A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que."— Transcrição da apresentação:

1

2 Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem. (FIORINI; PLATÃO apud MEDEIROS, 2003). Resenha: conceitos

3 Resumo crítico, porém, mas abrangente e além de reduzir o texto permite opiniões, comentários e julgamento de valor, além de contribuições e comparações com outras obras da mesma área. (ANDRADE, 1995). Resenha : conceitos

4 Resenha: finalidade Informar ao leitor, de maneira objetiva o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. Visa, portanto, apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.

5 Tipos de Resenha Descritiva: expõe com precisão e fidelidade os elementos referenciais e essenciais de um texto, com descrição minuciosa e sucinta e não apresenta nenhum julgamento do resenhador. Crítica: possui todos os elementos da descritiva, além da apreciação do resenhista, ou seja, comentários e julgamentos.

6 Resenha: aspectos gerais Desenvolve a capacidade de síntese, interpretação e crítica; Utiliza-se linguagem na terceira pessoa; Conduz o leitor para informações puras; Diferente de resumo admite juízo valorativo, comentário, crítica

7 Resenha: principais características A resenha é mais abrangente que o resumo crítico; É a descrição detalhada de uma obra; Permite comentários, opinião, juízos de valor e avaliação da obra em relação às outras; Exige conhecimentos de outras obras a fim de estabelecer relações.

8 Estrutura da Resenha Crítica Referência – Autor. Título da obra. Local da edição. Editora. Data. Número de páginas. Credenciais do autor – Informações sobre o autor, nacionalidade, formação universitária, títulos, cargos exercidos e obras publicadas;

9 Estrutura da Resenha Crítica Resumo da obra (digesto) – principais ideias do autor, descrição sintetizada do conteúdo da obra ou parte dela; Conclusões do autor – podem ser separadas no final da obra ou no final dos capítulos; indica o resultado obtido pelo autor e a quais conclusões o autor chegou;

10 Estrutura da Resenha Crítica Crítica do resenhista (apreciação da obra) - posição pessoal do resenhista; julgamento da obra do ponto de vista metodológico; qual a contribuição da obra; como é o estilo do autor: conciso, objetivo, simples? Idealista? Realista?; Indicação do resenhista – a quem é dirigida: estudantes, especialistas, leitores em geral; fornece subsídios para o estudo de que disciplina; pode ser adotado em que tipo de curso.

11 Requisitos Básicos da Resenha Conhecimento completo da obra; Competência na matéria; Capacidade de juízo de valor; Independência de juízo; Correção; Fidelidade ao pensamento do autor.

12 Importante Saber Na resenha deve-se evitar julgamentos inteiramente pessoais: eu gosto, eu não gosto, pois não são justificados pela razão; Os parágrafos devem estar interligados com coesão e clareza; Não usar verbos na primeira pessoa.

13 Seminário O Seminário é uma das técnicas mais eficientes de aprendizagem, pois estimula a pesquisa e a discussão. Se caracteriza como dinâmica de grupo e pode ser apresentado em eventos científicos, tais como: congressos, encontros e simpósios.

14 Seminário: objetivos Aprofundar o assunto a respeito de determinado assunto; Desenvolver a capacidade de pesquisa, da análise, reflexão através do raciocínio, além de preparar o acadêmico para a elaboração clara e objetiva dos trabalhos acadêmicos.

15 O Seminário Possibilita Ensinar pesquisando; Ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual; Ensinar a coletar material para análise e interpretação crítica de trabalhos mais avançados; Ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual;

16 O Seminário Possibilita Ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual; Revelar tendências e aptidões para a pesquisa entre os educandos; Ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre eles; Levar a assumir atitude de honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados; Dominar a metodologia científica geral.

17 Seminário: característica Inclui pesquisa, discussão e debate; Não é apenas um resumo ou síntese de estudo, mas um momento de divulgação e partilha da investigação realizada; É uma forma de comunicação mais restrita; Assemelha ‐ se a um grupo de estudo, mas também pode ser feito individualmente; Integra: ensino, pesquisa e debate.

18 Seminário: 1º passo O primeiro passo para a construção de um seminário é a pesquisa bibliográfica, que é um requisito indispensável. Porém, este trabalho deve ser planejado e orientado pelo professor, baseados nos conteúdos da disciplina, definindo critérios e os objetivos que o participante deve alcançar

19 Referências LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico : procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009. ROVER, Ardinete. Metodologia científica : educação a distância. Joaçaba : UNOESC, 2006.


Carregar ppt "Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google