Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
Publicouluciana lu Alterado mais de 7 anos atrás
1
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES
2
Estabelece parâmetros para a matriz de OCC Parágrafo 2º do artigo 4º ◦ Os parâmetros a serem definidos pela comissão paritária MEC/Andifes levarão em consideração entre outros critérios, ◦ VI - Os resultados da avaliação pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES;
3
Instituiu o Sinaes Componentes ◦ Avaliação Institucional ◦ Avaliação de Cursos ◦ Avaliação de Estudantes
4
Art. 2º O Sinaes, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes deverá assegurar Avaliação institucional interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das IES e de seus cursos; Caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos; Respeito à identidade e à diversidade de instituições e cursos
5
Autoavaliação (CPA) Avaliação Externa (Comissões INEP/MEC)
6
Capítulo V regula o ciclo avaliativo do Sinaes Artigo 33-B: Indicadores de qualidade da educação superior Conceito ENADE CPC (Conceito Preliminar de Curso) IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) Artigo 33-C: Conceitos de avaliação ◦ Conceito de Curso (CC) ◦ Conceito de Instituição (CI)
7
Indicadores de qualidade
8
Realização anual, aplicando-se aos estudantes de cada área, por triênios, em ciclos avaliativos; Para o cálculo do conceito do ENADE é considerado apenas o desempenho dos alunos concluintes e os ingressantes devem ser apenas inscritos; Conceito ENADE Média ponderada da nota padronizada dos concluintes na formação geral (25%) e no componente específico (75%).
9
Cálculo anual, com base nos insumos Total de professores Doutores (NPD) – peso 20% Total de professores Mestres (NPM) ) – peso 5% Total de professores com Dedicação Integral ou Parcial (NPR) – peso 5% Infraestrutura (NF) – peso 5% Organização Didático-Pedagógica (NO) – peso 5% Nota dos Concluintes no Enade (NC) – peso 15% Nota dos Ingressantes (NI) – peso 15% Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) – peso 30%
10
Fontes dos Insumos Censo da Educação Superior: docentes Questionário ENADE: Infraestrutura (NF) e Organização Didático-Pedagógica (NO) ENADE e ENEM: Nota dos Concluintes (NC) e Nota dos Ingressantes (NI) Censo, Questionário ENADE, ENADE, Questionário ENEM e resultados ENEM: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
11
Cálculo anual com base nos insumos ◦ Média dos CPCs dos cursos da instituição avaliados no ano do cálculo e dos avaliados nos dois anos anteriores (G) Ponderação: número de matrículas em cada um dos cursos (TG) ◦ Médias dos conceitos CAPES da avaliação dos cursos de mestrado e doutorado na última avaliação trienal, convertida para escala compatível (M e D) Ponderação: número de matrículas em cada um dos programas (TME e TDE) em termos de graduando equivalente Fonte para matrículas: Censo da Educação Superior e CAPES
12
O resultado do cálculo é arredondado na segunda casa decimal. Divulgado em escala contínua de 0 a 500, por faixas de 0 a 5.
13
Nem todos os cursos participam do ENADE Ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais ou especificidade do curso Decisão da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES): exclusão de alguns cursos com menor número de concluintes
14
Insumos Infraestrutura e Organização Didático- Pedagógica Refletem percepção subjetiva do estudante na resposta ao questionário ENADE 2011: preenchimento do questionário é obrigatório e antecede a consulta ao local de prova
15
Instituição em expansão na pós-graduação Cursos novos, conceito 3, com poucos alunos matriculados Pode ter repercussão negativa no IGC da IES
16
Conceito de Avaliação
17
1. Missão e PDI 2. Políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão 3. Responsabilidade social da IES 4. Comunicação com a sociedade 5. Políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e técnico- administrativo 6. Organização de gestão da IES 7. Infraestrutura física 8. Planejamento de avaliação 9. Políticas de atendimento aos estudantes 10. Sustentabilidade financeira Dimensões da Avaliação Institucional Interna e Externa
18
Fonte ◦ NUNES, Edson et al. Doc. Trab. n° 90 - Recredenciamento de Universidades: conclusões preliminares, soluções recomendadas e dilemas regulatórios para o processo deliberativo do CNE. Outubro de 2010, atualizado em setembro de 2012. Disponível em http://www.observatoriouniversitario.org.br. Acesso em 03 set 2012 http://www.observatoriouniversitario.org.br Total universidades federais avaliadas – 39 Total universidades privadas avaliadas – 70
19
Dimensões Conceitos 12345678910Total 1 200 11 01310 9 2 1124 182 1111884 79 3 181412 15 2111 1715 146 4 715 516 14116 16 116 5 188 35 35124 40 IFES 39
20
Indicadores avaliados Articulação entre PDI e PPI ◦ Nas políticas de ensino ◦ Nas políticas de pesquisa ◦ Nas políticas de extensão ◦ Nas políticas de gestão acadêmica Aderência do PDI com a realidade institucional ◦ Coerência das propostas do PDI com a realidade institucional e cumprimento do cronograma ◦ Utilização do PDI como referência para programas e projetos Articulação entre PDI e a Avaliação Institucional ◦ Articulação entre o PDI e a Autoavaliação ◦ Articulação entre o PDI e as Avaliações Externas Peso da dimensão na avaliação: 5%
22
Indicadores avaliados PPI: ensino de graduação ◦ Políticas institucionais para a graduação e formas de sua operacionalização ◦ Articulação entre o Projeto Pedagógico Institucional e os Projetos Pedagógicos dos Cursos PPI: especialização e educação continuada ◦ Políticas institucionais para a pós-graduação lato sensu e formas de sua operacionalização ◦ Vinculação da especialização com a formação e com as demandas regionais Peso da dimensão na avaliação: 35%
23
Indicadores avaliados PPI: programas de pós-graduação stricto sensu ◦ Políticas institucionais para a pós-graduação stricto sensu e formas de sua operacionalização ◦ Atuação e recursos do órgão coordenador das atividades e políticas de pós-graduação stricto sensu PPI: pesquisa ◦ Políticas institucionais de práticas de investigação, iniciação científica, de pesquisa e formas de sua operacionalização ◦ Participação dos corpos docente e discente (envolvimento e recursos) Peso da dimensão na avaliação: 35%
24
Indicadores avaliados PPI: extensão ◦ Políticas institucionais de extensão e formas de sua operacionalização ◦ Vinculação das atividades de extensão com a formação e sua relevância com o entorno Peso da dimensão na avaliação: 35%
26
Indicadores avaliados ◦ Nas políticas institucionais Compromisso da IES com os programas de inclusão social, ação afirmativa e inclusão digital Relações com o setor público, produtivo e mercado de trabalho ◦ Nas atividades de ensino, pesquisa e extensão Responsabilidade social no ensino Responsabilidade social na pesquisa Responsabilidade social na extensão Peso da dimensão na avaliação: 10%
28
Indicadores avaliados ◦ Comunicação interna Canais de comunicação e sistemas de informação Ouvidoria ◦ Comunicação externa Canais de comunicação e sistemas de informação Imagem pública da IES Peso da dimensão na avaliação: 5%
30
Indicadores avaliados ◦ Perfil docente Titulação Publicação e produções ◦ Condições institucionais para os docentes Regime de trabalho Plano de carreira Políticas de capacitação e de acompanhamento do trabalho docente e formas de sua operacionalização ◦ Corpo técnico-administrativo e suas condições institucionais Perfil técnico-administrativo (formação e experiência) Plano de carreira e capacitação do corpo técnico-administrativo ◦ Peso da dimensão na avaliação: 20%
32
Indicadores avaliados ◦ Administração institucional Gestão institucional Sistemas e recursos de informação, comunicação e recuperação de normas acadêmicas ◦ Estrutura de órgãos colegiados Funcionamento, representação e autonomia do Conselho Superior ou equivalente Funcionamento, representação e autonomia do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ou equivalente Funcionamento, representação e autonomia do Conselho Consultivo ou equivalente Peso da dimensão na avaliação: 5%
34
Indicadores avaliados ◦ Instalações gerais: espaço físico Instalações gerais Instalações acadêmico-administrativas (direção, coordenação, docentes, secretaria, tesouraria, etc) Condições de acesso para portadores de necessidades especiais ◦ Instalações gerais: equipamentos Acesso a equipamentos de informática, recursos audiovisuais, multimídia, internet e intranet Plano de expansão e atualização dos softwares e equipamentos ◦ Instalações gerais: serviços Manutenção e conservação das instalações físicas Manutenção e conservação dos equipamentos Apoio logístico para as atividades acadêmicas ◦ Peso da dimensão na avaliação: 10%
35
Indicadores avaliados ◦ Biblioteca: espaço físico e acervo Instalações para o acervo, estudos individuais e em grupo Informatização Políticas institucionais de aquisição, expansão e atualização do acervo e formas de sua operacionalização ◦ Biblioteca: serviços Serviços (condições, abrangência e qualidade) Recursos humanos ◦ Peso da dimensão na avaliação: 10%
36
Indicadores avaliados ◦ Laboratórios e instalações específicas: espaço físico, equipamentos e serviços Políticas de conservação e/ou expansão do espaço físico, normas de segurança e formas de sua operacionalização Políticas de aquisição, atualização e manutenção dos equipamentos e formas de sua operacionalização Políticas de contratação e de qualificação do pessoal técnico e formas de sua operacionalização ◦ Peso da dimensão na avaliação: 10%
38
Indicadores avaliados ◦ Autoavaliação Participação da comunidade acadêmica, divulgação e análise dos resultados Ações acadêmico-administrativas em função dos resultados da avaliação ◦ Avaliações externas Ações acadêmico-administrativas em função dos resultados das avaliações do MEC Articulação entre os resultados das avaliações externas e os da autoavaliação Peso da dimensão na avaliação: 5%
40
Indicadores avaliados ◦ Programa de apoio ao desenvolvimento acadêmico do discente Programas de apoio ao discente Realização de eventos científicos, culturais, técnicos e artísticos ◦ Condições institucionais para os discentes Facilidade de acesso aos dados e registros acadêmicos Apoio à participação em eventos, divulgação de trabalhos e produção discente Bolsas acadêmicas Apoio e incentivo à organização dos estudantes ◦ Egressos Política de acompanhamento do egresso Programas de educação continuada voltados para o egresso Peso da dimensão na avaliação: 5%
42
Indicadores avaliados ◦ Captação e alocação de recursos Compatibilidade entre a proposta de desenvolvimento da IES e o orçamento previsto Alocação de recursos para manutenção das instalações e atualização de equipamentos e materiais Alocação de recursos para a capacitação de pessoal docente e técnico-administrativo ◦ Aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão Compatibilidade entre o ensino e as verbas e os recursos disponíveis Compatibilidade entre a pesquisa e as verbas e os recursos disponíveis Compatibilidade entre a extensão e as verbas e os recursos disponíveis ◦ Peso da dimensão na avaliação: 5%
44
IGCFederaisPrivadas 1-- 2-3 3861 4236 58- 4 e 579%9% CIFederaisPrivadas 1-- 223 31936 41526 535 4 e 546%44% Avaliações 2008/2009/ 2010, conforme Estatísticas IGC 2010 site INEP
46
Periodicidade anual da autoavaliação Autoavaliação conduzida pelas CPAs ◦ Limitações da condição de comissão Sinaes supõe interação entre autoavaliação e avaliação externa ◦ Comissão de avaliação externa considera relatório de autoavaliação?
47
Ponderações Composição das comissões de avaliação externa Desconhecimento estrutura IFES Relação entre avaliadores de IES privadas e públicas Art. 69-C da Portaria Normativa 40 prorroga ato avaliativo expedido a partir de 2009, se IGC for satisfatório no ciclo 2010-2012
48
CI é conceito de avaliação e não indicador de qualidade Qual o significado desta distinção? CI encontrado no eMEC tem significados distintos 11 IES com CI mas sem avaliação: 3 federais e 8 privadas
49
Ponderações Portaria 1006/2012 institui o Programa de Aprimoramento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Pares) Aprimorar os instrumentos normativos e organizacionais necessários ao efetivo exercício das atribuições de regulação e supervisão Vinculado ao gabinete do secretário da SERES Conselho Consultivo inclui representantes das IFES
50
Ponderações PL 4372/2012 cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES) Supervisionar e avaliar as instituições de educação superior no sistema federal de ensino Incorpora funções da SERES e do INEP Conaes passa a ser presidida pelo representante do INSAES
51
Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.