A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Graciliano Ramos.  Publicado em 1938;  13 capítulos;  Pertence a segunda Fase modernista, conhecida como regionalista;  Originalmente se chamaria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Graciliano Ramos.  Publicado em 1938;  13 capítulos;  Pertence a segunda Fase modernista, conhecida como regionalista;  Originalmente se chamaria."— Transcrição da apresentação:

1 Graciliano Ramos

2  Publicado em 1938;  13 capítulos;  Pertence a segunda Fase modernista, conhecida como regionalista;  Originalmente se chamaria “ O mundo coberto de penas”.  Crítica Social;

3  A obra é narrada em terceira pessoa;  Discurso indireto livre;  Sinhá Viória desejava possuir uma cama igual à do seu Tomás da bolandeira. Doidice.não dizia nada para não contrariá-la, mas sabia que era doidice. Cambembes podiam ter luxo? E estavam ali de passagem. Qualquer dia o patrão os botaria fora, e ele ganhariam o mundo, sem rumo, nem teriam medo de conduzir os cacarecos. (Graciliano Ramos

4  Espaço físico;  Sertão nordestino; Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. [...] ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala. (Graciliano Ramos, p. 09). [...] Encolhido no banco do copiar, Fabiano espiava a catinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. (Graciliano Ramos, p.117)

5  Não –linear;  Valorização do psicológico em detrimento do cronológico;  [...] Sinhá Vitória, queimando o assento no chão, as mãos cruzadas segurando os joelhos ossudos, pensava em acontecimentos antigos que não se relacionavam: festas de casamento, vaquejadas, novenas, tudo numa confusão. (Graciliano Ramos, p.11)

6  Principais: Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais velho, menino mais novo, baleia;  Protagonista: Fabiano  Antagonista: Soldado amarelo.  Secundários: Dono da fazenda, Tomás da Bolandeira, fiscal da prefeitura;

7  Animalização do homem  Vivia longe dos homens, só se dava bem com os animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. [...] Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopéias. (Graciliano Ramos, p. 20)  Humanização do animal  O menino continuava a abraçá-la. E Baleia encolhia-se para não magoá-lo, sofria a carícia excessiva. O cheiro dele era bom, mas estva misturado com emanações que vinham da cozinha. [...]. (Graciliano Ramos, p. 61)

8 “Escrevi um conto sobre a morte duma cachorra, um troço difícil, como você vê:procurei adivinhar o que se passa na alma duma cachorra. Será que há mesmo alma em cachorro? Não me importo. O meu bicho morre desejando acordar num mundo cheio de preás. Exatamente o que todos nós desejamos. (...) no fundo todos somos como minha cachorra Baleia e esperamos preás. É a quarta história feita aqui na pensão. Nenhuma delas têm movimentos, há indivíduos parados. Tento saber o que eles têm por dentro. Quando se trata de bípedes, nem por isso, embora certos bípedes sejam ocos; mas estudar o interior duma cachorra é realmente uma dificuldade quase tão grande quanto sondar o espírito dum literato alagoano. Referindo-me a animais de dois pés, jogo com as mãos deles, com os ouvidos, com os olhos. Agora é diferente. O mundo exterior revela-se a minha Baleia por intermédio do olfato, e eu sou um bicho de péssimo faro. Enfim parece que o conto está bom, você há de vê-lo qualquer dia no jornal.” CARTA DATADA DE 7 DE MAIO DE 1937, ESCRITA POR GRACILIANO RAMOS, DO RIO DE JANEIRO, PARA SUA ESPOSA HELOÍSA RAMOS QUE SE ENCONTRAVA EM ALAGOAS.


Carregar ppt "Graciliano Ramos.  Publicado em 1938;  13 capítulos;  Pertence a segunda Fase modernista, conhecida como regionalista;  Originalmente se chamaria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google