A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 9 - Pedro e os Gentios. Pedro não é o melhor exemplo de missionário pois negou seu Mestre três vezes; observou de longe Jesus ser preso; desejou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 9 - Pedro e os Gentios. Pedro não é o melhor exemplo de missionário pois negou seu Mestre três vezes; observou de longe Jesus ser preso; desejou."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 9 - Pedro e os Gentios

2 Pedro não é o melhor exemplo de missionário pois negou seu Mestre três vezes; observou de longe Jesus ser preso; desejou voltar a ser pescador após a morte de Jesus (Jo 21:3); sentiu inveja de João ao saber que este não seria martirizado (Jo 21:21). Pedro é um bom exemplo de missionário porque nos mostra que Deus não escolhe pessoas perfeitas para a missão mas capacita e aperfeiçoa aqueles que se dispõem ao serviço cristão. As lutas de Pedro são as nossas lutas, suas vitórias são as nossas. A transformação na vida de Pedro e dos apóstolos ocorreu dentro do cenáculo quando, durante dez dias, oraram e buscaram o poder do Espírito Santo (At 1:14). Dali, eles saíram para testemunhar às pessoas de 15 nações presentes no Pentecostes.

3 Para alguém ser salvo não basta ser piedoso e respeitar a Deus. Muitos ímpios têm esses atributos porque os princípios da lei estão gravadas em seus corações (Rm 2:14-16). Entretanto, a salvação é oferecida àqueles que aceitam Jesus como salvador. O anjo escolheu Pedro para pregar aos gentios pois: (1) ele tinha que se envolver com os gentios e deixar de ser preconceituoso; (2) a missão de evangelizar é do ser humano; (3) Cornélio devia chegar ao pleno conhecimento da verdade (1Tm 2:4). O anjo determinou que Pedro fosse até Cesareia evangelizar Cornélio e seus familiares gentílicos pois só ele tinha as chaves do reino dos céus, e o que ele ligasse na terra seria ligado no céu (Mt 16:19). Só Pedro tinha o poder para converter os gentios. 02. Por que o anjo fez questão que Pedro pregasse o evangelho a um homem piedoso e temente a Deus? Pelos atributos que tinha, Cornélio já não estava salvo?

4 Pedro colocou ordem no Concílio de Jerusalém. Havia entre os participantes grande controvérsia sobre se os gentios deveriam ser aceitos ou não como cristãos. Pedro pediu que os membros do Concílio não tratassem os gentios como animais imundos. O depoimento de Pedro no Concílio (sobre os gentios da casa de Cornélio que receberam o dom do Espírito Santo) ajudou os participantes a decidirem que os gentios, para serem cristãos, não precisavam aceitar o judaísmo nem circuncidar-se. "Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo" (At 15:28). Nos concílios e comissões da Igreja, a vontade dos participantes é respeitada por Deus, todavia, se ela estiver de acordo com Sua vontade, todos serão beneficiados. 03. Que papel fundamental Pedro exerceu no Concílio de Jerusalém em 49 dC? Que importante lição podemos extrair do que ficou decidido nesse Concílio?

5 Se os esforços forem apenas em ganhar os de fora e nada for feito para mantê-los na Igreja, muitos destes abandonarão a fé. Se os esforços forem apenas em manter os membros e nada for feito para ganhar os de fora, o mundo não será evangelizado. A igreja deve desenvolver atividades que, simultaneamente, conservem os de dentro da Igreja e traga os de fora, tais como: desbravadores; coral; esportes; pequenos grupos; escola adventista, onde podem participar membros e não membros. A ordem de Jesus é: "Ide e fazei discípulos" (Mt 28:19). Portanto, as atividades da Igreja devem ser desenvolvidas com o objetivo exclusivo de ganhar os de fora. A conservação dos membros não é uma atribuição da Igreja e sim do Espírito Santo. 04. As atividades da sua Igreja são desenvolvidas com o objetivo de ganhar os de fora ou de manter os de dentro? É bom haver o equilíbrio entre esses dois focos?

6


Carregar ppt "Lição 9 - Pedro e os Gentios. Pedro não é o melhor exemplo de missionário pois negou seu Mestre três vezes; observou de longe Jesus ser preso; desejou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google