CURA, SALVAÇÃO E SANIDADE: ASPECTOS IMPORTANTES! Psic. Roseli Kühnrich de Oliveira Lição 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURA, SALVAÇÃO E SANIDADE: ASPECTOS IMPORTANTES! Psic. Roseli Kühnrich de Oliveira Lição 4."— Transcrição da apresentação:

1 CURA, SALVAÇÃO E SANIDADE: ASPECTOS IMPORTANTES! Psic. Roseli Kühnrich de Oliveira Lição 4

2 Texto Áureo Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5.16

3 Objetivos da Lição Aspectos da dimensão emocional e espiritual da pessoa, dentro do conceito de saúde na caminhada da fé. Conhecer O privilégio de sermos criados, amados, chamados e comissionados por Deus, para uma vida plena de sentido e integridade. Perceber Comece um diário espiritual, onde possa anotar seus sentimentos e as verdadeiras motivações que o levam a pensar, dizer ou agir. Orar e procurar confessar. Praticar

4 8. Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam- se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Gn. 3. 8-10

5 9. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? 10. “E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” Gn. 3. 8-10

6 Gn. 4.6-7 6. O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? 7. Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado jaz à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.

7 15. Ana respondeu: “Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. 1 Sm 1. 15-17

8 16. Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza”. 17. Eli respondeu: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu”. 1 Sm 1. 15-17

9 INTRODUÇÃO

10 OMS saúde é um estado de completo bem- estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Cristã-bíblica “Saúde é um estado dinâmico de bem-estar do indivíduo e da sociedade; um bem-estar físico, mental, espiritual, econômico, político e social; em harmonia com os outros, com o meio ambiente e com Deus”.

11 Exige, no entanto, para sua realização e manutenção, itens como atividade, vitalidade, capacidade de reação e de identificação. Paz e integridade Bem-estar geral Shalom

12 Ser Humano Dimensão psíquica Somática Espiritual

13 Saúde, engloba as dimensões bio-psico- socio- econômicoespirituais. Cura (voltar a ter saúde) e salvação apresentam-se no NT, não por acaso, muito próximas.

14 O ser humano é salvo como um todo, não havendo dicotomia entre a “cura física” e a “cura espiritual”. O bom propósito de Deus atua na saúde da pessoa em todas as suas dimensões.

15 1 - SAÚDE EMOCIONAL

16 OMS Não existe definição “oficial” de saúde mental. Saúde emocional Equilíbrio das funções psíquicas, que gera sentimentos de bem-estar e completude.

17 É o equilíbrio emocional entre os recursos internos e as exigências externas. Acatar as exigências da vida e reagir com autonomia, criatividade e resiliência. Saber reconhecer as boas emoções e também as sombrias: Aceitar seus limites e buscar ajuda quando necessário.

18 Emoções e sentimentos se alteram no decorrer da vida. Reconhece-los é essencial para o autoconhecimento e para a conduta necessária diante das demandas. Todos sofremos algum tipo de traumatismo ao longo da vida, e alguns podem comprometer a saúde emocional. A cura começa quando desistimos da nossa onipotência e assumimos que precisamos de ajuda.

19 APLICAÇÃO Releia os versículos bíblicos sugeridos. O que se poderia dizer, diante desta conceituação, do medo e culpa de Adão, da ira e inveja de Caim, e da angústia e tristeza de Ana? Havia Shalom? Quem assumiu sua verdadeira motivação interior sem a ocultar de si e de outros?

20 2 - SANIDADE ESPIRITUAL

21 Como reagimos quando somos confrontados, desobedecidos, insultados ou adulados e aplaudidos? Emocionalmente Maduras Espiritualmente Maduras

22 Quando aceitamos Jesus nascemos de novo, contudo, continuamos sendo “gente”, em nossos aspectos físicos, emocionais... No entanto, alguns acabam demonstrando quase uma “dupla personalidade”, com uma vida de aparência cristã.

23 Estão “errando o alvo”

24 “Sombra” se refere a algo na personalidade que foi reprimido, não é visível notadamente, mas existe e aparece sob a capa das nossas boas motivações ou atitudes. Integrar a “sombra”

25 Um exemplo clássico é de Davi e de seu adultério com Bate-Seba. Conceito psicológico lado obscuro, ameaçador preferimos ignorar

26 “O bem que quero não faço, o mal que não desejo, este faço”. Todos nos deparamos com a “sombra”, como bem destacou o apóstolo Paulo. Ela revela o RX do nosso coração e da nossa natureza ambígua. Sem deixar de reconhecer que há uma constante ação diabólica pretendendo nos impulsionar para o mal!

27 Busquemos ser inteiros, reconheçamos em nós mesmos a “sombra” como parte inevitável.

28 Reconhecer Confessar Cura Maturidade Espiritual

29 Jesus, mesmo sendo Deus, fez isto e nos ensinou. Isso significa mostrar-se vulnerável. Requer coragem!

30 APLICAÇÃO Anote situações onde você tem sentido medo, tristeza, frustração, ou percebeu que tem pecado (errado o alvo). Você confessa ou pensou em confessar estes sentimentos a alguém, “para ser curado”?

31 3 - A IGREJA COMO COMUNIDADE TERAPÊUTICA

32 A Igreja é o ambiente próprio para as pessoas, ouvindo o Evangelho, experimentarem a verdadeira cura e a salvação oferecida por Cristo.

33 Mesmo a igreja sendo tão humana e falível é, um diferencial ao propiciar o lugar de culto e adoração, de crescimento, reflexão, comunhão, cuidado, orientação, apoio nas crises, etc.

34 Objetivo da igreja Desenvolver a integralidade humana

35 Busca-se Igreja Relacional Presença do Senhor esperança e encoraja- mento Resultado da ação do Espírito Santo Enchimento do Poder lá do alto (Ef 5.18)

36 APLICAÇÃO Qual a evidência da vocação terapêutica da igreja que você percebe? Quando ou com quem você dá risada e se alegra? Como você tem contribuído para o Reino de Deus? Como você tem administrado seu tempo individual, familiar e comunitário? O que pode ser melhor?

37 CONCLUSÃO - Alegria completa Só na Nova Jerusalém - Mas enquanto cidadãos deste mundo, somos chamados a nos deixarmos curar e salvar pela fé em Cristo, e também a uma ativa participação no Reino de Deus. “Crês tu nisto?

38 pedidos@editorabatistaindependente.com.br Ainda não pediu a sua RED e ou REJ do 3º trimestre de 2016?

39 Apoio Pedagógico: Igmar Freitas Gilson Silveira Suellem Spolador Presidente da EBI Elton Batista de Melo Presidente da EBI Elton Batista de Melo Jornalista Responsável Heber de Oliveira Jornalista Responsável Heber de Oliveira Revisores Teológicos José T. R. Lima Roberto M. de Castro Revisores Teológicos José T. R. Lima Roberto M. de Castro Redatores desta Edição Neuropsicopedg. Ana Maria Prata Pravato Pr. Roberto Monteiro de Castro Psic. Roseli Künhrich de Oliveira Pr. Elton Batista de Melo Pr. Paulo Cesar Cassio Demico Pr. Lars Bertil Ekströn


Carregar ppt "CURA, SALVAÇÃO E SANIDADE: ASPECTOS IMPORTANTES! Psic. Roseli Kühnrich de Oliveira Lição 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google