A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina:"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina: ICCC I – Introdução à Construção Civil I Professora: Verônica Freitas Componentes do grupo : Aline Martins; Alexander Gois; Eder; Henrrique Rodr igues e Mariele P. de Camargo.

2 Introdução ao Modernismo  O Modernismo foi um movimento artístico e cultural que se iniciou na Europa devido à necessidade de se encontrar soluções para os problemas que vinham sendo gerados pelas mudanças sociais e econômicas que a Revolução Industrial causou, e logo após começou a ter seus ideais difundidos no Brasil a partir da primeira década do século XX, através de manifestos de vanguarda, principalmente em São Paulo, e da Semana da Arte Moderna, realizada em 1922.

3 MODERNISMO O movimento deu início a uma nova fase estética na qual ocorreu a integração de tendências que já vinham surgindo, fundamentadas na valorização da realidade nacional, e propondo o abandono das tradições que vinham sendo seguidas até então, tanto na literatura quanto nas artes. Apesar da grande repercussão que a arquitetura e Arte Moderna obtiveram, vale ressaltar que o Movimento Moderno não se limitou a essas duas áreas. Foi um movimento cultural global que envolvia vários aspectos, entre eles sociais, tecnológicos, econômicos e artísticos.

4 No Brasil, as primeiras obras Modernistas surgiram quando apenas se iniciava o processo de industrialização, portanto não se habilitava a solucionar necessidades sociais. No entanto, segundo Lúcio Costa, o Modernismo brasileiro justifica-se como estilo, afirmando a identidade de nossa cultura e representando o "espírito da época".

5 . No campo da arquitetura, o Modernismo foi introduzido no Brasil através da atuação e influência de arquitetos estrangeiros adeptos do movimento, embora tenham sido arquitetos brasileiros, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que mais tarde tornaram este estilo conhecido e aceito. Foi o arquiteto russo Gregori Warchavchik quem projetou a “Casa Modernista” (1929-1930), a primeira casa em estilo Moderno construída em São Paulo.

6 CASA MODERNISTA". ARQ.: GREGORI WARCHAVCHIK. 1929 - 1930.

7 Planta : Casa Modernista

8 Os arquitetos Modernistas buscavam o racionalismo e funcionalismo em seus projetos, sendo que as obras deste estilo apresentavam como características comuns formas geométricas definidas, sem ornamentos; separação entre estrutura e vedação; uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício; panos de vidro contínuos nas fachadas ao invés de janelas tradicionais; integração da arquitetura com o entorno pelo paisagismo, e com as outras artes plásticas através do emprego de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas.

9 Palácio da Alvora Palácio Gustavo Capanema - RJ

10 Azulejos decorados Panos de vidro

11 Obras de Oscar Niemeyer Que tem alguns traços mordenistas. Igreja da Pampulha Belo Horizonte 1940 Cassino da Pampulha Belo Horizonte 1940

12 Edifício Copan. Oscar Niemeyer, 1951-1966. O Edifício Copan localizado em São Paulo é a maior estrutura de concreto armado do país, sua arquitetura em forma de “S” constituiu-se em um símbolo da cidade moderna, com 115 metros de altura, repartidos em 32 andares e 120 mil m² de área construída. É dividido em seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa 5 mil residentes e mais 70 estabelecimentos comerciais na Avenida Ipiranga.

13 Edificio COPAN, Planta Tipo

14 O início dos anos 30 marca ainda o conflito entre o neo- colonial, estilo dominante na arquitetura brasileira da época e o Modernismo que começava a ganhar espaço,tendo como papel importante o Estado,para a afirmação do modernismo brasileiro.A primeira obra moderna de repercussão nacional foi o prédio do Ministério da Educação e Saúde – MES, cujo projeto foi realizado em 1936, no governo de Getúlio Vargas,por uma equipe de arquitetos: Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira e Principais Obras Modernas Brasileiras

15 Ernani Vasconcelos, liderados por Lúcio Costa Concebido de acordo com os fundamentos modernistas, tornou-se um marco para a arquitetura brasileira, representando a ruptura com as formas arquitetônicas ornamentadas com motivos historicistas e simbólicos que eram usadas na época. A imagem de modernidade e progresso que o prédio do Ministério representava, estava também vinculada aos ideais de inovação pretendidos pelo Estado Novo.

16 PRÉDIO DO MES. ARQ.: LÚCIO COSTA E EQUIPE. 1936 - 1943. 1936 - 1943.

17 Sede da ONU Nova York 1940

18 Obra de Lucio Costa Palácio Gustavo Capanema Projeto plano piloto de Brasília

19

20 REFERÊNCIAS: REFERÊNCIAS: http://g.ed.br/professores/fulvio/Arquitetura%20Brasileira/13 _Modernismo. http://archiurbe.blogspot.com.br/2010/03/Casa-Modernista- 80anos.html http://arqnobrasil.wordpress.com/240/ http://www.arquiteturamodernacapixaba.kit.net/introd-AMB.html


Carregar ppt "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google