A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os hebreus: o povo do livro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os hebreus: o povo do livro"— Transcrição da apresentação:

1 Os hebreus: o povo do livro
Do monoteísmo à Diáspora

2 O Estado de Israel

3 Os hebreus Povo de origem semita e monoteísta;
Por volta de a.C., os hebreus viviam como pastores nômades; A agricultura não era a principal atividade, em função da escassez de solos férteis; Aliança entre Abraão e Deus (Javé): condução dos hebreus à Palestina (Terra Prometida).

4 As Doze Tribos de Israel

5 Fases da história hebraica
Fase dos Patriarcas (1750 a.C a.C.): migração para o Egito, escravidão e libertação. Fase dos Juízes (1250 a.C a.C.): retorno à Palestina e unificação das 12 tribos. Os juízes desempenhavam papel de chefes políticos, militares e religiosos. Fase dos Reis: período de centralização, a fim de derrotar povos que habitavam a Palestina (filisteus e cananeus). Merecem destaque os reis Saul, Davi e Salomão, bem como a construção do Templo de Jerusalém.

6 Fase dos Reis

7 Escravidão no Egito Os hebreus são acusados de terem facilitado à entrada dos hicsos no Egito e são escravizados por cerca de 300 anos; A fuga do Egito está associada à figura de Moisés; O povo hebreu teria passado 40 anos vagando no deserto do Sinai, antes de chegar à Palestina.

8 Possível rota do Êxodo

9 O Cisma Divisão do Reino de Israel em: Reino de Judá (Jerusalém);
Reino de Israel (Samaria)

10 Divisão do Reino de Israel

11 Cativeiro da Babilônia e a Diáspora
586 a.C.: os babilônios, comandados por Nabucodonosor, invadiram o reino do Sul e levou os hebreus para a Mesopotâmia como cativos; 539 a.C.: os hebreus são libertados por Ciro, rei da Pérsia, mas são impedidos de constituir um poder centralizado novamente; Após terem sido conquistados pelos romanos, os judeus rebelaram-se contra seus domínios , por volta de 70 d.C. Esse episódio ficou conhecido como Diáspora.

12 Destruição do Templo de Jerusalém


Carregar ppt "Os hebreus: o povo do livro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google