A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esp. Fabiana Pessoa. 6º ANO: O Planeta Terra 6º ANO Expectativas de Aprendizagem: FEVEREIRO Compreender a composição do Sistema Solar, em como conceituar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esp. Fabiana Pessoa. 6º ANO: O Planeta Terra 6º ANO Expectativas de Aprendizagem: FEVEREIRO Compreender a composição do Sistema Solar, em como conceituar."— Transcrição da apresentação:

1 Esp. Fabiana Pessoa

2 6º ANO: O Planeta Terra

3 6º ANO Expectativas de Aprendizagem: FEVEREIRO Compreender a composição do Sistema Solar, em como conceituar e compreender os movimentos da Terra. Tema: Apresentando o planeta Terra. Conhecer e caracterizar as eras geológicas bem como as camadas da Terra. Tema: A origem da Terra. MARÇO Analisar como se deu a formação dos continentes, enfatizando a Teoria da Deriva Continental. Tema: Como se formaram os continentes da Terra. Compreender que os continentes, enfatizando a teoria da deriva continental. Tema: As placas tectônicas em movimentos.

4 No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno:  Por que existem os dias e as noites? E as Estações do Ano?  Por que o horário de Sobral é diferente do horário de Manaus?  Qual o período da chuva em Sobral? E o mais seco?  Já caiu neve Sobral? Por que?

5 Tema 1- Apresentando o Planeta Terra Características Gerais; As Zonas Térmicas; Os Movimentos da Terra; Estações do ano; Horário de Verão; Ano bissexto; Os Fusos Horários.

6 Tema 2 – A Origem da Terra O tempo Geológico; As camadas da Terra; Os vulcões.

7 Tema 3 – Como se formaram os continentes da Terra Deriva Continental

8 Tema 4 – As placas tectônicas em Movimento. A teoria das placas tectônicas; Movimentos entre placas; Vulcões;Terremotos. Montanhas e expansão dos oceanos;

9 7º ANO A População Brasileira

10 7º ANO FEVEREIRO Analisar os aspectos geográficos do Brasil, bem como discutir a distribuição e o crescimento da população brasileira Tema: Brasil: aspectos demográficos. MARÇO Valorizar a diversidade étnica brasileira, enfatizando as correntes migratórias, desde a sua formação até a atualidade. Tema: A formação da população brasileira. Conceituar migração e seus diferentes tipos, bem como apresentar as principais correntes migratórias brasileiras e discutir a questão da xenofobia no Brasil e no mundo. Tema: Movimentos migratórios. Discutir a questão do aumento da economia informal no Brasil, enfatizando o trabalho infantil. Discutir a inserção da mecanização e automação nos processos produtivos, bem como a sua influencia no surgimento de novas profissões. Tema: A população e o trabalho no Brasil. Expectativas de Aprendizagem:

11 No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno:  O Brasil é um país Populoso ou Povoado?  Por que a população brasileira está crescendo se as mulheres estão tendo menos filhos?  Vamos analisar a nova mulher brasileira?  Por que migrar? Você já migrou?  O que é estar desempregado?

12 Tema 1- Aspectos demográficos Brasil: Populoso ou Povoado; Distribuição da População Crescimento populacional; Pirâmides etárias

13 Tema 2 – A formação da população brasileira. Diversidade;Idosos;A mulher.

14 Tema 3 – Movimentos migratórios Migração InternaExterna

15 Tema 4 – O trabalho. População economicamente ativa Desemprego; Economia informal; Trabalho infantil;

16 8º ANO A Economia Global.

17 8º ANO Compreender os critérios utilizados para medir o IDH de um país. Compreender as características da economia global, bem como analisar suas consequências nos aspectos sociais e ambientais. Tema: A economia Mundial atual. FEVEREIRO Perceber a importância das transnacionais para a economia global, bem como analisar suas consequências nos aspectos sociais e ambientais. Tema: As transnacionais. Compreender o que é e qual é o objetivo da OMC e Perceber a influencia do FMI nas relações da economia mundial. Tema: Os financiadores da economia mundial. conhecer os principais blocos econômicos, seus membros e objetivos. Tema: Os blocos econômicos. Conceituar migração e seus diferentes tipos, bem como apresentar as principais correntes migratórias brasileiras e discutir a questão da xenofobia no Brasil e no mundo. Tema: Movimentos migratórios. Discutir a questão do aumento da economia informal no Brasil, enfatizando o trabalho infantil. Discutir a inserção da mecanização e automação nos processos produtivos, bem como a sua influencia no surgimento de novas profissões. Tema: A população e o trabalho no Brasil. MARÇO Expectativas de Aprendizagem:

18 No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno:  O Brasil é a 7º economia mundial e por que nele tem pessoas pobres?  Por que damos mais valor aos produtos estrangeiros?  As empresas mundiais se preocupam com o povo e com o meio ambiente?  O que são Blocos Econômicos?

19 Tema 1- Economia Mundial Características Gerais; Economia global e transformações no espaço geografico O aumento do desemprego;

20 Tema 2 – As transnacionais Concorrência e parceria

21 Tema 3 – Financiadores da economia mundial FMIOMC

22 Tema 4 – Blocos econômicos União Européia MercosulNaftaApec

23 9º ANO Globalização e as Organizações Mundiais

24 9º ANO FEVEREIRO Reconhecer a velocidade dos meios de transporte e comunicação em decorrência do desenvolvimento técnico e científico atual, bem como discutir suas consequências para a sociedade. Tema: A globalização e seus efeitos. Discutir a relação entre a globalização e os problemas ambientais do século XXI. Tema: Globalização e meio ambiente. MARÇO Conhecer os principais blocos econômicos, enfatizando seus países membros e sua influência na economia mundial. Tema: Globalização econômica e organizações econômicas. Discutir a relação entre globalização e os direitos humanos, bem como caracterizá-los e classificá-los. Tema: Globalização e Direitos humanos. Discutir a questão do aumento da economia informal no Brasil, enfatizando o trabalho infantil. Discutir a inserção da mecanização e automação nos processos produtivos, bem como a sua influencia no surgimento de novas profissões. Tema: A população e o trabalho no Brasil. Expectativas de Aprendizagem:

25 No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno:  O nosso globo diminuiu?  Quanto mais desenvolvimento, maior poluição?  O que são e quais os objetivos dos blocos econômicos?  Estamos perdendo nossos direitos? Que Direitos?

26 Tema 1- Globalização e seus efeitos Características Gerais; Fases da globalização; Crise; Cultura e sociedade do consumo.

27 Tema 2 – Globalização e meio ambiente Problemas ambientais; Conferências Mundiais

28 Tema 3 – Globalização e organizações econômicas Blocos econômicos; Blocos regionais

29 Tema 4 – Globalização e Direitos Humanos O que Direitos humanos? ONU

30 REVISÃO  Rever os aspectos dos conteúdos já trabalhados anteriormente.  Questões subjetivas ou objetivas?  Como trabalhar?

31 AVALIAÇÃO  Nos dias de hoje, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político.  Um professor que usa o erro do aluno como ponto inicial para compreender o raciocínio desse educando e rever sua prática docente, e, se necessário, reformulá-la, possui uma posição bem diversa daquele que apenas atribui zero àquela questão e continua dando suas aulas da mesma maneira.

32 RECUPERAÇÃO  "Avaliação bem feita e válida é aquela que está relacionada aos objetivos de ensino e traz perguntas que abordam tudo o que foi ensinado. Ela permite que o aluno descreva o que aprendeu ou deixou de aprender", afirma Luckesi. "Sem ter clareza sobre as dificuldades de cada um, o professor pensa que terá de trabalhar com muito mais conteúdos do que o necessário e acaba desistindo da recuperação.“  Retome o diagnóstico inicial e as anotações feitas antes da recuperação e compare o desempenho de todos.

33 RECUPERAÇÃO


Carregar ppt "Esp. Fabiana Pessoa. 6º ANO: O Planeta Terra 6º ANO Expectativas de Aprendizagem: FEVEREIRO Compreender a composição do Sistema Solar, em como conceituar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google