A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Método Científico. 1. Método histórico; 2. Método experimental; 3. Método observacional; 4. Método comparativo; 5. Método estatístico; 6. Método clínico;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Método Científico. 1. Método histórico; 2. Método experimental; 3. Método observacional; 4. Método comparativo; 5. Método estatístico; 6. Método clínico;"— Transcrição da apresentação:

1 Método Científico

2 1. Método histórico; 2. Método experimental; 3. Método observacional; 4. Método comparativo; 5. Método estatístico; 6. Método clínico; 7. Método monográfico.

3  “Diferentes dos métodos de abordagem, os métodos de procedimentos [...] são menos abstratos ; são etapas da investigação. Assim, os métodos de procedimento, também chamados de específicos ou discretos, estão relacionados com os procedimentos técnicos a serem seguidos pelo pesquisador dentro de determinada área de conhecimento”. (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 36, grifo nosso);

4  “Esses métodos têm por objetivo proporcionar ao investigador os meios técnicos, para garantir a objetividade e a precisão no estudo dos fatos sociais.” (GIL, 2008 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 36, grifo nosso);

5  "Promovido por Boas. Partindo do princípio de que as atuais formas de vida social, as instituições e os costumes têm origem no passado, é importante pesquisar suas raízes, para compreender sua natureza e função.” (LAKATOS,1981, p. 32 apud MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 106-7). “Esse método é típico dos estudos qualitativos.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 37, grifo nosso);

6  “A contabilidade na contemporaneidade pode ser analisada e entendida a partir de uma perspectiva histórica. Com base na análise, evolução e comparação histórica das atividades é possível traçar uma perspectiva para o entendimento da Ciência Contábil.” (SILVA, 2006, p. 39, grifo nosso);

7  “O resgate histórico da Contabilidade Brasileira no século XIX, para compreender como alguns empresários da época superaram as crises e conservaram o patrimônio.” (SILVA, 2006, p. 39).

8  “O método experimental consiste, especialmente, em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigador, para observar os resultados que a variável produz no objeto.” (GIL, 2008, s.p. apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 37, grifo nosso). Método por excelência das ciências naturais.

9  “Nos experimentos o cientista toma providências para que alguma coisa ocorra, a fim de observar o que se segue [...]” (GIL, 2012, p. 16).

10  “O método observacional é um dos mais utilizados nas ciências sociais e apresenta alguns aspectos interessantes. ‘Por um lado, pode ser considerado como o mais primitivo e, consequentemente, o mais impreciso. Mas, por outro lado, pode ser tido como um dos mais modernos, visto ser o que possibilita o mais elevado grau de precisão nas ciências sociais.’” (GIL, 2008, p. 16 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 37, grifo nosso).  “[...] no estudo por observação apenas observa algo que acontece ou já aconteceu.” (GIL, 2008, p. 16 ).

11  "Empregado por Tylor. [...]. O método comparativo é usado tanto para comparações de grupos no presente, no passado, ou entre os existentes e os do passado, quanto entre sociedades de iguais ou de diferentes estágios de desenvolvimento.” (LAKATOS,1981, p. 32 apud MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 107).

12  “Gil (2008) comenta que o método comparativo procede pela investigação de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e as similaridades entre eles. ” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 38, grifo nosso);  “’Sua ampla utilização nas ciências sociais deve-se ao fato de possibilitar o estudo comparativo de grandes grupamentos sociais, separados pelo espaço e pelo tempo. ’ ” (GIL, 2008, p. 16-7 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 38, grifo nosso);

13  “Um estudo sobre as causas das falências das pequenas e médias empresas na regiões brasileiras, comparando as variáveis que podem ter levado a tal ocorrência.” (SILVA, 2006, p. 39).  “[...] modo de vida rural e urbano no Estado de São Paulo; características sociais da colonização portuguesa e espanhola na América Latina; classes sociais no Brasil, na época colonial e atualmente; organização de empresas norte-americanas e japonesas; a educação entre os povos ágrafos e os tecnologicamente." (LAKATOS,1981, p. 32 apud MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 107).

14  "Planejado por Quetelet. [...], o método estatístico significa redução de fenômenos sociológicos, políticos, econômicos etc. a termos quantitativos e a manipulação estatística, que permite comprovar as relações dos fenômenos entre si, e obter generalizações sobre sua natureza, ocorrência ou significado.” (LAKATOS, 1981, p. 32-3 apud MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 108).

15  “O papel do método estatístico é, essencialmente, possibilitar uma descrição quantitativa da sociedade, considerada como um todo organizado. Conforme Gil (2008, p. 17), ‘este método se fundamenta na aplicação da teoria estatística da probabilidade e constitui importante auxílio para a investigação em ciências sociais.’”(PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 38, grifo nosso);

16  “E xplicações obtidas mediante a utilização do método estatístico não devem ser consideradas absolutamente verdadeiras, mas portadoras de boa probabilidade de serem verdadeiras.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 38, grifo nosso);

17  “[...] os procedimentos estatísticos fornecem considerável reforço às conclusões obtidas, sobretudo, mediante a experimentação e a observação.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 38);  “Em Contabilidade o uso da estatística é ferramenta imprescindível para compreender o fenômeno patrimonial em seus aspectos quantitativos, com suas possíveis utilizações [...]” (SILVA, 2006, p. 40).

18  “[...] verificar a correlação entre nível de escolaridade e número de filhos; pesquisar as classes sociais dos estudantes universitários e o tipo de lazer preferido pelos estudantes de 12 e 22 graus”. (LAKATOS, 1981, p. 32-3 apud MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 108).

19  “O método clínico baseia-se numa relação profunda entre pesquisador e pesquisado. ‘É utilizado, principalmente, na pesquisa psicológica, cujos pesquisadores são indivíduos que procuram o psicólogo ou o psiquiatra para obter ajuda’.” (GIL, 2008, p. 17 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 39).  “O método clínico tornou-se um dos mais importantes na investigação psicológica, em especial depois dos trabalhos de Freud.”(GIL, 2008 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 39).

20  “Criado por Le Play, que o empregou ao estudar famílias operárias na Europa. Partindo do princípio de que qualquer caso que se estude em profundidade pode ser considerado representativo de muitos outros ou até de todos os casos semelhantes, o método monográfico consiste no estudo de determinados indivíduos, profissões, condições, instituições, grupos ou comunidades, com a finalidade de obter generalizações. A investigação deve examinar o tema escolhido, observando todos os fatores que o influenciaram e analisando-o em todos os seus.”

21  “[...] estudo de delinqüentes juvenis; da mão- de-obra volante; do papel social da mulher ou dos idosos na sociedade; de cooperativas; de um grupo de índios; de bairro rurais" (LAKATOS, 1981, p. 33 apud MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 108).

22  GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. – 6. ed. – 5 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.  MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. – 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2003.  PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.  SILVA, A. C. R. da. Metodologia da pesquisa aplicada à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.


Carregar ppt "Método Científico. 1. Método histórico; 2. Método experimental; 3. Método observacional; 4. Método comparativo; 5. Método estatístico; 6. Método clínico;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google