A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estimativa de Custos utilizando UCP (Use Case Points) Daniele Pires.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estimativa de Custos utilizando UCP (Use Case Points) Daniele Pires."— Transcrição da apresentação:

1 Estimativa de Custos utilizando UCP (Use Case Points) Daniele Pires

2 “Software é desenvolvido ou passa por um processo de engenharia.” (Pressman, 2011). Um processo de software é uma sequência de atividades, ações e tarefas que levam a produção de um produto de software (SOMMERVILLE, 2011; PRESSMAN, 2011). Dentre as atividades de um processo de software encontra-se um conjunto de atividades relacionadas ao planejamento do projeto, as quais pode-se citar: definição de estimativas de software, definição de cronograma, análise de risco, planejamento do gerenciamento de qualidade e planejamento para o gerenciamento de alterações (PRESSMAN, 2011). A estimativa de software consiste na tentativa de determinar quanto esforço, tempo e custo serão despendido para criar um software (MARTINS, 2010).

3 “Custos são geralmente associados ao esforço; na construção de um sistema de software, o homem/hora é o principal recurso consumido e o custo é estimado atribuindo-se valor às unidades de esforço.” (Martins, 2010). Existem diversos métodos para estimativas de custo de desenvolvimento de software. O método FPA (Function Point Analysis ou Ponto por Função) é uma técnica que foi desenvolvida por Albrecht, em 1979. Consiste em designar um ponto para cada função da aplicação, e para cada ponto é atribuído um determinado valor. (IFPUG, 2010). Esse método proporciona resultados cada vez mais precisos à medida que artefatos da fase de analise e projeto são gerados (CALDEIRA, 1998).  O método UCP (Use Case Points ou Ponto por Caso de Uso) é uma técnica que estima o tamanho do projeto designando pontos para cada caso de uso da mesma maneira que o FPA designa pontos por função, desenvolvida por Gustav Karner em 1993 (NUNES, 2011; CONSTANTINE, 2011; KAZMAN, 2011).

4 Sempre que se inicia um projeto, é preciso de estimativas quantitativas e um plano organizado. Entretanto, as informações sólidas não estão disponíveis ainda, ou seja, as incertezas são grandes e as estimativas imprecisas (PRESSMAN, 2011; CALDEIRA, 1998). Contudo, uma análise detalhada dos requisitos do software, fornece as informações necessárias para as estimativas, por mais imprecisas que sejam, elas são fundamentais (SOMMERVILLE, 2011). O UCP vem ganhado popularidade por sua simplicidade e abstração, sendo esse um bom indicador para utilizá-lo ao realizar as estimativas nas fases inicias do planejamento do projeto (NUNES, 2011; CONSTANTINE, 2011; KAZMAN, 2011). Sendo assim, este trabalho de pesquisa pretende demonstrar a aplicabilidade dessa técnica.

5 GERAL Desenvolver um ambiente de estimativa de custos de desenvolvimento de software, baseado no método UCP (Use Case Point). Específicos O objetivo geral desse trabalho de pesquisa, anteriormente descrito, desdobra-se nos seguintes objetivos específicos:  - Desenvolver um modelo de referência de estimativa de custo de projetos de desenvolvimento de software;  - Desenvolver uma ferramenta computacional de estimativa de custo, considerando projetos de desenvolvimento de software.

6 3.1 Gerenciamento de Projetos Segundo o PMBOK, gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é executado por cinco grupos de processos e nove áreas de conhecimento, sendo eles: 3.2.1 Técnicas FPA  FPA foi desenvolvida em 1979 por Allan Albrecht e posteriormente, refinada pelo International Function Point Users Group (IFPUG). Essa métrica permite uma contagem indicativa no início do desenvolvimento do projeto sem conhecer detalhes do modelo de dados, faz com que na fase de projeto, essa contagem é revista com base na complexidade das funções e ao término do desenvolvimento do software, é realizada uma contagem detalhada, obtida a partir do grau de complexidade das funções levantadas no processo funcional (ANDRADE, 2005; OLIVEIRA, 2005). 3.2.2 Técnica UCP  O UCP foi desenvolvido por Gustav Karner para estimar projetos orientados a objeto. O processo de contagem dessa métrica consiste em identificar os atores e casos de uso e atribui-los um grau de complexidade. Com base nessa contagem é estimado um valor. Esta técnica é aplicada para estimativas inicias do projeto (ANDRADE, 2005; OLIVEIRA, 2005).

7 Grupos de Processos: Processos de Iniciação: define ou autoriza o projeto ou nova fase; Processos de Planejamento: define e refina os objetivos, o planejamento e a estratégia de implementação, assim como programação de custos, riscos, prazos e formação da equipe; Processos de Execução: coordena as pessoas e recursos para execução do plano de projeto; Processos de Monitoramento e Controle: monitora regularmente o progresso do projeto, visa identificar as mudanças e dar continuidade do projeto; e Processos de Encerramento: encerramento de todas as atividades de todos os processos. Encerramento formal do projeto.

8 Áreas de Conhecimento: Gerenciamento de Integração do projeto; Gerenciamento de escopo do projeto; Gerenciamento de tempo do projeto; Gerenciamento de custos do projeto: Estimar, determinar o orçamento, controlar os custos. Gerenciamento da qualidade do projeto; Gerenciamento de recursos humanos do projeto; Gerenciamento das comunicações do projeto; Gerenciamento de riscos do projeto; Gerenciamento de aquisições do projeto.

9  Natureza da pesquisa: aplicada.  Forma de abordagem do problema: qualitativa.  Objetivos da pesquisa: exploratória, descritiva.  Procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e estudos de caso.

10 Ferramenta de modelagem de estimativas de custos com aplicação do método UCP (Use Case Points), e respectiva documentação.

11 ativi dade FEVMA R ABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZ 1.1XX 1.2X 1.3XX 2.1XX 2.2XX 2.3XXXX 2.4XX 2.2.1 Desenvolver um modelo de processo de referência da utilização do software de estimativa de custos. 1.1 Levantamento bibliográfico de estimativas de custos existentes. 1.2 Análise comparativa da bibliografia. Elaboração da versão inicial de um modelo de processo de referência. 2.2.2 Desenvolver um software de estimativa de custo. 2.1 Levantamento dos requisitos do software. 2.2 Validar requisitos 2.3 Codificar 2.4 Apresentar versão final do software.

12  PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software : Uma Abordagem Profissional. 7 ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.  SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9 ed. São Paulo: PEARSON, 2011.  MARTINS, J. C. C. Gerenciando Projetos de Desenvolvimento de Software com PMI, RUP e UML. 5 ed. Rio de Janeiro: BRASPORT, 2010.  ANDRADE, E. L. P; OLIVEIRA. K. M. Aplicação de Pontos de Função e Pontos de Casos de Uso de Forma Combinada no Processo de Gestão de Estimativa de Tamanho de Projetos de Software Orientado a Objetos. Publicado em Informática Publica vol. 7 pp. 13-30, 2005.  PMBOK, O Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 4 ed. Disponível em: www.pmi.com.www.pmi.com  NUNES, N. J; CONSTANTINE. L; KAZMAN, R. iUCP: Estimating Interactive Software Project Size with Enhanced Use-Case Points. Publicado em IEEE Computer Software, 2011.


Carregar ppt "Estimativa de Custos utilizando UCP (Use Case Points) Daniele Pires."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google