Cristo como o amigo, a grande referência para o sentido da vida e para a resolução das grandes questões existenciais.

34 4ª Etapa - O Compromisso cristão Esta última etapa do itinerário de dez anos quer ajudar os adolescentes a realizarem o seu compromisso comunitário e eclesial. Tem ainda em conta a uma nova síntese da fé, agora no horizonte adolescente e juvenil

35 Conteúdos

36 Profissão de fé O homem é capaz de Deus Deus ao encontro do homem A resposta do homem a Deus Creio em Deus Pai Creio em Jesus Cristo, Filho Único de Deus Creio no Espírito Santo Creio na Igreja – Povo de Deus e Corpo de Cristo – una, santa, católica, apostólica; Creio na vida eterna Maria, mãe da Igreja

37 A vida em Cristo A vocação do Homem – a vida no Espírito A dignidade da pessoa humana A comunhão humana A salvação de Deus: a lei e a graça Os dez mandamentos As bem-aventuranças O seguimento de Cristo Ser cristão hoje

38 A Celebração do Mistério Cristão Os sete sacramentos da Igreja, encontros com Deus Os sacramentos da Iniciação Cristã Os sacramentos de cura Os sacramentos do Serviço da Comunhão

39 A oração cristã A oração na vida cristã A oração na Bíblia A Igreja, comunidade orante A oração do Pai Nosso

40 Conteúdos antropológicos O homem novo revelado em Jesus Cristo O ser humano – ser em relação A liberdade humana O sentido da existência humana O mistério da vida e da morte

41 novidades O diálogo inter-religioso e ecumenismo (DGC, 197-200) A ecologia A globalização Multiculturalidade (DGC, 193)

42 novidades Refugiados e migrações Nova abordagem da sexualidade Novas espiritualidades (DGC, 201) Novos movimentos sociais A religiosidade popular (DGC, 195)

43


Carregar ppt "NOVOS CATECISMOS. Novo contexto sócio-cultural e religioso a difusão e crescimento da indiferença religiosa e do fenómeno da descrença A crise do processo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google