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II Conferência BNB – Sebrae 16, 17 e 18 de Março 2005 A experiência de construir um programa de microcrédito em um Banco de Desenvolvimento Regional.

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1 II Conferência BNB – Sebrae 16, 17 e 18 de Março 2005 A experiência de construir um programa de microcrédito em um Banco de Desenvolvimento Regional

2 - Visitas: 1997 Bolívia: Banco Sol Brasil: Porto Sol Chile: Banco do Estado do Chile Peru: Mibanco Indonésia: Banco Rakyat Indonesia - Pesquisa de Mercado: 1997 - Piloto: 1997 (Fortaleza, Itabuna, Recife, São Luís, Aracaju) - Lançamento oficial do Programa: Abril/1998 Breve Histórico

3 Macroestratégias Instrumento para redução das Desigualdades Sociais: - Fortalecer a cidadania – acesso a crédito, assessoria empresarial e outros serviços financeiros - Promover a inserção social e econômica – redes solidárias e inclusão no processo produtivo - Ofertar oportunidades de trabalho – pelo aumento da capacidade operacional - Gerar renda – pelo aumento do estoque e das vendas

4 Contribuir para o desenvolvimento do setor microempresarial Ofertar serviços financeiros e assessoria empresarial Forma: sustentável, oportuna, adequada e de fácil acesso Assegurar novas oportunidades de ocupação e renda Local: Região Nordeste e Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo do Brasil Objetivo

5 Público-alvo Expansão Crescimento Subsistência Comércio Indústria Serviço Atividades Legalizadas Proprietários de microempreendimentos do setor informal N° EMPREGADOS: ATÉ 10 NÃO FAMILIARES ATIVO: > R$ 10 MIL < R$ 20 MIL VENDAS MENSAIS: > R$ 5 MIL < R$ 10 MIL ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS: SIM N° EMPREGADOS: 1-4 NÃO FAMILIARES ATIVO: > R$ 1 MIL < R$ 10 MIL VENDAS MENSAIS: > R$ 1 MIL < R$ 5 MIL ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS: PARCIAL N° EMPREGADOS: 1-2 FAMILIARES (N/REM) ATIVO: R$ 1 MIL VENDAS MENSAIS: R$ 1 MIL ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS: NÃO

6 Produtos / Serviços  Capital de Giro Crédito para grupo Solidário Crédito Individual  Crédito para investimento fixo (máquinas, equipamentos, reforma do negócio e da residência  Conta Corrente Simplificada e normal – sem limite de crédito Normal - com limite de crédito  Seguros Prestamistas  Assessoria Empresarial

7 Condições de Crédito  Grupo Solidário: De 3 a 10 microempreendedores  1 ano de atividade  Valores iniciais: Clientes de Subsistência: até R$ 500; Clientes de Acumulada Simples: até R$ 1.000; e Clientes de Acumulada Ampliada: até R$ 2.000,00;  Taxa de juros: Valores até R$ 1.000,00 – 2% e Taxa de Abertura de Crédito de até 4% Valores acima de R$ 1.000: de acordo com prazo e periodicidade;  Endividamento máximo: R$ 10.000,00, limitado a: Capital de giro: até R$ 8.000,00 Investimento Fixo: até R$ 3.000,00  Prazo: Capital de giro: 1 a 6 meses; Investimento Fixo: até 18 meses

8 Metodologia  Conhecimento e Abertura de Mercado  Promoção e Informação  Concessão do crédito - Solicitação do crédito / Cadastro - Visita prévia ao negócio - Sessão de consolidação - Levantamento Sócio-Economico - Definição das condições do crédito - Comitê de Crédito e Desembolso  Relacionamento com o cliente - Verificação de Investimento - Visitas mensais de acompanhamento - Assessoria Empresarial / Educação Financeira - Renovação do Crédito  Gestão Operacional - Gerenciamento de área - Gestão Operacional – Assessor Coordenador - Gestão Operacional – Assessor de Crédito - Gestão da Inadimplência

9 Educação Financeira  Acompanhamentos programados e sistemáticos  Prazos curtos e sem carência  Pequenos Empréstimos Seqüenciais e Graduais (aumento de valor de acordo com o desenvolvimento do negócio)  Sanções sociais  Disponibilização de controles administrativos (caderneta do negócio)  Cobrança preventiva

10 Assessoria Empresarial  Complementar ao crédito  Melhora a capacidade gerencial dos clientes  Uso efetivo e orientado de cartilhas educativas  Integra os clientes ao mercado, de forma competitiva Características:

11 Modelo de Atuação Atuação 1º piso Assessor de Crédito Metodologia específica para Microcrédito Urbano Unidades especializadas e independentes Crédito: Produtivo, Orientado, Adequado ao ciclo do negócio, Prazo curto e Pequenos montantes *Dez/04

12 Resultados – 31/01/2005 Evolução Carteira Ativa (R$ 1.000) Evolução das Contratações Quantidade - Mil Média Diária da Quantidade de Operações Realizadas Evolução de Clientes Ativos Evolução das Contratações (R$ milhões) Valor Médio Ativo

13 Perfil dos Clientes – JAN/2005

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16 Resultados – 31/01/2005 Empréstimos no Ano – Jan/2005 Empréstimos Acumulado – Jan/2005  Nº Clientes: 164,4 mil  Valor: R$ 100,2 milhões  Valor médio:R$ 609,49 Carteira Ativa – Jan/2005  Nº Empréstimos: 37.538  Valor Aplicado: R$ 33,6 milhões  Valor médio: R$ 895,68  Nº Empréstimos: 1.927.265  Valor Aplicado: R$ 1,56 bilhões  Valor médio: R$ 811,66 Maior que 30 dias  0,31% Inadimplência A partir de um dia * 0 a 90 dias de atraso sobre a carteira ativa até 90 dias Governo Lula – Jan/03 a Jan/2005  Nº Empréstimos: 980.155  Valor Aplicado: R$ 843 milhões  Valor médio: R$ 859,81 Gênero Jan *

17 Perfil das Contratações - 31/01/2005

18 Avaliação de Performance - 2005 Macro-objetivo para 2005: Aumentar a participação no mercado de microfinanças de 7,5% para 9,8%

19 Principais Projetos /Ações 2005 Implementar sistema de risco (Credit Score); Implementar correspondentes bancários locais; Desenvolver o plano de marketing; Implementar o produto banco comunidade de negócios; Desenvolver seguros para o cliente Crediamigo; Iniciar projeto de avaliação sócio-ecônomica com o Banco Mundial; Concluir projeto de monitoração das Agências; Promover a reunião anual da rede ACCION no Brasil; Realizar Seminário Internacional de Microfinanças;

20 Fazer campanha institucional de marca vinculando o conceito de microcrédito produtivo orientado; Expandir capacitação para clientes para todos os Estados, através de parcerias; Expansão da rede de atendimento(Brasília, Colatina, etc); Implementar processo de migração de clientes de Acumulação Ampliada para outras linhas de crédito do BNB; Padronizar as unidades de atendimento e as rotinas dos Gerentes Regionais; Implementar novo sistema operacional e gerencial; Desenvolver plano específico para crescimento nas praças de Recife, Salvador e Fortaleza. Principais Projetos /Ações 2005

21 MARCELO Azevedo Teixeira http://www.bnb.gov.br/CrediAmigo/marceloat@bnb.gov.br Nossos Agradecimentos! Banco do Nordeste do Brasil S/A Ambiente de Microfinanças Av. Paranjana, 5700 – Bl. A-2 Superior Fortaleza-CE - Fone: (55 085) 3299.3148 Banco do Nordeste do Brasil S/A Ambiente de Microfinanças Av. Paranjana, 5700 – Bl. A-2 Superior Fortaleza-CE - Fone: (55 085) 3299.3148


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