Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoão Guilherme Alencastre Vilaverde Alterado mais de 8 anos atrás
2
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros
3
OPERAÇÕES FINANCEIRAS AUTORIDADES MONETÁRIAS OBJETIVOS E METAS DA POLÍTICA ECONÔMICA.
4
O homem primitivo exercia sobre a natureza seu trabalho. - Pesca / Caça / Agricultura / ( Economia – escambo). - Como o progresso da humanidade surge então a necessidade de uma moeda. HOMOGENEA / DE FÁCIL TRANSPORTE / MEIO DE PAGAMENTO
5
Evolução / Necessidades MUDANÇAS Extensão do Comércio Estocagem de Mercadorias A necessidade das empresas remunerarem seus trabalhadores. Sistema Bancário: Juros / Empréstimos/ Economia/ Taxas/ Duplicata/cobrança.
6
SISTEMA FINANCEIRO. O Sistema Financeiro tem como principal função a intermediação da moeda entre os agentes econômicos superavitários e os agentes econômicos deficitários. Agentes Superavitários - DEPÓSITOS Agentes Deficitários - EMPRESTIMOS
7
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. São pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que possuem como principal atividade, a coleta, intermediação e aplicação da moeda.
8
MERCADO MONETÁRIO Transações econômicas pela moeda, que é um ativo pelos quais as pessoas compram e vendem bens.
9
TIPOS DE MOEDA MOEDA METALICA: Facilita as operações de menor valor. PAPEL MOEDA: Dinheiro em poder do público. MOEDA ESCRITURAL: Depósitos nos bancos comerciais.
10
Funções Moeda. Unidade representativa de valor, instrumento de troca nas relações comerciais. Expressão dos preços Padrão de pagamento na compra de bens e serviços Reserva de valor Denominador comum monetário
11
MERCADO DE CRÉDITO Onde processa-se as operações de curto e médio prazo, como financiamentos, capital de giro, consumo, habitação. O crédito é uma forma de fomentar a economia, pois é através dele que a economia é impulsionada na geração de emprego, renda, consumo das pessoas e também para financiar as atividades das empresas.
12
MERCADO DE CRÉDITO. A importância do mercado de crédito no crescimento econômico está ligado diretamente às necessidades que as pessoas físicas e jurídicas têm a curto e médio prazo.
13
AUTORIDADES MONETÁRIAS Conselho Monetário Nacional - CMN Banco Central do Brasil Comissão de Valores Monetários - CVM
15
Sistema Financeiro Nacional O sistema financeiro nacional é formado por mais de 2.300 instituições financeiras, constando pelo menos 150 bancos comerciais. O volume total de crédito do sistema cresceu em média 39,8%, nos últimos anos.
16
Inst. Financeiras: São pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que possuem como principal atividade, a coleta, intermediação e aplicação da moeda. Bancos Comerciais: Inst. Financeira que tem como objetivo a disponibilização de crédito de curto ou médio prazo.
18
CMN- CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL Órgão máximo do sistema financeiro nacional, no qual compete, estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetárias, cambial e creditícia, regula as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras.
19
CMN – ATRIBUIÇÕES. Determina o quantitativo de moeda necessária para a economia. Controle do valor oficial da moeda estrangeira. Regulamenta as taxas de juros.
20
Conselho Monetário Nacional - CMN
21
MEMBROS DO CMN. MINISTRO DA FAZENDA. MINISTRO DO PLANEJAMENTO. PRESIDENTE DO BACEN.
22
BANCO CENTRAL. Responsável em fazer cumprir o funcionamento as normas expedidas pelo CMN. Uma das principais autoridades monetárias do país, principal função emissão de papel moeda e moeda metálica. Banco dos Bancos.
23
BACEN – ATRIBUIÇÕES. Controle do crédito. Regula os serviços de compensação de cheque. Fiscaliza as Instituições Financeiras. Gerencia a dívida pública.
24
Banco Central do Brasil.
25
Comissão de Valores Mobiliários(CVM) A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, autonomia financeira e orçamentária.
26
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.
27
CVM- Principais funções. Proteger os investidores. Estimulo a poupança e investimento de longo prazo. Credenciar consultores e analistas de valores mobiliários.
28
Objetivos e Metas da Política Macroeconômica. Elevação e manutenção do nível de emprego Controle da Inflação Distribuição e manutenção da renda ( mais equilíbrio). Controle de preços Crescimento do comércio e da indústria
29
Material disponível no portal. Prof: Nailde
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.