Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSofia Mirandela Diegues Alterado mais de 7 anos atrás
1
Location Systems for Ubiquitous Computing Jeffrey Hightower Gaetano Borrielo University of Washington
2
Visão Geral ➲ Pesquisa e taxonomia de sistemas de localização para aplicações de computação ubíqua ➲ Produtos e tecnologias atuais ➲ Descrição da Localização: Física Vs. Simbólica e Absoluta Vs. Relativa
3
Física ➲ Coordenadas físicas retratam informações de forma precisa ➲ Utiliza-se de informações quantitativas, como distância, direção, latitude, longitude, altitude... ➲ Andrea está a 30 cm do quadro negro ➲ Maria está a 47°28'37'' N / 121°35'29'' O a 23,5 m de altura ➲ Aplicações podem usar localização física para determinar correspondente localização simbólica
4
Simbólica ➲ Coordenadas simbólicas retratam relacionamentos de localização entre entidades sem muita precisão ➲ Descreve idéias abstratas de onde algo está: na cozinha, em São Paulo, próximo à caixa de correio, em um ônibus aproximando-se goiânia...
5
Localização ➲ Física Vs. Simbólica: paradigma ligado à qualidade da informação ➲ Absoluta Vs. Relativa: paradigma ligado ao framework de coordenadas utilizado
6
Absoluta ➲ Localização absoluta pode ser transformada em uma localiação relativa; ➲ Pode-se usar triangulação para determinar uma localização absoluta de multiplas leituras relativas se for conhecida a posição absoluta dos pontos de referência;
7
Relativa ➲ Utiliza-se de uma referência compartilhada para todos os objetos situados ➲ Cada objeto tem seu próprio bloco de referência
8
Técnicas de Localização ➲ Triangulação ➲ Proximidade ➲ Análise do Cenário
9
Triangulação ➲ Verifica a proximidade do objeto a outras entidades do sistema ➲ Lateração: usa múltiplas medidas de distância entre pontos conhecidos ➲ Angulação: medidas de ângulos ou referências relativas de pontos com conhecidas separações
10
Proximidade ➲ Verifica a intensidade de um sinal ➲ Sinal enviado pelo sensor ou refletido ➲ Usa medidas aproximadas para um conhecido conjunto de pontos ➲ Infravermelho
11
Análise do Cenário ➲ Analisa imagens provenientes de câmeras ➲ Procura por padrôes que identifiquem pessoas ou objetos específicos ➲ Câmeras em posiçoes específicas e bem focalizadas
12
Computação da Localização ➲ Após as leituras dos dados é necessário o processamento ➲ Computação feita pelo objeto ➲ Computação feita pela infraestrututra
13
Computação feita pelo Objeto ➲ Dispositivo a ser localizado dispõe de recursos de processamento ➲ Obtém as informações tanto de sensores quanto de uma infraestrutura e infere sua localização ➲ Garantia de privacidade implícita ➲ Apenas o prórpio dispositivo detém as informações de sua localização
14
Computação pela Infraestrutura ➲ Utilizada quando o objeto a ser localizado possui pouco poder de processamento ➲ A infraestrutura faz as medições necessárias, proveniente de sensores e infere a localização ➲ Posição do objeto é conhecida pelo sistema e a privacidade depende da política de acesso do sistema
15
Precisão e Certeza ➲ Precisão indica qual o erro de medição ➲ Certeza indica a probabilidade dessa medição e seu erro estarem corretos ➲ Por exemplo: um objeto com precisão de 2 m em 95% das medidas efetuadas
16
Limitações ➲ Tecnologia de sensores utilizada ➲ Sistemas de Infravermelho encontram problemas se utilizados a céu aberto, pois a radiação solar interfere nos receptores ➲ Ondas de rádio podem ter interferência de outros equipamentos elétricos ou absorção por objetos metálicos
17
Identificação ➲ Além da localização, em alguns sistemas a identificação se faz necessária ➲ Utilizado para associar outras informações às entidades do sistema ➲ GUIDs (Globals Unique IDs)
18
GPS (Global Positioning System) ➲ Sistema de localização via satélite ➲ Tecnologia de Localização Física: latitude, longitude, altitude ➲ Edifício Meatrix 47°39'17'' S 122°18'23'' L 20,5 m de altura ➲ $100
19
Active Badge ➲ Sistema celular que usa tecnologia de infravermelho difuso
20
MotionStar DC ➲ Perseguidor magnético ➲ Captura de movimentos para animações em computadores ➲ 108 sensores em um objeto ou cena
21
Digiclops 3D ➲ Easy Living ➲ Câmeras de alta performance de tempo real ➲ Comportamento dependente de atividades executadas por habitantes de um local ➲ SQL
22
Robôs ➲ Possuem muitos sensores onboard ➲ Localização ➲ Colaboração entre multi- robôs
23
SpotON ➲ Protótipo de sinais de rádio ➲ Tag usa atenuação de sinal para executar ad hoc lateração
24
Ad Hoc
25
Conclusão Sistemas de Localização não devem ser dependentes de uma tecnologia de sensores particular.
26
UBISENSE Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS)
27
UBISENSE ➲ Tecnologia UWB (ultra-wideband) ➲ Empregada na logística, automação, forças armadas, entretenimento, ambientes perigosos, etc.
28
Motivação ➲ Visualização 3D com bom custo benefício; ➲ Sistemas de RF convencionais; ➲ Sistemas baseados em infravermelho;
29
Localização 3D ➲ Determinada por dois algoritmos; ➲ TDOA (Time Difference of Arrival) ➲ AOA (Angle of Arrival)
30
AOA (Angle of Arrival)
31
TDOA (Time Difference of Arrival)
32
Hardware do sistema
33
Software do sistema
35
Segmentos de Mercado ➲ Medicina ➲ Treinamento Militar
36
Conclusão a cerca do sistema UBISENSE ➲ Perda de liberdade e privacidade; Big Brother????
37
Referências [1] J. Hightower e G. Borriello, “Locations System For Ubiquitous Computing”, 2001 IEEE [2] www.ubisense.net [3] www.uk.research.att.com/location
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.