A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crônica Narrativa 9º. ANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crônica Narrativa 9º. ANO"— Transcrição da apresentação:

1 Crônica Narrativa 9º. ANO
PROFA. Mirelli Assencio

2 Gênero textual crônica
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Gênero textual crônica A crônica é o registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, ou seja, com sentido conotativo ou figurado, havendo uma relação com a ideia de tempo. Sua origem é grega, ela vem de chronos (tempo). É o único gênero literário produzido principalmente para ser veiculado na imprensa, em páginas de uma revista, ou em um jornal.  Há semelhanças entre a crônica e o texto apenas informativo, porém a crônica contém elementos como ficção, fantasia e criticismo, já o texto informativo não.

3 Há diversos tipos de crônica; mas a ênfase agora é:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Há diversos tipos de crônica; mas a ênfase agora é:  crônica narrativa Conta episódios com muita ação, poucas personagens e um desfecho imprevisível. Pode apresentar teor anedótico, crítico ou lírico; é interessante quando a crônica apresenta um fundo moral.

4 Características do gênero crônica:
LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Características do gênero crônica: relacionado à vida cotidiana;  apresenta uma narrativa informal, familiar, intimista;  Linguagem mais despojada;  sensibilidade no contato com a realidade;  síntese;  uso do fato como meio ou pretexto para o que o cronista inicie sua história;  um pouco de lirismo ou subjetividade;

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião  leveza, apresenta coisas sérias por meio de uma linguagem descontraída;  uso do humor;  brevidade: apresenta um fato moderno que está sujeito à rápida transformação e à velocidade ou aspecto passageiro da vida moderna;

6 LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião A crônica conta ou comenta um fato do cotidiano, utilizando-se de personagens, enredo, espaço, tempo. Pode ser narrada em 1ª ou 3ª pessoa, sendo, geralmente, 1ª pessoa, pois o cronista passa suas impressões sobre o fato do cotidiano. A crônica narrativa inicia-se com uma observação de um fato da realidade cotidiana. As partes da narrativa (início, complicação, clímax e desfecho) são reduzidas, pois trata-se de um texto curto. Há ênfase no conflito e no clímax. Não há muita marcação temporal, pois trata-se de uma história atual, os verbos devem ser usados no pretérito (um passado recente) e a crônica pode ser narrada em 1ª ou terceira pessoa, sendo, geralmente, 1ª pessoa pois o cronista passa suas impressões sobre o fato do cotidiano.

7 Proposta de redação Leia todos os slides atentando-se para entender e aplicar no seu texto as características do gênero “CRÔNICA NARRATIVA” Elabore uma crônica atentando-se para a proposta: As quatro definições abaixo (aparentemente contraditórias) do amor foram proferidas por Riobaldo, narrador do monumental “Grandes Sertões: Veredas” escrito por João Guimarães Rosa. Elabore uma crônica narrativa que tenha UMA das definições de amor como fundo moral para a sua história. Não se esqueça de identificar na primeira linha da folha de redação, qual máxima foi escolhida. 1.“O amor, já de si, é um arrependimento.” 2.“Todo amor não é uma espécie de comparação?” 3.“O amor? Pássaro que põe ovos de ferro.” 4.“Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.”

8 Orientações Para elaborar sua crônica leia todos os slides e considere as características desse tipo de texto. O foco narrativo da sua história pode ser 1ª ou 3ª pessoa. A sua história deve ser desenvolvida em torno de uma das frases de Guimarães Rosa. Máximo 30 linhas, mínimo 20. A versão final deve ser entregue na terça feira (09/05/17), à caneta. Capriche na letra, na paragrafação e no alinhamento.


Carregar ppt "Crônica Narrativa 9º. ANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google