Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSofia Coradelli Gabeira Alterado mais de 7 anos atrás
1
Esp. Fabiana Pessoa
2
6º ANO: O Planeta Terra
3
6º ANO Expectativas de Aprendizagem: FEVEREIRO Compreender a composição do Sistema Solar, em como conceituar e compreender os movimentos da Terra. Tema: Apresentando o planeta Terra. Conhecer e caracterizar as eras geológicas bem como as camadas da Terra. Tema: A origem da Terra. MARÇO Analisar como se deu a formação dos continentes, enfatizando a Teoria da Deriva Continental. Tema: Como se formaram os continentes da Terra. Compreender que os continentes, enfatizando a teoria da deriva continental. Tema: As placas tectônicas em movimentos.
4
No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno: Por que existem os dias e as noites? E as Estações do Ano? Por que o horário de Sobral é diferente do horário de Manaus? Qual o período da chuva em Sobral? E o mais seco? Já caiu neve Sobral? Por que?
5
Tema 1- Apresentando o Planeta Terra Características Gerais; As Zonas Térmicas; Os Movimentos da Terra; Estações do ano; Horário de Verão; Ano bissexto; Os Fusos Horários.
6
Tema 2 – A Origem da Terra O tempo Geológico; As camadas da Terra; Os vulcões.
7
Tema 3 – Como se formaram os continentes da Terra Deriva Continental
8
Tema 4 – As placas tectônicas em Movimento. A teoria das placas tectônicas; Movimentos entre placas; Vulcões;Terremotos. Montanhas e expansão dos oceanos;
9
7º ANO A População Brasileira
10
7º ANO FEVEREIRO Analisar os aspectos geográficos do Brasil, bem como discutir a distribuição e o crescimento da população brasileira Tema: Brasil: aspectos demográficos. MARÇO Valorizar a diversidade étnica brasileira, enfatizando as correntes migratórias, desde a sua formação até a atualidade. Tema: A formação da população brasileira. Conceituar migração e seus diferentes tipos, bem como apresentar as principais correntes migratórias brasileiras e discutir a questão da xenofobia no Brasil e no mundo. Tema: Movimentos migratórios. Discutir a questão do aumento da economia informal no Brasil, enfatizando o trabalho infantil. Discutir a inserção da mecanização e automação nos processos produtivos, bem como a sua influencia no surgimento de novas profissões. Tema: A população e o trabalho no Brasil. Expectativas de Aprendizagem:
11
No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno: O Brasil é um país Populoso ou Povoado? Por que a população brasileira está crescendo se as mulheres estão tendo menos filhos? Vamos analisar a nova mulher brasileira? Por que migrar? Você já migrou? O que é estar desempregado?
12
Tema 1- Aspectos demográficos Brasil: Populoso ou Povoado; Distribuição da População Crescimento populacional; Pirâmides etárias
13
Tema 2 – A formação da população brasileira. Diversidade;Idosos;A mulher.
14
Tema 3 – Movimentos migratórios Migração InternaExterna
15
Tema 4 – O trabalho. População economicamente ativa Desemprego; Economia informal; Trabalho infantil;
16
8º ANO A Economia Global.
17
8º ANO Compreender os critérios utilizados para medir o IDH de um país. Compreender as características da economia global, bem como analisar suas consequências nos aspectos sociais e ambientais. Tema: A economia Mundial atual. FEVEREIRO Perceber a importância das transnacionais para a economia global, bem como analisar suas consequências nos aspectos sociais e ambientais. Tema: As transnacionais. Compreender o que é e qual é o objetivo da OMC e Perceber a influencia do FMI nas relações da economia mundial. Tema: Os financiadores da economia mundial. conhecer os principais blocos econômicos, seus membros e objetivos. Tema: Os blocos econômicos. Conceituar migração e seus diferentes tipos, bem como apresentar as principais correntes migratórias brasileiras e discutir a questão da xenofobia no Brasil e no mundo. Tema: Movimentos migratórios. Discutir a questão do aumento da economia informal no Brasil, enfatizando o trabalho infantil. Discutir a inserção da mecanização e automação nos processos produtivos, bem como a sua influencia no surgimento de novas profissões. Tema: A população e o trabalho no Brasil. MARÇO Expectativas de Aprendizagem:
18
No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno: O Brasil é a 7º economia mundial e por que nele tem pessoas pobres? Por que damos mais valor aos produtos estrangeiros? As empresas mundiais se preocupam com o povo e com o meio ambiente? O que são Blocos Econômicos?
19
Tema 1- Economia Mundial Características Gerais; Economia global e transformações no espaço geografico O aumento do desemprego;
20
Tema 2 – As transnacionais Concorrência e parceria
21
Tema 3 – Financiadores da economia mundial FMIOMC
22
Tema 4 – Blocos econômicos União Européia MercosulNaftaApec
23
9º ANO Globalização e as Organizações Mundiais
24
9º ANO FEVEREIRO Reconhecer a velocidade dos meios de transporte e comunicação em decorrência do desenvolvimento técnico e científico atual, bem como discutir suas consequências para a sociedade. Tema: A globalização e seus efeitos. Discutir a relação entre a globalização e os problemas ambientais do século XXI. Tema: Globalização e meio ambiente. MARÇO Conhecer os principais blocos econômicos, enfatizando seus países membros e sua influência na economia mundial. Tema: Globalização econômica e organizações econômicas. Discutir a relação entre globalização e os direitos humanos, bem como caracterizá-los e classificá-los. Tema: Globalização e Direitos humanos. Discutir a questão do aumento da economia informal no Brasil, enfatizando o trabalho infantil. Discutir a inserção da mecanização e automação nos processos produtivos, bem como a sua influencia no surgimento de novas profissões. Tema: A população e o trabalho no Brasil. Expectativas de Aprendizagem:
25
No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno: O nosso globo diminuiu? Quanto mais desenvolvimento, maior poluição? O que são e quais os objetivos dos blocos econômicos? Estamos perdendo nossos direitos? Que Direitos?
26
Tema 1- Globalização e seus efeitos Características Gerais; Fases da globalização; Crise; Cultura e sociedade do consumo.
27
Tema 2 – Globalização e meio ambiente Problemas ambientais; Conferências Mundiais
28
Tema 3 – Globalização e organizações econômicas Blocos econômicos; Blocos regionais
29
Tema 4 – Globalização e Direitos Humanos O que Direitos humanos? ONU
30
REVISÃO Rever os aspectos dos conteúdos já trabalhados anteriormente. Questões subjetivas ou objetivas? Como trabalhar?
31
AVALIAÇÃO Nos dias de hoje, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político. Um professor que usa o erro do aluno como ponto inicial para compreender o raciocínio desse educando e rever sua prática docente, e, se necessário, reformulá-la, possui uma posição bem diversa daquele que apenas atribui zero àquela questão e continua dando suas aulas da mesma maneira.
32
RECUPERAÇÃO "Avaliação bem feita e válida é aquela que está relacionada aos objetivos de ensino e traz perguntas que abordam tudo o que foi ensinado. Ela permite que o aluno descreva o que aprendeu ou deixou de aprender", afirma Luckesi. "Sem ter clareza sobre as dificuldades de cada um, o professor pensa que terá de trabalhar com muito mais conteúdos do que o necessário e acaba desistindo da recuperação.“ Retome o diagnóstico inicial e as anotações feitas antes da recuperação e compare o desempenho de todos.
33
RECUPERAÇÃO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.