A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

bíblica da vida e da pastoral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "bíblica da vida e da pastoral"— Transcrição da apresentação:

1

2 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização Nos primeiros séculos: I a IV A Palavra e a pregação ocupam o lugar central, na vida da Igreja. A reflexão teológica é basicamente bíblica. Nos séculos V a XV Leitura silenciosa de textos da Sagrada Escritura; O livro passa a valer por si, como objeto sagrado, amuleto cuja posse é desejável mesmo entre aqueles que não sabiam ler. Séculos XVI até o Concílio Vaticano II Os protestantes colocam a Bíblia nas mãos do povo; Da parte católica, a bíblia é tirada e procura-se suprir a ignorância do povo com os “catecismos” que contém as verdades católicas.

3 Urgência 3 – Igreja: lugar de animação
bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização A constituição dogmática Dei Verbum (Vat. II) deu grande impulso * à redescoberta da Palavra de Deus na vida da Igreja, * à reflexão teológica sobre a Revelação divina * e ao estudo da Sagrada Escritura.

4 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização “A Palavra de Deus na Vida e na missão da Igreja” foi o tema da XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008, sobre a Palavra de Deus. Bento XVI, na introdução da exortação pós-sinodal Verbum Domini, afirmou: “Não existe prioridade maior do que esta: reabrir ao homem atual o acesso a Deus, a Deus que fala e nos comunica o seu amor para que tenhamos vida em abundância” (VD 2) De fato, a Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela (VD 3).

5 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização E retomando a DV 8, Bento XVI reafirmou a contemporaneidade da relação entre Cristo, a Palavra do Pai e a Igreja: Deus (...) dialoga sem interrupção com a esposa do seu amado Filho; e o Espírito Santo – por quem ressoa a voz do Evangelho na Igreja e, pela Igreja, no mundo - introduz os crentes na verdade plena e faz com que a palavra de Cristo neles habite em toda a sua riqueza (VD 51). Exortação 1ª Parte Dei Verbum 2ª Parte Verbum in Ecclesia 3ª Parte Verbum Mundo

6 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização E o papa disse mais: A Igreja é a Casa da Palavra (VD 52) * não vive de si mesma, mas do Evangelho; * do Evangelho tira, sem cessar, orientação para o seu caminho; E afirmou: Só quem se coloca primeiro à escuta da Palavra é que pode depois tornar-se seu anunciador (VD 51).

7 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização Documento de Aparecida A Palavra de Deus é fonte de vida para a Igreja e alma de sua ação evangelizadora. Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo (Ap 247). Para a nova etapa missionária que a Igreja pretende empreender na América Latina e Caribe a partir de Aparecida, é indispensável o conhecimento profundo da Palavra de Deus (Ap 247). Os discípulos de Jesus desejam alimentar-se com o pão da Palavra... Daí a importância de uma “pastoral bíblica”, entendida como animação bíblica da pastoral, que seja escola de *interpretação ou conhecimento da Palavra, *de comunhão com Jesus Cristo ou oração com a Palavra, de *evangelização inculturada e de proclamação da Palavra (Ap 248)

8 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização As DGAE , que incorporamos ao Plano de Pastoral, afirmam: Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo (DGAE 47; Dap 247); Quem conhece a Palavra Divina conhece plenamente também o significado de cada criatura (DGAE 47; VD 10) Quando ouvida e celebrada na comunidade com os irmãos, gera solidariedade, justiça, reconciliação, paz e defesa da criação (DGAE 51)

9 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização E indicam onde estão as urgências (DGAE, nn ): Há muitos povos que ainda não conhecem a Palavra de Deus; Há muitos cristãos que têm necessidade de que a Boa Nova lhes seja anunciada novamente; Particularmente, as novas gerações têm necessidade de ser introduzidas nas Sagradas Escrituras através do encontro e do testemunho autêntico dos adultos, da influência positiva dos amigos, da grande companhia que é a comunidade eclesial. O cristão, bombardeado a todo o momento por questões que desafiam a fé, a ética e a esperança, precisa estar familiarizado com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra para não se deixar abalar e permanecer firme no seguimento a Jesus Cristo.

10 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização E dizem em que consiste esta urgência, reassumindo Aparecida A animação bíblica de toda pastoral vai além de uma pastoral bíblica especializada. É um caminho de *conhecimento e interpretação da Palavra, um caminho de *comunhão e oração com a Palavra e um caminho de *evangelização e proclamação da Palavra, que alimenta a espiritualidade no seguimento de Jesus Cristo, como felizmente é a realidade de tantas Comunidades que se nutrem da Palavra de Deus aos domingos e dos Grupos Bíblicos de Reflexão/Família que se reúnem regularmente para a Leitura Orante da Palavra de Deus (cf. DGAE, n. 54;93). .

11 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Propostas de Ação durante a vigência do Plano Propiciar meios de aproximação das pessoas com a Palavra de Deus para *conhecê-la e interpretá-la corretamente, para *rezar a Palavra e *proclamá-la como fonte de vida para todos (cf. DGAE 54; 93). * Constituir Equipes de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral nos diferentes níveis eclesiais; * Promover formação bíblica permanente; * Adotar o método da Leitura Orante nos diferentes ambientes e espaços; Urgências na Evangelização Para isso:

12 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Propostas de Ação durante a vigência do Plano * Dedicar cuidado especial à formação bíblica dos Ministros da Palavra e das Equipes de Celebração; * Utilizar os Meios de Comunicação, inclusive a Internet com suas redes sociais, para a difusão da Palavra de Deus; * Promover retiros espirituais com as lideranças a partir de temas bíblicos. Urgências na Evangelização Para isso:

13 bíblica da vida e da pastoral
Urgência 3 – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral As DGAE no Plano de Pastoral Urgências na Evangelização Propostas de Ação para 2016 * Reestruturar a ESTEL (formar comissão para trabalhar a reformulação). * Iniciar uma Escola Bíblica Diocesana e fazer formação bíblica nas Escolas Paroquiais. * Adotar a Leitura Orante nos encontros, reuniões, retiros, grupos de famílias...

14 Fim! Slides – Pe. Lino Brunel


Carregar ppt "bíblica da vida e da pastoral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google