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Contabilidade e Custos Site: (88) ASSUNTO:

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1 Contabilidade e Custos Site: http://www.rogeanemorais.tkhttp://www.rogeanemorais.tk E-mail: discentes@yahoo.com.brdiscentes@yahoo.com.br (88)99612717 ASSUNTO: PLANO DE CONTAS

2 VOCÊ SE CONSIDERA UM BOM GESTOR?

3 Conceito Importância do Plano de Contas Plano de Contas e o Usuário da Contabilidade Plano de Contas Simplificado Adequação do Plano de Contas à Outras Atividades PLANO DE CONTAS

4 “Agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela Contabilidade dentro de determinada empresa. Portanto, o elenco de contas considerado é indispensável para os registros de todos os fatos contábeis”. (MARION, 1998:93) CONCEITO PLANO DE CONTAS

5 COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender. PLANO DE CONTAS

6 OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS Estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: a) atender às necessidades de informação da administração da empresa; b) observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”); Lei 6.404/76Lei 6.404/76 c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda. PLANO DE CONTAS

7 REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA O DELINEAMENTO DE UM PLANO DE CONTAS TAMANHO DA EMPRESA Amplitude do desdobramento das contas de uma Grande empresa diferencia-se das de uma microempresa. RAMO DE ATIVIDADE Plano de contas deve ser elaborado considerando o objetivo de cada empresa, características operacionais do seu ramo ou setor de atividade. SISTEMA CONTÁBIL Ao delinear um Plano de Contas a empresa deverá atentar-se ao tipo de sistema contábil usado, que permita as adaptações necessárias de acordo com as especificidades da empresa, contudo não deixando de observar a estrutura básica que norteia o processo contábil. INTERESSES DOS USUÁRIOS Deverá expressar o tipo de informação desejada pelos os usuários, que podem ser internos ou externos, ajustando-se portanto aos interesses dos usuários de cada organização. PLANO DE CONTAS

8 Cada empresa deve ter um Plano de Contas apropriado Um Plano de Contas deve conter somente as contas que serão movimentadas (no presente ou no futuro) Exemplos:  Estoques (empresa Industrial / Comercial) – Conta: ICMS a Recolher  IPI (empresa Industrial) - Conta: IPI a Recolher  ISS (empresa de Serviços) - Conta : ISS a Recolher INFORMAÇÕES IMPORTANTES PLANO DE CONTAS

9 Empresas:  Tamanho diferentes  Ramo de atividade diferentes  Sistemas de pagamento / recebimento específicos  Linguagens e Terminologias não necessariamente iguais Empresas distintas  Planos de Contas distintos  Diversas pessoas trabalhando  Objetivo  uma mesma cartilha, um mesmo idioma  Padronização dos Registros Contábeis  Uniformidade  (Processamento: Manual, Mecânico ou Eletrônico Característica geral:  Numerado  Codificado de forma racional IMPORTANCIA DO PLANO DE CONTAS PLANO DE CONTAS

10 O que deve conter:  Elenco de Contas e grau de detalhes  volume e natureza do negócio  Deve atender o interesse dos usuários (acionistas, gerentes,....) Exemplo:  Indústria metalúrgica  Estoques (Acabados, Elaboração, M.Prima) Gastos com pessoal detalhados por depto.  Pequena Loja  Estoques (mercadorias) Gastos com pessoal apresentados pelo total PLANO DE CONTAS E O USUÁRIO DA CONTABILIDADE PLANO DE CONTAS

11 GRAU DAS CONTAS EM UM PLANO DE CONTAS 1º GRAU – ESTRUTURA 2º GRAU – GRUPO 3º GRAU – SUBGRUPO 4º GRAU – OBJETO DO LANÇAMENTO EXEMPLO: 1. ATIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.1.1 Disponível 1.1.1.01 Caixa PLANO DE CONTAS

12 Estrutura Básica Conta (Ativo, Passivo, PL, Resultados...) Grupo de Contas (Circulante, L.P. Permanente,....) Conta do Grupo (Caixa, Fornecedores, Reservas...) PLANO DE CONTAS SIMPLIFICADO PLANO DE CONTAS

13 SIMPLIFICADO 1o. Passo: 1. CONTAS CÓDIGO Ativo 1 Passivo2 Patrimônio Líquido 3 Receitas e Deduções 4 Contas Dedutivas5 Contas  Exemplos: 1.1.1.15 4.1.4.2 5.2.3.32 Contas  Exemplos: 1.1.1.15 4.1.4.2 5.2.3.32 PLANO DE CONTAS

14 2. GRUPOS DE CONTA CÓDIGO Ativo Circulante1.1 Realizável a Longo Prazo1.2 Ativo Permanente 1.3 Passivo Circulante 2.1 Exigível a Longo Prazo2.2 PLANO DE CONTAS SIMPLIFICADO PLANO DE CONTAS

15 3. CONTAS DOS GRUPOS 1Ativo 1.1 Ativo Circulante 1.1.1 Ativo Circulante – Caixa 1.1.2 Ativo Circulante – Bancos 1.1.3 Ativo Circulante - Duplicatas a Receber 2Passivo 2.1 Passivo Circulante 2.1.1 Fornecedores 2.1.2 Impostos a Recolher......... PLANO DE CONTAS SIMPLIFICADO PLANO DE CONTAS

16 Demonstração do Resultado do Exercício Balanço Patrimonial 1. Ativo 2. Passivo 1.1 Circulante 1.1.1 Caixa 1.1.2 Bancos 1.1.3 Duplicatas a Receber 1.1.4 (-) Provisão para Devedores Duvidosos. 1.1.5 (-) Duplicatas Descontadas 1.1.6 Estoques 1.1.7 Despesas do Exercício Seguinte 1.2 Realizável a Longo Prazo 1.2.1 Empréstimos a Empresas Coligadas e Controladas 1.2.2 Empréstimos a Diretores 1.3 Permanente Investimentos 1.3.1 Aplicações em Cias. Coligadas e Controladas 1.3.2 Imóveis para Renda 1.3.3 Terrenos Imobilizado 1.3.4 Imóveis em uso 1.3.5 (-) Depreciação Acumulada de Imóveis em uso 1.3.6 Veículos 1.3.7 (-) Depreciação Acumulada de Veículos 1.3.8 Móveis e Utensílios 1.3.9 (-) Depreciação de Móveis e Utensílios Diferido 1.3.10 Gastos Pré-operacionais 1.3.11 (-) Amortização Acumulada 2.1 Circulante 2.1.1 Fornecedores 2.1.2 Impostos a Recolher 2.1.3 Salários a Pagas 2.1.4 Encargos Sociais a Recolher 2.1.5 Empréstimo a pagar 2.1.6 Contas a Pagar 2.1.7 Títulos a Pagar 2.2 Exigível a Longo Prazo 2.2.1 Financiamentos 3. Patrimônio Líquido 3.1.1 Capital 3.1.2 Lucros Acumulados 3.1.3 Reservas 4.1 Vendas Brutas 4.2 (-) Deduções 4.2.1 IPI 4.2.2 ICMS 4.2.3 ISS 4.2.4 Devoluções 4.2.5 Abatimentos 5.1 (-) Custos dos Produtos Vendidos 5.1.1 Matérias-prima 5.1.2 Mão-de-Obra Direta 5.1.3 Aluguel da Fábrica 5.1.4 Energia elétrica 5.1.5 Depreciação de Equipamentos 5.2 (-) Despesas de Vendas 5.2.1 Comissão de Vendedores 5.2.2 Propaganda 5.2.3 Salários do Pessoal de Vendas 5.2.4 Devedores Duvidosos 5.3 (-) Despesas Administrativas 5.3.1 Aluguel de Escritório 5.3.2 Honorários da Diretoria 5.3.3 Material de Escritório 5.3.4 Salário do Pessoal Administrativo 5.3.5 Encargos Sociais 5.4 (-) Despesas Financeiras 5.4.1 Juros 5.4.2 Comissão Bancária 5.4.3 Variação Cambial 5.4.4 Receita Financeira 5.5.5 Provisão para Imposto Renda 5.5.6 Participações

17 “O Plano de Contas decorre das características do Negócio” Adequação do Plano de Contas às Atividades PLANO DE CONTAS


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