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UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE ENFERMAGEM PROFª : EVA ZAN FERRAMENTAS DA QUALIDADE BELO HORIZONTE 2011.

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1 UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE ENFERMAGEM PROFª : EVA ZAN FERRAMENTAS DA QUALIDADE BELO HORIZONTE 2011

2 FERRAMENTAS DA QUALIDADE INTRODUÇÃO POR QUÊ UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR DEVE IMPLANTAR UM SISTEMA DE GARANTIA DE QUALIDADE? Busca instrumentalizar a organização de saúde de tal forma que seja assegurado ao cliente que toda organização estará voltada para maximizar os cuidados e benefícios e minimizar os riscos (inerentes à ação médico-terapêutico). (Gastal e Leite, 1992)

3 FERRAMENTAS DA QUALIDADE O QUE É ACREDITAR? APLICAR TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS, PARA QUE A EMPRESA CUMPRA A SUA RAZÃO DE EXISTIR: QUE É SATISFAZER AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DAS PARTES INTERESSADAS.

4 OBJETIVO FERRAMENTAS DA QUALIDADE FOCAR A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE, PARA MELHORAR OS PROCESSOS DE TRABALHO E CONSEQUENTEMENTE MELHORAR A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA.

5 JUSTIFICATIVA ESTE TRABALNHO FOI REALIZADO PARA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES PRESTADORAS DE SERVIÇO DE SAÚDE. FERRAMENTAS DA QUALIDADE

6 METODOLOGIA UTILIZADO A TÉCNICA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA COLETA DE DADOS DOCUMENTAIS, TENDO A AUTORA TANIA PEDROSA, COMO A REFERÊNCIA MAIS RELEVANTE. FERRAMENTAS DA QUALIDADE

7 DESENVOLVIMENTO 1- Relatório de Auditoria - 1º Ciclo (Auditoria Diagnóstica) Marco inicial do processo de implantação da Acreditação, utiliza-se para verificação "in loco" na unidade hospitalar, instrumento referencial elaborado a partir dos itens de orientação dos níveis 1 e 2 do manual da ONA, de modo a identificar os itens de conformidade e inconformidade. FERRAMENTAS DA QUALIDADE

8 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 2- Plano de Ação Após finalização da Auditoria Diagnóstica é elaborado o Plano de Ação. No Plano de Ação estarão as ações a serem implantadas para atendimento e resolução das não- conformidades apontadas pela Auditoria Diagnóstica.

9 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 3- Mapa de Processo Documento que descreve todo o processo que é realizado no setor, seus fornecedores e clientes, além de produtos e serviços recebidos e fornecidos. Contempla também todos os documentos e registros relacionados ao processo.

10 FERRAMENTAS DA QUALIDADE EXEMPLO DE PROCESSO

11 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 4- Procedimento Operacional Padrão (POP's) Documento onde estão descritas as tarefas exercidas pelos servidores da Instituição de forma padronizada. Esse documento apresenta o passo-a-passo de cada tarefa que compõe uma atividade.

12 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 5- Cadeia Cliente / Fornecedor Documento que contempla os acordos entre clientes e fornecedores e evidencia a interação sistêmica entre os setores. A elaboração deste documento atende ao item de orientação: “identificação de fornecedores e clientes e sua interação sistêmica”.

13 FERRAMENTAS DA QUALIDADE Cadeia Cliente / Fornecedor

14 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 5- Relatório de Não-Conformidades (RNC) Documento utilizado para evidência do cumprimento do acordo da CCF (Cadeia Cliente Fornecedor). Quando há descumprimento deste acordo este é relatado ao fornecedor, que tem a possibilidade de verificar, corrigir e melhorar seu processo.

15 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 6- Planilha de Indicadores – PIN Indicadores são dados ou informações numéricas que representam um fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados.

16 FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA QUE UTILIZAR INDICADORES? Para que a Organização seja capaz de mensurar o bom desempenho do serviço e assim poder “provar” que presta serviços com qualidade; Para que a organização tenha parâmetros do seu desempenho e direcione seus recursos de forma coerente com as necessidades de melhorias.

17 FERRAMENTAS DA QUALIDADE INDICADOR DE EFICÁCIA E EFICIÊNCIA Eficácia: É conseguir atingir um objetivo. Eficiência: É conseguir atingir um objetivo empregando o mínimo de recursos.

18 FERRAMENTAS DA QUALIDADE O QUE AVALIAR? As Perspectivas Que são as dimensões de uma organização: Aspectos Financeiros: Avalia a rentabilidade e visibilidade financeira da empresa; Cliente: Visão da empresa sobre o foco do Cliente; Processos internos: Atividades desempenhadas dentro da empresa; Aprendizado: Qualificação do recursos humanos

19 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 7- Análise Crítica É a atividade de verificação formal da capacidade de atender a requisitos explícitos e implícitos das partes interessadas daquela organização (Eficácia) e a quantidade de recurso despendido para o alcance do resultado esperado (Eficiência).

20 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 7-A - Análise Crítica Alta Direção Atividade realizada para determinar a pertinência, a adequação e a eficácia dos indicadores no alcance dos objetivos estabelecidos, com a participação da alta direção da unidade hospitalar. É uma verificação profunda e global de produto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos estabelecidos anteriormente.

21 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 8- Matriz de Risco Risco é a possibilidade de ocorrer algo que terá impacto nos objetivos. No serviço de saúde, afeta a integridade do paciente, da equipe de saúde ou da comunidade onde o serviço está inserido. A Matriz de Riscos é uma forma de apresentação dos riscos para facilitar a observação e a análise, garantindo o acompanhamento e a ação efetiva para minimização dos riscos.

22 FERRAMENTAS DA QUALIDADE EX.: Matriz de Risco O Manual da ONA destaca os seguintes riscos: Sanitários e Ambientais - relacionados à saúde ou à higiene e ao meio ambiente; Ocupacionais e biossegurança - relacionados à atividade profissional; Responsabilidade civil - Organização Hospitalar, normas legais e internas; Assistenciais - relacionado ao paciente; Financeiro - relacionado saúde financeira da instituição.

23 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 9- Matriz de Registro Conforme definido na norma NBR ISO 9000:2000, registro é um documento que fornece a evidência objetiva das atividades desempenhadas ou de resultados obtidos, servindo para prover fatos e dados à organização. A Matriz de Registro é um formulário que identifica o registro, sua periodicidade e a atribuição de responsabilidade pela guarda. Descreve também o local de armazenamento, o acesso, a temporalidade e a qual documento da qualidade está referenciado.

24 FERRAMENTAS DA QUALIDADE 10- Lista Mestra É uma conjunto de documentos que irão compor o Sistema de Gestão da qualidade (SGQ).

25 FERRAMENTAS DA QUALIDADE CONSIDERAÇÕES FINAIS O modelo de Gestão proposto pelo Programa Brasileiro de Acreditação Hospitalar mostra-se um importante Sistema de Gestão de Qualidade, conferindo resultados que viabilizam a sobrevivência da Organização Hospitalar, atendendo às expectativas das partes interessadas.

26 FERRAMENTAS DA QUALIDADE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO. Manual das organizações prestadoras de serviços hospitalares. Brasília: ONA, 2006. 224 p. PEDROSA, Tânia Moreira Grillo. Estabelecimento da correspondência entre os requisitos do instrumento de acreditação hospitalar brasileiro da Organização Nacional de Acreditação – ONA (2004) – e as normas da série NBR ISO 9000:2000. Dissertação.(Mestrado).Medicina Tropical. Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte, 2004. XIV, 136f.

27 “NÃO SABIA QUE ERA IMPOSSÍVEL, POR ISSO FOI LÁ E FEZ!”


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