A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palestrante: Eulália Aragão. EXISTEM HOJE NO MUNDO MUITAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM E GRANDE PARTE VEM DO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palestrante: Eulália Aragão. EXISTEM HOJE NO MUNDO MUITAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM E GRANDE PARTE VEM DO."— Transcrição da apresentação:

1 Palestrante: Eulália Aragão

2

3 EXISTEM HOJE NO MUNDO MUITAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM E GRANDE PARTE VEM DO LIXO.

4 O BICHO Vi ontem um bicho na imundice do pátio catando comida entre os detritos, Quando achava alguma coisa, não examinava nem cheirava engolia com voracidade. O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato, o bicho, meu Deus, era um homem. Cena descrita por Manuel Bandeira

5

6

7 QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA A HUMANIDADE E O MEIO AMBIENTE, COM O ACÚMULO DO LIXO O QUE FAZER COM O LIXO DO PLANETA

8 DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL DESTRUIÇÃO DA VEGETAÇÃO FOME DOENÇAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS AUMENTO DA POLUIÇÃO, DO AR, DA ÁGUA E DO SOLO

9 O Governo do Estado do Ceará, através da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE, lançou em 1995 um Projeto de Coleta Seletiva de Papel em órgãos públicos estaduais, onde o governo sensibiliza as diversas instituições a dar exemplo para toda a sociedade civil, por meio da coleta de papel como ação de preservação ambiental e valorização dos materiais recicláveis, visando também o fortalecimento institucional através do incentivo a mudanças de atitudes e comportamento com relação ao meio ambiente. PROJETO DE COLETA SELETIVA DE PAPEL NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

10 O projeto iniciou beneficiando uma comunidade carente do bairro do Pirambu, dando auto-sustentação à Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu - SOCRELP. Este projeto, efetivamente, serve de exemplo prático para os diversos segmentos da sociedade (condomínios, hospitais, transportadoras, hotéis etc.) quanto ao cuidado com o meio ambiente, contribuindo como exercício cotidiano de solidariedade, combate ao desperdício, além de promover uma maior consciência e responsabilidade para o alcance de um meio ambiente ecologicamente saudável.

11 O projeto de coleta seletiva de papel tem como principal objetivo, sensibilizar as diversas entidades públicas estaduais para combater o desperdício do papel, estimulando assim mudanças de atitudes e hábitos em relação a disposição adequada dos resíduos gerados nas instituições. OBJETIVO GERAL

12 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Reduzir o volume de lixo gerado pela instituição pública melhorando a produtividade no trabalho, com reaproveitamento de todos os papéis já utilizados, economizando assim, os recursos naturais. Estimular e sensibilizar os funcionários em torno da causa ambiental; Desenvolver mudanças de atitudes e hábitos em relação ao desperdício; Contribuir cotidianamente para a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida; Reaproveitar, reutilizar e/ou reciclar os resíduos sólidos gerados como forma de reduzir a exploração de recursos naturais não renováveis, utilizados como matéria prima; Incentivar a reciclagem de lixo, contribuindo para o aumento da vida útil dos aterros sanitários; Contribuir de forma solidária com as entidades, hospitais e instituições carentes.

13 Órgãos Públicos Estaduais:GAB.DO GOVERNADOR,CASA MILITAR, VICE-GOVERNADORIA,SECITECE, PGE, SOMA, SEMACE,SEDUC, DLR,SEINFRA,HGF,SDE,SEJEV, SEGOV, SEPLAN,SEAD, SIMA, IPECE,SEJUS, SECULT, DERT, IDACE, CAGECE, ARCE, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, SETUR, SESA, ESCOLA DE SAÚDE,SRH, HEMOCE, SEFAZ, DETRAN, 1° DERE, TRE,COGERH, CREDE 21,CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ,SAS, ETICE, FUNCEME, EMATERCE, UECE, FUNTELC,TRT,METROFOR,CEGÁS,CORPO DE BOMBEIRO, TRIBUNAL DE CONTAS,IPEC,SEAGRI. ÓRGÃOS BENEFICIADAS:

14 Lei Nº. 13.103, de 24 de janeiro de 2001 - “Dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos e dá providências correlatas”. Decreto Nº. 26.604, de 16 de maio de 2002 - Regulamenta a Lei Nº. 13.103, de 24 de janeiro de 2001, que “Dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará”, define: A gestão dos resíduos sólidos é responsabilidade de toda a sociedade e terá como meta prioritária a sua não geração, devendo o sistema de gerenciamento destes resíduos dar preferência a sua minimização, reutilização ou reciclagem. Lei 12.225, de 08 de dezembro de 1993 - “Considera a coleta seletiva e a reciclagem do lixo como atividades ecológicas, de relevância social e de interesse público do Estado do Ceará”. LEGISLAÇÃO PERTINENTE

15 Recolhimento diferenciado de materiais descartados previamente selecionados nas fortes geradoras com o intuito de encaminhá-los para reciclagem, compostagem, reuso, tratamento e outras destinações alternativas similares. COLETA SELETIVA

16 FÓRMULAS DOS R’s FÓRMULAS DOS R’s  RECUPERAR  RECICLAR  REPENSAR  REDUZIR  REUTILIZAR  RECUSAR

17 RECUPERAR - os materiais – as usinas de compostagem são unidades recuperadoras de matéria orgânica. Os catadores recuperam as sucatas, antes delas virarem lixo. RECICLAR - é devolver o material usado ao ciclo da produção, poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enormes vantagens econômicas e ambientais. A reciclagem deve ser aplicada somente para materiais não reutilizáveis. Embora a reciclagem ajude a conservar recursos naturais, existem custos econômicos e ambientais associados à coleta de resíduos e ao processo de reciclagem. REPENSAR - os hábitos de consumo e de descartes - pois para a maior parte das pessoas, tais atos são compulsivos e, muitas vezes, poluentes. É preciso, também, desmistificar a ação de jogar fora, porque, na maioria dos casos, o “fora” não existe.

18 REDUZIR - a geração de lixo – é o primeiro passo e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício. São inúmeros os exemplos domésticos e industriais para a minimização dos resíduos. Sempre que for possível, é melhor reduzir o consumo de materiais, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos e economizar energia. REUTILIZAR - os bens de consumo – significa dar vida mais longa aos objetivos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhes nova personalidade ou uso, muito comum com as embalagens retomáveis, rascunhos, roupas, e nas oficinas de Arte com Sucatas. Após a utilização de um produto ou material (sólido, líquido, energia etc.) Deve-se recorrer a todos os meios para reutilizá-lo. RECUSAR - Produtos que causem danos ao Meio Ambiente ou à nossa saúde.

19 Resolução CONAMA que estabelece as cores dos recipientes para Coleta Seletiva O Diário Oficial da União de 19 de junho de 2001 pública a resolução Nº. 275 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – definindo as cores a serem utilizadas nos recipientes de materiais a serem reciclados. O objetivo é acabar com a confusão “criativa” em torno do assunto a nível nacional e a adequação aos padrões utilizados mundialmente.

20 Especificações das Cores da Coleta Seletiva AZUL: Papel/Papelão VERMELHO: Plástico VERDE: Vidro AMARELO: Metal

21 Especificações das Cores da Coleta Seletiva PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde.

22 Especificações das Cores da Coleta Seletiva ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

23 QUAIS OS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA

24 Diminui a exploração de recursos naturais e reduz o consumo de energia; Contribui para diminuir a poluição do solo, da água e do ar; Prolonga a vida útil dos aterros sanitários e melhora a qualidade do composto orgânico; Possibilita a reciclagem dos materiais; Diminui os custos de produção nas indústrias, com a redução do consumo de energia e matéria prima; Gera ocupação produtiva para a população de baixa renda; Reduz os custos com a limpeza pública; Melhora a limpeza da cidade; Contribui para a proteção do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da população. Benefícios da Coleta Seletiva

25 Aspectos desfavoráveis na Coleta Seletiva Necessidade de caminhões especiais; Necessidade de um centro de triagem; A falta da Educação Ambiental; Interesse de concorrentes; Problema de localização.

26 Cuidados com o Lixo Separar o material reciclável diariamente; Lavar e secar as embalagens de bebidas e alimentos; Os vidros e garrafas não devem estar quebrados; Os papéis devem estar secos e dobrados; As latinhas de alumínio devem ser amassadas para ocuparem menos espaço; Embalar em sacos e levar um pouquinho para o local de recebimento; Depositar os materiais nos latões da Coleta Seletiva.

27 Planejamento para Implantação de um Programa de Coleta Seletiva DEFINIRVERIFICAR  Materiais que serão separados  Quais os materiais produzidos e jogados fora em maior quantidade;  Destino do material (venda, troca, doação, reaproveitamento e reciclagem) ‏  Quem compra e/ ou recolhe materiais recicláveis;  Que material será comprado e/ ou recolhido e como deverá ser entregue (freqüência).  Local adequado para armazenamento.  Local limpo, protegido do tempo, de roedores e insetos, onde cada material ficará guardado em sacos plásticos fechados, em fardos ou empilhados.  Tipo de recipientes coletores que serão usados.  Os tipos de recipientes coletores que estão disponíveis ou podem ser obtidos.  Como separar os materiais  Que materiais serão separados;  Podem ser usados dois coletores (um para material reciclável e outro para não reciclável) ou um para cada tipo de material selecionado: vidro, plástico, papel, metal.  Os responsáveis pela coleta  Poderá ser formada uma coordenação com representantes de cada setor;  Poderá ser um funcionário responsável pela limpeza ou pessoas voluntárias.

28  Papel de Computador  Jornal  Saco de Papel  Papel de Escritório  Revista  Impresso  Papel Branco  Papel Misto  Papelão  Embalagem Longa Vida  Carbono  Celofane  Parafinado (Fax)  Metalizado  Laminado  Higiênico  Guardanapo Sujo  Vegetal  Siliconizado RECICLAGEM DE PAPEL

29  Embalagem de Alimentos  Embalagem de Produto Beleza  Embalagem de Produto Limpeza  Tampas de Plástico  Brinquedos  Peças Plásticas  Espuma  Celofane  Fralda Descartável  Adesivo  Embalagem Siliconizada RECICLAGEM DE PLÁSTICO

30  Lata Bebida/Comida  Bandeja/Panela  Ferragem  Grampo  Fios Elétricos  Chapas  Lata Produtos de Limpeza  Alumínio  Embalagem Marmitex  Cobre  Aço  Pilhas Normais  Pilhas Alcalinas  Baterias (Processo de Reciclagem Especial) ‏

31  Copo  Frascos  Garrafas  Vidros Coloridos  Jarras  Lâmpada (Processo de Reciclagem Especial) ‏  Vidro Automóvel  Pirex  Espelho  Tubo de TV  Óculos  Cristais RECICLAGEM DE VIDRO

32 MATERIALTEMPO  VIDRO 04 MIL ANOS 04 MIL ANOS  PLÁSTICO 100 ANOS 100 ANOS  PAPEL 06 MESES 06 MESES  LATAS 10 ANOS 10 ANOS  CHICLETES 5 ANOS 5 ANOS  CIGARROS 01 a 02 ANOS 01 a 02 ANOS QUANTO TEMPO LEVA PARA SE DECOMPOR NO MEIO AMBIENTE...

33 Entidades que recebem Material Reciclável em Fortaleza  Sociedade de reciclagem do lixo do Pirambu – SOCRELP Rua: São Serafim, nº 8 – Pirambu Telefone: (085)3283.5014  Usina de reciclagem do Jangurussu Estrada do Itaperí, s/n (no antigo lixão) ‏ Telefone:(085)3219.1221  Movimento Emaús Rua Tomás Gonzaga, 226 – Cristo Redentor Telefone: (085)3286.5180  Instituto do Câncer do Ceará Rua: Papi Júnior, 1.222 Rodolfo Teófilo Telefone: (085)3288.4400  Projeto Reciclando Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo Av. Plácido Castelo, s/n Bairro Tancredo Neves Telefone: (085) 3131.6558

34 COLETA SELETIVA É mais que um PROJETO, é uma ROTINA a ser HABITUADA.

35 ORGANIZAÇÃO Identificar tipo de material; Depositá-los em seus respectivos coletores.

36 HIGIENE Tratar o material como se você mesmo fosse reutilizá-lo. EDUCAÇÃO Saiba educar sua mente, lugar de lixo é no coletor de lixo.

37 HÁBITO Não só no trabalho, mas também em sua casa, ou em qualquer lugar.

38 ROTINA A Coleta Seletiva deve ser tratada como uma rotina, relacionada a vida, pois não é um projeto que tem começo, meio e fim, e sim uma relação “HOMEM X TRABALHO”. ECONOMIA A intenção da Coleta Seletiva não é somente manter o ambiente limpo e organizado, mas também o despertar da consciência ambiental do ser humano para “ELIMINAR OS DESPERDÍCIOS”.

39 VOCÊ SABIA QUE...  Cada Quilo de Vidro Usado  Cada Quilo de Vidro Usado Transforma-se em 1 Quilo de Vidro Novo. 50 Quilos de Papel Reciclado Corte de 1 Árvore Adulta.  Cada 50 Quilos de Papel Reciclado Poupa o Corte de 1 Árvore Adulta.

40 VOCÊ SABIA QUE... VOCÊ SABIA QUE... 1 Tonelada de Alumínio Reciclado se1 Tonelada de Alumínio Reciclado se Transforma em 1 Tonelada de Alumínio Novo1 Tonelada de Alumínio Novo, e Economiza a Extração de 5 Toneladas de Minério5 Toneladas de Minério Bauxita. Plástico além serem práticos, são totalmente recicláveis.Plástico além serem práticos, são totalmente recicláveis.

41  Cerca de 99% de todas as latinhas de alumínio utilizadas no Brasil são recicladas.  O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo.  De tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico.  A Europa recicla mais de 30% de seu lixo e o Japão alcança o índice de 50%.  O Brasil é o País que mais recicla Latas de Alumínio no mundo.

42 As mãos da SEMACE também separam o papel reciclável Mãos que criam... Mãos que projetam... Mãos que cuidam... Mãos que reinventam os sonhos, que renovam a vida...

43 COMPRE ESSA IDÉIA... SUA COLABORAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA:  COLETA SELETIVA NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS; PÚBLICOS;  FUTURO;  MEIO AMBIENTE.

44

45 A Educação deve formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se resgate o ambiente limpo, saudável e equilibrado para todos. EDUCAÇÃO

46 “Embora... VOLTAR ATRÁS ninguém possa VOLTAR ATRÁS e fazer um NOVO COMEÇO, qualquer um pode COMEÇAR AGORA e fazer um NOVO FIM.” CHICO XAVIER


Carregar ppt "Palestrante: Eulália Aragão. EXISTEM HOJE NO MUNDO MUITAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM E GRANDE PARTE VEM DO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google