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Faculdade de Guanambi Administração – 2º semestre Componente curricular: Microeconomia – Prof. Pablo Mendes EQUIPE: Alessandra Santana David Bonfim Elione.

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1 Faculdade de Guanambi Administração – 2º semestre Componente curricular: Microeconomia – Prof. Pablo Mendes EQUIPE: Alessandra Santana David Bonfim Elione Souza Fernanda Freitas Jucilene Lima Luciane Reis Noé Souza Valdete Oliveira

2 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO

3 O pensamento econômico passou por diversas mudanças através dos tempos:  Pré-história;  Antiguidade;  Idade média;  Idade moderna;  Idade contemporânea;  Atualidade;  Tendência futura.

4 A Economia era primitiva ou natural, limitando-se as questões da própria sobrevivência humana, através da caça, pesca e colheita, com o passado tempo a produção se tornou excedente possibilitando as trocas, dando origem ao comércio. PRÉ-HISTÓRIA

5 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO  Atividade econômica baseada na agricultura - sobrevivência e cidades.  Crise na produção de alimentos. Isso fez com que ela comprasse esses produtos no exterior e pagava com azeite e vinho.  As primeiras referências conhecidas de Economia aparecem no trabalho de Aristóteles, Platão e Xenofonte  Desenvolveu o comércio exterior  Nenhum escrito notável na área de economia, as leis da a moralidade de juros altos e o que deveria ser um lucro justo são os exemplos mais conhecidos. ROMA GRÉCIA ANTIGUIDADE

6 IDADE MÉDIA  Feudalismo  Naturalmente ocorriam as trocas.  Dominação da Igreja Regula o mercado de forma que a ética esteja sempre presente  Inicialmente a cobrança de juros era condenada Crescimento demográfico Desenvolveu as cidades e o comércio Aumento na produção

7 século X - Comércio substituindo a agricultura Surge a burguesia - grupo social ligado ao comércio Século XI - Queda feudalismo, originando as monarquias, com a união dos interesses dos REIS e da BURGUESIA A fim de tornar única as moedas, tributos, pesos, medidas e leis, que variavam de feudo para feudo, dificultando o comercio Desejavam fortalecer-se politicamente, submetendo a nobreza e limitando a atuação da Igreja.

8 Fim do FEUDALISMO e formação dos ESTADOS NACIONAIS. Ênfase no nacionalismo econômico “Vender sempre, comprar nunca ou quase nunca” Surgiu a primeira escola: o MERCANTILISMO O comércio cresceu e transformou-se um dos mais poderosos instrumentos da política econômica. IDADE MODERNA Século XVI-XVIII Estimular o comércio exterior e entesourar riquezas. O governo de um país seria mais forte e poderoso, quanto maior fosse o seu estoque de metais preciosos O governo de um país seria mais forte e poderoso, quanto maior fosse o seu estoque de metais preciosos

9 Escola Fisiocrática: Marcada pelo aparecimento de escolas do pensamento econômico Escola Fisiocrática: Liderada por François Quesnay  A terra e a natureza representam o fator econômico produtivo;  A ordem natural ou governo da natureza conduzem a vida econômica;  Só a terra tinha a capacidade de multiplicar a riqueza.. IDADE CONTEMPORÂNEA Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como: a lavoura, a pesca e a mineração

10 Escola Clássica ou Liberal: Escola Clássica ou Liberal: Liberada por Adam Smith e David Ricardo  A verdadeira fonte de riqueza é o trabalho;  A produtividade decorre da divisão do trabalho, e essa, decorre da tendência de troca, que é estimulada, pela ampliação dos mercados;  O papel do Estado na economia, deveria corresponder a proteção da sociedade e que a iniciativa individual deveria ser incentivada.

11 Escola Socialista: Escola Socialista: Liderada por Karl Marx e Frederic Engels Economistas Marxistas BURGUESIA PROLETARIADO  Apropria- se dos meios de produção  Conquistou o poder político  Vende força de trabalho  Excluída do cenário político Igualdade jurídica não era suficiente para equilibrar desigualdade econômica e social

12 1969 Prêmio Nobel de Economia e consolidou-se a importância da Teoria Econômica como corpo científico próprio. Teorias socialistas Proposta de buscar uma única classe; Melhor distribuição de recursos e riquezas; Abolição das desigualdades políticas entre as classes sociais. MAIS-VALIA Classe trabalhadora explorada pelos capitalistas.

13 ATUALIDADE Marcada pelas recomendações de John Keynes, através da “Teoria Geral do Emprego, Juros e Moeda”, que objetivou explicar as causas das variações que ocorrem na produção e no nível de emprego. As variações do sistema econômico dependem:  Da qualidade de moeda disponível no mercado;  Da preferência pela liquidez ou velocidade de troca da moeda em relação a sua garantia ou lastro (riqueza econômica existente);  Do incitamento ao investimento;  Da propensão ao consumo.

14 TENDÊNCIA FUTURA Para o futuro, espera-se um sistema econômico misto, que reúna em principio, capitalistas e socialistas. Diante dessas duas posturas econômicas ideológicas, procurar-se à estabelecer critérios em relação a: propriedade privada; função econômica do Estado e concorrência de mercado.

15 REFERÊNCIAS LANBERT, Mariana. Evolução do pensamento econômico. Disponível em:<http:http: //www.geniodalampada.com.br/index.php?view=article&catid=38%3Aeconomia &id=70%3Aevolucao-do-pensamento-economico&format=pdf&option=com_co ntent&Itemid=58ntent&Itemid=58> Acessado em 10 de novembro de 2013. ESCOSSIA, Carlos. Evolução do pensamento econômico. Disponível em: <http://http:// www.carlosescossia.com/2009/11/carlos-escossia-evolucao-do-pensamento.htm ll> Acessado em 10 de novembro de 2013. GODOI, Vanessa. Evolução do pensamento econômico. Disponível em: < http://whttp://w ww.zemoleza.com.br/carreiras/26537-a-evolucao-do-pensamento-economico.htm l#gsc.tab=0l#gsc.tab=0> Acessado em 10 de novembro de 2013. JUNIOR, Hélio Correia Lopes. Evolução do pensamento econômico. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfIfEAK/relatorio-evolucao-pensahttp://www.ebah.com.br/content/ABAAAfIfEAK/relatorio-evolucao-pensa mento-economicomento-economico> Acessado em 10 de novembro de 2013.


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