A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS

2  Técnicas de Pesquisa

3  “Após a definição do projeto [...] [ou seja,] [...] definidos tema, objeto, problema, tipo e campo de pesquisa, a etapa seguinte é a coleta de dados, que também deve ser planejada” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 102).

4 Significado  Técnica: “Maneira, jeito ou habilidade espacial de executar ou fazer algo. [...] [Ou seja,] recurso para viabilizar o método.” (SILVA, 2006, p. 33);

5  “O uso da técnica, ou seja, ”o modo de fazer de forma mais hábil, segura e perfeita alguma atividade” (SILVA, 2006, p. 34) viabiliza a escolha do(s) método(s), levando-nos a “examinar de maneira mais ordenada as questões: Por que ocorre? Como ocorre? Onde ocorre? Quando ocorre? E o que ocorre?.” (SILVA, 2006, p. 34, grifo do autor).

6 Principais tipos de técnicas  Documentação;  Observação;  Entrevistas;  Questionário; e,  Formulário  Marconi e Lakatos (2010)

7 Documentação  É uma técnica de pesquisa que tantos serve para o levantamento de dados, inicialmente, como para a coleta de dados e processamento de informação durante a pesquisa.

8 Tipos de documentação  Documentação direta (pesquisa de campo e pesquisa de laboratório);  Documentação indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica).

9 Observação  “[...] quando utilizamos os sentidos na obtenção de dados de determinados aspectos da realidade.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 104).

10 Tipos de observação  Observação assistemática;  Observação sistemática;  Observação não participante;  Observação participante;  Observação individual;  Observação em equipe;  Observação na vida real; e,  Observação em laboratório

11 Segundo os meios utilizados  Observação assistemática (não estruturada) : “consiste em recolher e registrar os fatos da realidade sem que o pesquisador utilize meios técnicos especiais ou precise fazer perguntas diretas.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 175).  Observação sistemática (estruturada) : “realiza-se em condições controladas, para responder a propósitos preestabelecidos. [...] vários instrumentos podem ser utilizados [...]: quadros, anotações dispositivos mecânicos etc..” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 176).

12 Segundo a participação do observador  Observação não participante : “[...] o pesquisador toma contato com a comunidade, grupo ou realidade estruturada, mas sem integrar-se a ela: permanece de fora. Presencia o fato, mas não participa dele; não se deixa envolver pelas situações; faz mais o papel de expectador.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 176).  Observação participante : “consiste na participação real do pesquisador na comunidade ou grupo. [...] fica tão próximo quanto um membro do grupo que está estudando e participa das atividades normais deste.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 177).

13 Segundo o número de observações  Observação individual : “[...] é a técnica de observação realizada por um observador. Nesse caso, a personalidade dele se projeta sobre o observado. Fazendo algumas inferências ou distorções, pela limitada possibilidade de controles.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 177).  Observação em equipe : “A observação em equipe é mais aconselhável, pois o grupo pode observar a ocorrência por vários ângulos.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 177).

14 Segundo o lugar onde se realiza  Observação na vida real : “normalmente, as observações são feitas no ambiente real, registrando-se os dados à medida que forem ocorrendo, espontaneamente, sem a devida preparação.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 178).  Observação em laboratório : “[...] é aquela que tenta descobrir a ação e a conduta, que teve lugar em condições cuidadosamente dispostas e controladas.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 178).

15 Entrevista  “Trata-se [...] de uma conversação efetuada face a face, de maneira metódica; proporciona ao entrevistado, verbalmente, a informação necessária.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 178).  “É um procedimento utilizado na investigação social para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 179).

16 Tipos de entrevista  Padronizada ou Estruturada;  Despadronizada ou não estruturada;  A) Entrevista focalizada;  B) Entrevista clínica;  C) Não dirigida;  Painel.

17 Padronizada ou Estruturada  “É aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido; as perguntas feitas ao indivíduo são predeterminadas. Ela se realiza de acordo com um formulário elaborado e é efetuada de preferência com pessoas selecionadas de acordo com um plano.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

18 Despadronizada ou não estruturada  “O entrevistador tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. É uma forma de poder explorar mais amplamente uma questão. Em geral, as perguntas são abertas e podem ser respondidas dentro de uma conversação informal.” MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

19 Três modalidades  Entrevista focalizada;  Entrevista clínica; e,  Não dirigida.

20 Entrevista focalizada  “Há um roteiro de tópicos relativos ao problema que se vai estudar e o entrevistador tem a liberdade de fazer as perguntas que quiser: sonda razões e motivos, dá esclarecimentos, não obedecendo, a rigor, a uma estrutura informal.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

21 Entrevista clínica  “ Trata-se de estudar os motivos, os sentimentos, a conduta das pessoas. Para esse tipo de entrevista pode ser organizada uma série de perguntas específicas.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

22 Não dirigida  “Há liberdade total por parte do entrevistado, que poderá expressar suas opiniões e sentimentos. A função do entrevistador é de incentivo, levando o informante a falar sobre determinado assunto, sem, entretanto, forçá-lo a responder.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

23 Painel  “Consiste na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos. As perguntas devem ser formuladas de maneira diversa, para que o entrevistado não distorça as respostas com essas repetições.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

24 Questionário  “[...] É um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 184).

25 Classificação das perguntas  Perguntas abertas;  Perguntas fechadas ou dicotômicas;  Perguntas de múltipla escolha.

26 Formulário  “[...] é o nome geral usado para designar uma coleção de questões que são perguntadas e anotadas por um entrevistador numa situação face a face com outra pessoa.” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 195).

27 REFERÊNCIAS  MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. – 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.


Carregar ppt "FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google