A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Metodologia de Pesquisa, Profª. Andréa Padovan Jubileu, 4º Módulo. Daiane Oliveira Lima da Silva MÉTODO PARA APERFEIÇOAR A DIGITAÇÃO EMPREGANDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Metodologia de Pesquisa, Profª. Andréa Padovan Jubileu, 4º Módulo. Daiane Oliveira Lima da Silva MÉTODO PARA APERFEIÇOAR A DIGITAÇÃO EMPREGANDO."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Metodologia de Pesquisa, Profª. Andréa Padovan Jubileu, 4º Módulo. Daiane Oliveira Lima da Silva MÉTODO PARA APERFEIÇOAR A DIGITAÇÃO EMPREGANDO O ELEMENTO MATEMÁTICO “TABUADA”

2 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA Dedicar-se a novos desafios onde o tempo de aprendizagem de cada indivíduo ocorre em tempos distintos, muitas vezes acaba em falta de motivação, o imediatismo ao qual os seres humanos são acostumados não acontece e o desanimo faz com que se perca o interesse. Para tornar o processo de aprendizagem da digitação mais desafiadora e interessante, propõe-se através desse trabalho de pesquisa unir o desenvolvimento de uma boa digitação com o auxilio da tabuada, escrevendo os números, abrangendo sua lógica e buscando fixar seus resultados.

3 Ao unir o aprendizado da técnica de digitação com a tabuada, busca-se, agilidade de digitação e aperfeiçoamento para resolver problemas matemáticos que envolvam multiplicação de forma rápida, focando no problema central e não em algo tão corriqueiro quanto o conhecimento da tabuada que deve estar automático após tanta recorrência em seu uso. A tabuada entra no ensino já nos primeiros anos de alfabetização e o conhecimento proposto permanece para vida inteira, já que contribui efetivamente para os cálculos matemáticos. O empenho trará resultados na qualidade de digitação tanto em agilidade de escrita quanto na correção de erros ao digitar, ao fixar o olhar apenas na tela o tempo de resposta de correção de erros se torna mais rápido.

4 2. OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Elaborar uma ferramenta que possa servir para o aprendizado e treinamento da datilografia. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conscientizar da importância do aprendizado na era tecnológica. - Apresentação do modelo de teclado QWERTY - Levantar softwares gratuitos para curso de digitação - Levantar vantagens proporcionadas através do curso de digitação Desenvolver um software de curso de digitação. - Levantar requisitos de software - Analisar linguagem adequada para desenvolvimento - Construção do Protótipo de interface gráfica - Codificar - Testar

5 A educação para cidadania, que é um dos grandes objetivos da educação de hoje, exige uma “apreciação” do conhecimento moderno, impregnado de ciência e tecnologia. (D´AMBRÓSIO, 2002, p. 87).................................................................. Segundo FORESTI (APUD MARASCHIN, 2006, BRUNER, 2001) Alfabetização digital é “uma aproximação das redes sociais que se constituem a partir do acoplamento com máquinas de manipulação simbólica” (MARASCHIN, 2006). Já Cultura é um conjunto de ferramentas com técnicas e procedimentos para entender seu mundo [do indivíduo] e lidar com ele [...]. É um modo de lidar com os problemas humanos: com as transações humanas de todo o tipo, representadas em símbolos (BRUNER, 2001, p. 98-99). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EM DIGITAÇÃO

6 Segundo GAIARSA 2001: Sempre que estas duas condições se reúnem, o movimento se faz fluente. Ele perde todos os degraus bruscos e passa de um extremo a outro, ou de um movimento para o contrário, absolutamente sem solavancos, sem freadas bruscas, sem acelerações de fazer “cantar” pneus! Ele sai macio. Os movimentos só se fazem macios quando dominamos completamente o esquema motor – após termos respeitado todas as indicações sensoriais proprioceptivas de seu funcionamento! É o próprio movimento quando sentido, que nos “diz” se ele está bem ou mal. Só conseguimos maciez total num movimento quando aprendemos com ele, quando o repetimos algumas vezes – algumas e não muitas; quando o repetimos algumas vezes com muita atenção e cuidado, excluindo a pouco todo o modelo visual da mente. COORDENAÇÃO MOTORA

7 Observação não-participante: o software que é o resultado esperado desse projeto passará por processo de teste, não havendo participação direta, apenas observação do uso e resultados obtidos no decorrer do treinamento, levando em conta o empenho de cada pessoa integrada ao projeto de estudo. O levantamento do resultado final do treinamento, testes de sua eficiência e grau de interesse em continuar a treinar nos próximos meses serão medidas através do questionário, utilizando questões fechadas. METODOLOGIA (MATERIAIS E MÉTODOS)

8 Os materiais necessários para desenvolvimento da pesquisa serão: Computador Processador 1.50GHZ Memória RAM mínima de 1G HD 250 Sistema Operacional Windows Banco de dados MySQL Pessoal Voluntário com nenhuma experiência previa de curso de datilografia Voluntário com conhecimentos iniciais, apenas conhecendo a digitação teoricamente sobre as regras básicas Voluntário com vontade de acelerar o tempo de respostas das questões da tabuada

9 Aplicativo com manual do sistema, e gráfico demonstrativo da evolução do usuário no decorrer de um mês, mostrar se é ou não possível aprender a digitar corretamente e fixar a tabuada ao mesmo tempo aos que estão iniciando neste aprendizado. RESULTADO ESPERADO

10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 2013 AbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez 1. Levantamento Bibliográfico XX 2. Busca de tipos de teclados X 3. Levantamento de software gratuito XX 4. Levantar requisitos de software XX 5. Analise de linguagem adequada ao desenvolvimento X 6. Construção do Protótipo X 7. Codificar XXX 8. Testar X 9. Apresentação para banca X

11


Carregar ppt "Trabalho de Metodologia de Pesquisa, Profª. Andréa Padovan Jubileu, 4º Módulo. Daiane Oliveira Lima da Silva MÉTODO PARA APERFEIÇOAR A DIGITAÇÃO EMPREGANDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google