A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resposta sobre o pós-morte. Ressurreição Ressurreição é um substantivo feminino com origem no termo em latim resurrectio que significa o ato de ressurgir,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resposta sobre o pós-morte. Ressurreição Ressurreição é um substantivo feminino com origem no termo em latim resurrectio que significa o ato de ressurgir,"— Transcrição da apresentação:

1 Resposta sobre o pós-morte

2 Ressurreição Ressurreição é um substantivo feminino com origem no termo em latim resurrectio que significa o ato de ressurgir, ressuscitar, voltar à vida.

3 A ressurreição do corpo na altura do juízo final é uma crença judaica que teve origem no século II a.C., e mais tarde, e até os dias de hoje, muitas comunidades cristãs acreditam que no dia do Juízo Final os mortos ressucitarão, sendo que todos terão como destino o Céu ou o Inferno. A ressurreição dos mortos é uma doutrina fundamental em várias religiões como o Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.

4

5 Reencarnação Reencarnação significa a volta do Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, sem qualquer espécie de ligação com o antigo. Usa-se também o termo Palingenesia, proveniente de duas palavras gregas — Palin, de novo; genesis, nascimento.

6 FINALIDADE DA ENCARNAÇÃO 1) Expiação — Expiar significa remir, resgatar, pagar. A expiação, em sentido restrito consiste em o homem sofrer aquilo que fez os outros sofrerem. 2) Prova — Em sentido amplo, cada nova existência corporal é uma prova para o Espírito. A prova, às vezes, confunde-se com a expiação, mas nem todo sofrimento é indício de uma determinada falta. 3) Missão — A missão é uma tarefa a ser cumprida pelo Espírito encarnado. Em sentido particular, cada Espírito desempenha tarefas especiais numa ou noutra encarnação. 4) Cooperação na Obra do Criador — Através do trabalho, os homens colaboram com os demais Espíritos na obra da criação. 5) Ajudar a Desenvolver a Inteligência — a necessidade de progresso impele o Espírito às pesquisas científicas. Com isso a sua inteligência se desenvolve, sua moral se depura.

7 Ancestralidade É a crença segundo a qual quando um indivíduo morre torna-se um ser espiritual com capacidade de proteger seus parentes que ainda não transcenderam para outro plano de que agora gozam. Por essa razão os adeptos do ancestralismo reverenciam seus antepassados e restabelece uma nova comunicação através de orações, súplicas, sacrifícios. Embora não possam ser visto, os familiares sentem sua presença ou percebem alguns sinais de sua autenticidade através de sonhos e pela posse. Um espírito protetor define bem essa crença e prática religiosa muito comum entre tradições religiosas tribais.

8 Um espírito protetor é também um mediador entre os homens e o transcendente. Sua prática está presente no Oeste da África, Polinésia, Melanésia, vários povos indo-europeus, China e Japão. No Brasil, o período compreendido entre 1549 e 1888 há registros de crenças ancestrais que foram trazidas através do tráfico de escravos. Apesar de muitos escravos terem suas crenças destruídas pelo Cristianismo que condenavam os rituais ancestrais, nas senzalas ou nos mocambos os escravos reviviam sua identidade religiosa.

9

10 Niilismo ou nada Conhecido também como o nada ou ateísmo contemporâneo, o niilismo é uma percepção da vida em que o homem é o único responsável pelas suas ações. É uma cosmovisão desencantada da vida, afirmam não existir ser superior, nem outra dimensão além do mundo materialista – a vida se desfaz no túmulo e o indivíduo deixa de existir. Uma das características dessa visão de mundo é a fé na razão, no homem e na ciência, mas sobretudo a fé. Muitos pensadores contribuíram para o desenvolvimento do ateísmo como Sócrates, Hegel, Feuerbach, Marx, Nietzche, Freud e outros.

11 As raízes do ateísmo contemporâneo está no movimento iluminista do século XVIII que rejeitava qualquer ideia sobre a existência de um ser transcendental. Segundo esta corrente de pensamento a crença em Deus ou vários Deuses impede que as pessoas vivam o presente, pois aguardam uma felicidade no além – o que seria um empecilho para as realizações humanas. Uma das argumentações mais comuns entre os adeptos do nada é, se Deus existisse como querem os ancestralistas, reencarnacionistas e a religião cristã o mundo todo conspiraria contra sua Criação, pois segundo a religiosidade tudo é criação de um ser superior que mesmo sendo onipotente, permite que catástrofes, doenças, pestes e outras adversidades da vida humana, sejam tão recorrentes.

12

13 1.No que acredita a reencarnação? 2.Em que coisas o niilismo coloca sua importância? 3.Qual é o pensamento de pós morte que acredita que formamos uma grande tribo humana? 4.Qual é o principal pensamento da ressurreição?


Carregar ppt "Resposta sobre o pós-morte. Ressurreição Ressurreição é um substantivo feminino com origem no termo em latim resurrectio que significa o ato de ressurgir,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google