Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Antonieta Pacheco Campos Alterado mais de 8 anos atrás
1
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 4 RESULTADO: RECEITAS E DESPESAS + OUTROS CONCEITOS E REGIMES DE CONTABILIZAÇÃO (caixa e competência) Profª: Carlas C Ferreira
2
Resultado de uma entidade, também chamado de rédito, é o valor resultante do confronto entre o total de receitas e despesas obtidas pela entidade em um determinado período. Se o resultado for positivo, será chamado de lucro, ou seja, a entidade teve mais receita do que despesas e, caso as despesas sejam maiores do que a receita, haverá um prejuízo, ou seja, um resultado negativo. É importante destacar que o resultado sempre será calculado para um determinado período. Esse período pode ser mensal, trimestral, anual, quadrimestral, semestral, mas, normalmente, as entidades trabalham com o período anual.
3
Receitas são variações positivas do patrimônio líquido, que não decorram de valores injetados pelos sócios, ou seja, é o valor que vai aumentar o valor do patrimônio líquido da entidade. As receitas se dividem em diversas categorias. Exemplos: Receitas de vendas: também chamadas de receitas brutas. Receitas financeiras: são os rendimentos que a empresa recebe pela cessão a terceiro de uso de capitais. Exemplo: juros ativos, descontos condicionais obtidos dos fornecedores e variações monetárias ativas.
4
Despesas, ao contrário das receitas, são os valores que diminuem o patrimônio líquido, desde que não decorram de valores repassados aos sócios; por exemplo, os dividendos. A despesa pode ser ocasionada ou pela diminuição do ativo ou pelo aumento do passivo, entretanto, nem toda diminuição do ativo ou aumento do passivo irá ocasionar despesas. As despesas se classificam da seguinte forma (entre outras): Despesas com vendas: são os gastos relacionados com a comercialização e distribuição das mercadorias ou produtos.
5
Despesas financeiras: são gastos relacionados com a remuneração paga a terceiros pela utilização do capital deles. Despesas administrativas: são gastos relacionados à administração da empresa, ou seja, gastos para o funcionamento da empresa. Despesas gerais: são gastos que se relacionam tanto com as despesas administrativas quanto com as despesas de vendas.
6
Até aqui já sabemos identificar o que são bens, direitos, obrigações, receitas e despesas. Entretanto, outros conceitos merecem destaque na ciência contábil. É o caso dos gastos, dos custos, dos encargos e das perdas. Vejamos agora suas especificidades: 1) GASTO: é todo dispêndio financeiro realizado pela empresa, independente da finalidade.
7
2) CUSTOS: é um tipo de gasto, e são todos os gastos relacionados com a produção de bens e serviços pela entidade, ou seja, os custos estão relacionados com a atividade da empresa. Como exemplos de custos, tem- se: empresa comercial que revende móveis. Os custos seriam com a aquisição de mercadorias que são revendidas; empresa industrial que compra uma matéria-prima, ou produtos intermediários e os transforma em outra coisa; em uma empresa prestadora de serviço de limpeza, de custos, os valores dos produtos de limpeza utilizados na prestação de serviços.
8
em uma empresa prestadora de serviço de limpeza, de custos, os valores dos produtos de limpeza utilizados na prestação de serviços. Vale ressaltar que os custos representam uma parcela importantíssima na ciência contábil, principalmente no que diz respeito a indústrias, visto que estas transformam matéria prima em produto e necessitam da alocação de tais custos para composição de preços, por exemplo. Desta forma, a contabilidade reserva atenção especial aos custos, o que será estudado em disciplina específica ao longo do curso.
9
3) Encargos: Os encargos correspondem à perda gradual do valor do bem, normalmente, do ativo imobilizado. O encargo pode ser depreciação, amortização ou exaustão. Depreciação: é a diminuição do valor de bens tangíveis. Amortização: é a diminuição do valor de bens intangíveis. Exaustão: é a diminuição do valor de direito de exploração de minas e florestas.
10
4) Perdas: Perdas correspondem a diminuições dos valores dos patrimônios da entidade, decorrentes normalmente de eventos imprevisíveis, ou de difícil previsão. No final do exercício, normalmente no final do ano, a entidade irá zerar todas as suas contas de receita e despesas e passará esses valores para uma conta chamada Conta de Apuração do Resultado do Exercício.
11
Quando se fala em regimes de contabilização, fala-se basicamente, no momento em que a receita ou a despesa é contabilizada. Os dois principais regimes de contabilização são: regime de caixa e regime de competência. A diferença entre eles é o momento em que será registrada a receita ou a despesa. No regime de caixa, as despesas são reconhecidas quando da entrada e saída de dinheiro. Já no regime de competência, as receitas e as despesas não são registradas no momento em que elas são recebidas ou pagas, mas, sim, no momento em que elas surgem, ou seja, no momento em que ocorre o fato gerador da receita ou da despesa.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.