A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 10 A QUALIDADE DA ÁGUA. Pressão da água Pressão da água: a pressão exercida pela água aumenta com a profundidade portanto quanto maior a profundidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 10 A QUALIDADE DA ÁGUA. Pressão da água Pressão da água: a pressão exercida pela água aumenta com a profundidade portanto quanto maior a profundidade."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 10 A QUALIDADE DA ÁGUA

2 Pressão da água Pressão da água: a pressão exercida pela água aumenta com a profundidade portanto quanto maior a profundidade (coluna d’água) maior será a pressão da água exercida nos corpos mergulhados. As barragens são mais espessa embaixo devido à pressão da água.

3 Princípio dos vasos comunicantes Princípio dos vasos comunicantes: se despejarmos água em um dos vasos comunicantes, ela vai atingir a mesma altura em todos eles; a água flui de uma vaso para o outro até que a pressão fique igual em todos, nivelando as alturas. Isso acontece seja qual fora a forma e o tamanho de cada um dos vasos.

4 Princípio dos vasos comunicantes e distribuição de água A água tratada nas estações de tratamento de água é bombeada para reservatórios localizados nos pontos mais altos das cidades e como os diversos canos formam um sistema de vasos comunicantes, a água dos reservatórios mais altos, impulsionada pela diferença de altura escoa até chegar à caixa-d’água das casas. Nas casas, a caixa d’água fica no alto para que todas as torneiras recebam água.

5 Princípio de Pascal Blaser Pascal, filósofo francês fez uma descoberta que hoje é a base do funcionamento de muitas máquinas que usamos: “a pressão exercida sobre um líquido é transmitida integralmente para todos os pontos do líquido.

6 Princípio de Pascal O aumento depressão sobre A1 será transmitido integralmente mas a força exercida em A2 será maior, porque sua área é maior. Assim funcionam os elevadores hidráulicos e os macacos hidráulicos usados em postos de combustíveis e oficinas mecânicas: usa-se ar comprimido para exercer pressão sobre o óleo em um reservatório subterrâneo e o óleo transmite a pressão para um cilindro que levanta o carro.

7 A água dissolve substâncias A água dissolve uma grande quantidade de substâncias e por isso é chamada de solvente universal. Numa solução, a água é o solvente porque dissolve. A substância que é dissolvida é o soluto. Numa solução de água e açúcar, a água e o solvente e o açúcar é o soluto.

8 Misturas homogêneas e heterogêneas

9 Água: essencial para a vida No interior dos seres vivos ocorrem diversas transformações químicas também chamadas de reações químicas e a maioria só acontece quando as substâncias são dissolvidas em água. E sem essas transformações químicas não há vida. A água: -Transporta substâncias no interior do organismo dos seres vivos: em animais as substâncias do alimento ingerido, dissolvidas na água que faz parte do sangue, são transportadas para todas as partes do corpo; -Nos animais, muita substâncias são eliminadas dissolvidas na água que compõe a urina. -Nas plantas, a água faz parte das seivas.

10 Água nos seres vivos Ser humano- cerca de 70% é água

11 Água nos seres humanos

12 Água potável É a água própria para consumo humano; deve ter certa quantidade de sais minerais.

13 Água pura - água destilada Água pura é a água sem nenhuma outra substância dissolvida. Um dos processos mais comuns usado para retirar substâncias dissolvidas na água é a destilação e a água que resulta desse processo é chamada de água destilada. A água destilada é usada na fabricação de remédios e outros produtos e nas baterias de carros. Não serve para beber porque não possui sais minerais.

14 Água mineral É a água que brota de fontes do subsolo e tem mais sais minerais no que da água que chega nas nossas casas. Algumas cidades brasileiras tornaram-se turísticas por causa de suas fontes de água mineral.

15 As estações de tratamento de água Antes de chegar à torneira das casas a água é submetida a tratamentos que eliminam as impurezas e os microrganismos prejudiciais à saúde. Primeiro a água dos mananciais, como lagos, rios, represas e lençóis subterrâneos, é levada por tubulações chamadas adutoras, para as estações de tratamento de água. Depois de purificada, a água é conduzida para os grandes reservatórios e distribuída para as casas.

16 Etapas do tratamento de água Coagulação- a água é colocada em tanques com sulfato de alumínio para facilitar o agrupamento de partículas muito finas. Nesse tanque também é acrescentada cal para diminuir a acidez da água. Floculação- nesse tanque a água é agitada e com isso as partículas de sujeira se juntam formando flocos. Decantação – nesse tanque a água fica em repouso para os flocos grandes e pesados se depositarem no fundo formando um lodo. Esse lodo acumulado é bombeado para um canal de esgoto. Filtração – a água passa por filtros formados por várias camadas de cascalho e areia. Cloração- a água recebe cloro que mata os microrganismos. Fluoretação- o flúor é adicionado para fortalecer o esmalte dos dentes e evitar as cáries.

17 Quando não há estação de tratamento de água O poço rasos obtém água a 20 metros de profundidade e deve ser construído no local mais elevado do terreno e longe de fontes de poluição e contaminação. Deve ter uma tampa impermeável que fique pelo menos as 90 cm acima do solo para impedir a entrada das águas que escorrem no solo. É preciso verificar se a água do poço não está contaminada e para isso a água deve ser analisada por um laboratório. É preciso filtrar ou ferver a água para ser bebida ou colocar produtos à base de cloro.

18 Cuidados com a água A água que foi tratada pode se contaminar nas caixas d´água das casas e por isso deve ser filtrada antes de ser usada para beber e cozinhar.

19 Economia de água

20

21 Tratamento de esgoto Toda água usada é conduzida por encanamentos que formam a rede de esgotos. Antes do esgoto ser despejado nos rios deve ser tratado para evitar a poluição e a contaminação da água por microrganismos e outros organismos causadores de doenças. Etapas do tratamento: -Grade de metal- retem o lixo que chega com o esgoto -Tanque onde terra e areia se depositam no fundo -Tanque de decantação- onde as partículas menores de depositam no fundo onde forma-se um lodo rico em matéria orgânica. Parte do lodo pode ser usado como adubo. -Biodigestor- o lodo é tratado, as bactérias fazem a decomposição da matéria orgânica do lodo e produzem o gás metano que pode ser usado como combustível -Tanque de aeração- a parte líquida do tanque de decantação vai para o tanque de aeração, onde o líquido é agitado e na presença do oxigênio, as bactérias fazem a decomposição da matéria orgânica Após o tratamento, o esgoto é despejado no rio.

22 Onde não há tratamento de esgoto Onde não há tratamento de esgoto, as fossas são uma opção.

23 Água e saúde As fezes e a urina que fazem parte do esgoto podem estar contaminadas com microrganismos ou ovos de vermes e se contaminarem a terra ou os rios, podem contaminar as hortas e transmitir doenças para as pessoas. A população deve ter acesso a água e esgoto tratados e também deve ter hábitos de higiene. A comida e a água contaminadas podem provocar diarreia e desidratação.

24 Água e saúde Algumas doenças causadas por água contaminada: Cólera Leptospirose Algumas doenças transmitidas por mosquitos que põem ovos em água parada: Zika Dengue Chikungunia


Carregar ppt "CAPÍTULO 10 A QUALIDADE DA ÁGUA. Pressão da água Pressão da água: a pressão exercida pela água aumenta com a profundidade portanto quanto maior a profundidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google