A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cultivo das Relações Interpessoais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cultivo das Relações Interpessoais"— Transcrição da apresentação:

1 O Cultivo das Relações Interpessoais
Lição 13 O Cultivo das Relações Interpessoais Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos

2 Texto Áureo Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!  (Rm 16.27). "

3 Verdade prática Deus deseja que os crentes, alcançados pela graça, cultivem relacionamentos saudáveis. "

4 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE (Romanos 16.1-16)
1 — Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencreia, 2 — para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. 3 — Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

5 4 — os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. 5 — Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em Cristo. 6 — Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós. 7 — Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

6 8 — Saudai a Amplíato, meu amado no Senhor.
9 — Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. 10 — Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo. 11 — Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.

7 12 — Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor
12 — Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor. 13 — Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. 14 — Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermas, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles.

8 15 — Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão. 16 — Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.

9 Introdução

10 Por toda a Epístola aos Romanos, o apóstolo discorreu a respeito dos principais temas da fé cristã e deixou-nos princípios fundamentais que são úteis para a construção de relacionamentos interpessoais. Paulo tratou dos temas: A pecaminosidade do homem O plano de salvação A justificação somente pela fé A santificação do crente A vida no Espírito Relações interpessoais Princípios Básicos

11 Paulo não se esqueceu daqueles que lhe ajudaram na obra de Deus.
Ele fala nome por nome.

12 A Importância das Relações Interpessoais

13 1. Valorizando pessoas, não coisas

14 Finalizando a carta... Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; Romanos 16:1,2 Essa irmã levou a carta de Paulo à igreja de Roma Cidade portuária perto de Corinto

15 Diakonos = Servo, administrador.
Finalizando a carta... Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; Romanos 16:1,2 Diakonos = Servo, administrador.

16 O que é ser diácono? Paulo pôs em evidência a função em vez do ofício.
Seria Febe uma diaconisa da igreja local? Paulo pôs em evidência a função em vez do ofício.

17 2. O valor das mulheres

18 Priscila e Áquila  Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus. Rm 16.3 Expulsos de Roma em 51 d. C. Cidade de Corinto Voltaram à Roma em 55 d. C.

19 Primeiro as damas... Outras referências ao casal: Atos 18.2,18,26;
Por que Paulo fala primeiro o nome da mulher para depois falar do marido? Outras referências ao casal: Atos 18.2,18,26; 1 Coríntios 16.19 2 Timóteo 4.19.

20 Paulo cita outras mulheres
Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós. Romanos 16.6  kopiao = trabalho voluntário.

21 3. Irmandade e companherismo

22 Parentes e companheiros
Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo. Romanos 16:7 Para Paulo, os irmãos da igreja eram como parentes, faziam parte da mesma família.

23 Como deve ser a igreja? Um condomínio fechado? Uma casa de família?

24 As Ameaças às Relações Interpessoais
II

25 1. Individualismo

26 De repente, no meio das saudações...
“E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles” (Rm 16.17). Paulo via como uma ameaça a quebra da koinonia = comunhão cristã.

27 O individualismo promove dissensões

28 A igreja deve se afastar dele.
 O faccioso geralmente é um indivíduo solitário até o momento em que arregimenta outros para compartilhar do seu pensamento doentio. A igreja deve se afastar dele.

29 2. Sensualismo e antinomismo

30 Promoviam também escândalos no meio da igreja
Além das dissensões... E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Romanos 16.17 Promoviam também escândalos no meio da igreja

31 Gnosticismo Antinomismo Portanto não preciso obedecer regras
A matéria é algo ruim O corpo é material Antinomismo Posso explorar a sensualidade

32 Muitos eram enganados Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. Romanos 16:18

33 Fontes das Relações Interpessoais
III

34 1. Existe em razão da sabedoria e soberania de Deus

35 Paulo queria confirmação
 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, Paulo queria que os Romanos se certificassem de que ele lhes ensinara o Evangelho de Deus. 

36 Nascimento, vida e morte do Messias.
A origem do evangelho Nascimento, vida e morte do Messias. Hoje Adão Abraão Moisés Tempos eternos

37 2. Existem em razão da graça de Deus

38 A graça revelada, mediante o Evangelho
 “Mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé, ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!” (Rm 16.26,27).

39 A Ele a Glória  “Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” (Rm 11.36).

40 Deus é a fonte de toda graça dispensada.
Conclusão  Vemos o quanto Paulo valorizou o relacionamento interpessoal saudável, doutrinando a igreja a respeito dos perigos das contendas e divisões. Deus é a fonte de toda graça dispensada. O individualismo, o sensualismo e as heresias deveriam ser resistidos energicamente.  Vale ressaltar a importância que Paulo dá à igreja, falando o nome dos irmãos.

41 Bibliografia recomendada

42 Fique por dentro do conteúdo da Escola Bíblica Dominical. Acesse o site

43 Contribua com esse projeto.
Faça uma doação para que esse projeto continue abençoando as Escolas Bíblicas do Brasil e do mundo.


Carregar ppt "O Cultivo das Relações Interpessoais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google