A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANA BEATRIZ CICLEIDE DA SILVA DAINEL CARDOSO ERIVALDO FÁBIA MACIELIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANA BEATRIZ CICLEIDE DA SILVA DAINEL CARDOSO ERIVALDO FÁBIA MACIELIA."— Transcrição da apresentação:

1 ANA BEATRIZ CICLEIDE DA SILVA DAINEL CARDOSO ERIVALDO FÁBIA MACIELIA

2 Gastar ou Investir? Tanto as pessoas quanto as empresas têm de saber o que fazer com seu dinheiro. Ele pode ser imediatamente gasto ou pode ser economizado. Mais é possível fazer os dois juntos, gastar uma parte e economizar outra.

3 Quem possui o dinheiro é quem decide se vai consumir (gastar) ou investir. Você prefere receber 10.000 hoje ou 10.200 daqui um mês? Você prefere receber 10.000 hoje ou 1.158.887,35 daqui 20 anos?

4 Para responder a essas perguntas utilizaremos uma taxa de juros de 2% a.m, onde: VF = VP * (1+i) n VF = valor Futuro VP = Valor Presente i = Taxa de Juros n = Período de tempo

5 VF = VP * (1+i) n VF = 10.000 * (1+0,02) 1 VF = 10.200,00 VF = VP * (1+i) n VF = 10.000 * (1+0,02) 20*12 VF = 1.158.887,35

6 Parece um bom negócio receber o dinheiro no futuro, mais é claro que devemos considerar alguns fatores:  Caso você tenha alguma dívida com juros elevados, é melhor pegar o dinheiro para pagar esta dívida;  Você pode ter algo muito importante para fazer com o dinheiro hoje... Veja o caso extremo do brasileiro Eduardo Saverin que investiu 10.000 dólares no início do Facebook e ficou bilionário;

7  Vinte anos é muito tempo e você pode nem está vivo;  Ver se o investimento vai cobrir a inflação esperada, o juro real e o risco desse investimento, etc. É importante notar que, como o dinheiro perde seu valor ao longo do tempo, os juros são a forma de garantir que o valor financeiro disponível hoje seja equivalente ao que teremos no futuro. É um custo de oportunidade, desistir de um ganho certo hoje para trocá-lo por um ganho futuro.

8 Inflação

9 O que é Inflação ?

10 Imagine que você guardou 100 reias em uma gaveta e que depois de um ano você voltou lá na gaveta e pegou esse dinheiro. Nesse período de um ano a inflação aumentou em 40%. O que isso quer dizer? - Produtos de serviços estão 40% mais caro - O Seu dinheiro está valendo 40 % a menos

11 Como surge a inflação? - Dinheiro - Consumo

12 Dinheiro Quando o dinheiro circula com velocidade = Incentivo a produzir riqueza. Mas e se o Governo produzisse mais dinheiro?

13 Na Prática Se você visse que todo mundo tem mais dinheiro, a consequência disso seria aumentar o valor do seu serviço. O Governo não pode aumentar o número de dinheiro em circulação pois assim em consequência disso teria um aumento no preço de produtos e serviços, afinal o dinheiro também é uma mercadoria e quanto maior a quantidade menor o valor.

14 Consumo O excesso de consumo também provoca inflação, pois os produtos tornam-se escassos ocasionando aumento de seus preços. Na Prática Se uma fábrica de carro começasse a vender carros em grande quantidade em consequência disso a fábrica ficaria sem estoque, mão de obra, etc. Com isso os carros começariam a faltar no mercado.

15 Risco e Liquidez Risco Em finanças, toda vez que se fala no futuro, existe um risco. Associado de desconhecimento do que pode ocorrer. Existem vários tipos de risco, como: risco de falência de uma empresa; risco inflacionário; risco de troca de governo e mudança na política econômica; risco de crise financeira mundial e consequente queda nas vendas etc.

16 Dessa forma, toda empresa ou investidor que entrega um determinado valor hoje num investimento e espera receber um valor maior no futuro, só o faz quando é recompensado pelo risco que está assumindo.

17 O risco, no mercado financeiro, pode ser conceitualmente dividido em dois tipos básicos: 1) Risco diversificável: também conhecido por risco não- sistemático; 2) Risco não diversificável: também conhecido por risco sistemático.

18 Preferência pela liquidez Preferência pela liquidez, em finanças, é o grau de facilidade para converter bens em dinheiro. Dessa forma, toda empresa ou investidor prefere manter dinheiro em caixa para emergências. Para abrir mão da liquidez, a empresa ou investidor exige uma recompensa por isso.

19 John Maynard Keynes (1883-1946) foi um economista britânico que teorizou ideias ainda muito influentes nos setores acadêmicos e na política econômica dos governos. A "Preferência pela liquidez" é uma teoria sobre a razão pela qual os indivíduos guardam dinheiro em papel.

20 A teoria afirma que as pessoas preferem a liquidez a outros investimentos por três razões específicas. O motivo transação; O motivo precaução; O motivo especulação.

21 REGIME DA CAIXA No regime de caixa os valores são classificados pela data de vencimento ou pagamento, ou seja, neste conceito o que importa é quando a empresa vai pagar ou receber uma conta, e não quando a venda ou a despesa foi gerada. ENTRADA – SAIDA = SUPERÁVIT OU DÉFICIT

22 REGIME DE COMPETÊNCIA No regime de competência não importa quando vence ou quando é baixada a conta a pagar ou a receber, neste conceito o importante é a data em que a receita ou despesa é faturada, independentemente de quando ela vai ser liquidada. RECEITAS – DESPESAS = LUCRO OU PREJUÍZO

23 Analise do Fluxo de caixa da Empresa. Depreciação A depreciação indica o quanto do valor de um ativo foi utilizado. Para fins tributários, as empresas podem deduzir o custo dos ativos tangíveis que compram como despesas de negócio, no entanto, as empresas devem depreciar estes ativos de acordo com as regras da Receita Federal sobre como e quando a dedução pode ser tomada com base no que o ativo é e quanto tempo vai durar.

24 Tabela da Receita Federal para bens depreciáveis das Empresas. Bens DepreciáveisTaxa AnualAnos de Vida ùtil Edifícios4%25 Máquinas e Equipamentos10%10 Instalações10%10 Móveis e Utensílios10%10 Veículos20%5 Computadores e Periféricos 20%5

25 Veiculo = Depreciação Linear em 5 anos. Isto significa que a cada ano você poderá abater da base tributável 20 % do valor contábil deste veiculo. Então em 5 anos você terá abatido da base tributável 5 x 20 % = 100 % do valor do veiculo. Terrenos não são depreciáveis. E imóveis construídos sobre estes terrenos são sim depreciáveis, porem, não são 100% depreciáveis. O governo permite um determinado percentual de depreciação.

26 Referências GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 7 ed. São Paulo: Harbra. 2002. GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10 ed. São Paulo: Harbra. 2015. acesso em 06/10/20105. acesso em 08/10/2015.


Carregar ppt "ANA BEATRIZ CICLEIDE DA SILVA DAINEL CARDOSO ERIVALDO FÁBIA MACIELIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google