A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4."— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4

2 Análise e Elaboração de Projetos TEMA 03: Gerenciamento do Escopo do Projeto Aula 1 Prof. Fabio Pitorri Prof. Luis Henrique R. Motta

3 Conteúdo da aula 3 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 5

4 Escopo 4 Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso.

5 5

6 1 - Coletar requisitos 6 “Processo de definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas.” (PMBOK, 2009)

7 Importância de identificar os requisitos de forma abrangente e o quanto antes 7 Fonte: PMBOK

8 Mapas mentais 8

9 9 QFD – Desdobramento da Função Qualidade – Ex. Automóvel Confortável

10 2 - Definir o escopo 10 “Definir o escopo é processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. A preparação detalhada da declaração do escopo é crítica para o sucesso e baseia-se nas entregas principais, premissas e restrições que são documentadas durante a iniciação do projeto.” (PMBOK, 2009)

11 11

12 12

13 Declaração do escopo do projeto 13

14 3 - Criar a EAP 14 “Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil.” (PMBOK, 2009)

15 15

16 FUNÇÕES DA ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETOS (Work Breakdown Structure - WBS) 16 Realização do planejamento Suporte à realização dos trabalhos Visão gráfica e estruturada do escopo do projeto Definição de marcos do projeto Visualização do projeto, na soma dos elementos subdivididos Estabelecimento de custos e prazos Medição do desempenho dos custos e prazos Relacionamento lógico entre os objetivos do projeto e os recursos da organização Construção de um diagrama de redes Estabelecimento de responsabilidade para cada elemento Identificação de riscos Identificação do que não será fornecido

17 PASSOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA WBS 17 Identificar o produto final do projeto Estruturar o projeto em fases Definir os principais deliverables (entregas) de cada fase Decompor os principais deliverables em um nível de detalhes apropriado para o gerenciamento e controle integrado (Pacotes de Trabalho/Work Packages) Revisar e refinar a WBS até que os stakeholders concordem que o planejamento do projeto possa ser executado com sucesso e que se obtenham os resultados esperados.

18 Os pacotes de trabalho devem ser: 18  Gerenciáveis (possibilidade de atribuição de autoridade e responsabilidade)  Independentes (ou com um mínimo de conexão e dependência)  Integráveis (possibilidade de vislumbrar o todo)  Mensuráveis (avaliação de progresso) Cada pacote posteriormente será desdobrado em atividades, no processo de elaboração do cronograma detalhado.

19 Encontre o erro: 19

20 Encontre o erro: 20

21 Encontre o erro: 21

22 Encontre o erro: 22

23 Encontre o erro: 23

24 Encontre o erro: 24

25 Linhas de base do escopo 25

26 4 - Verificar o escopo 26 “Verificar o escopo é o processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto. Inclui a revisão das entregas com o cliente ou patrocinador para assegurar que foram concluídas satisfatoriamente e obter deles a aceitação formal das mesmas.” (PMBOK, 2009)

27 5 - Controlar o escopo 27 “É o processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo.” (PMBOK, 2009)

28 28


Carregar ppt "Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google