A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA Ciências - Profª. Vilma Brasiliano Xavier de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA Ciências - Profª. Vilma Brasiliano Xavier de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA Ciências - Profª. Vilma Brasiliano Xavier de Oliveira

2 MATÉRIA E ENERGIA

3 A matéria e a energia surgem com o surgimento do Universo. COMO SURGIU O UNIVERSO? - A ciência Cosmologia (que estuda o Universo) considera a Teoria do Big Bang.

4 Teoria do Big-Bang

5 Em 1923, o astrônomo Edwin Hubble (1889-1953), servindo de um telescópio, descobriu que a maioria das galáxias se afasta uma das outras. Essas observações levaram-no a concluir que as galáxias no passado, já haviam sido mais próximas. Observações mais recentes constataram que o Universo será maior do que é atualmente e que, no passado, ele foi menor do que é hoje.

6 Surge então a explicação mais aceita sobre a origem do universo, que é baseado na teoria da Grande explosão, em inglês Big- Bang. Há aproximadamente 14 bilhões de anos, um estado inicial extremamente quente e denso propiciou essa grande explosão, gerando uma enorme nuvem de poeira cósmica. Iniciou-se o processo de formação de partículas fundamentais como prótons, elétrons e nêutrons.

7 A longo deste processo, a temperatura foi diminuindo, até permitir que essas partículas formassem os primeiros núcleos de átomos de hidrogênio. A fusão dos núcleos atômicos de hidrogênio, deu origem ao elemento químico hélio. A partir daí, formaram-se as primeiras estrelas como bolas de gás. Surgiram estrelas menores que deram origem a elementos químicos como carbono, oxigênio, silício, enxofre e ferro.

8 Já em estrelas gigantes, com temperaturas de milhões de graus, ocorreram explosões que liberaram imensas quantidades de energias, chamadas de supernovas e que propiciaram a formação do chumbo e o urânio e espalharam no espaço, nuvens de gás e poeira interestelar. A partir dessas nuvens originaram outras estrelas e o planetas. Devido a atração entre suas partículas, estas nuvens começaram a se contrair e a girar formando um disco material estelar. As partículas agregadas foram se separando e dando origem aos planetas e satélites.

9 Através deste movimento circular, é possível que o Sol e os planetas do Sistema Solar tenham se formado, devido ao movimento dos planetas em órbitas ao redor do Sol. Essa teoria é mais aceita, porém não é a única: Universo estacionário: sempre foi desta forma e continuará sendo. Big Crunch: em trilhões de anos, após uma expansão máxima, as galáxias começarão a se aproximar até se chocarem em uma grande implosão.

10

11 Explosão de um estrela Nuvem de gás e poeira Movimentos giratórios – redemoinhos aglomerando partículas No centro do disco a temperatura atinge 500.000ºC Formação do sistema solar

12 RELAÇÕES ENTRE MATÉRIA E ENERGIA

13 Estamos envolto em um mundo de matéria e energia ! Matéria: seres vivos, ar, terra, água, rocha, objetos, etc.

14 Energia: é responsável por fazer existir, transformar e movimentar a matéria. Todas as ações ou modificações que se queira realizar com a matéria depende de alguma forma de energia. A descarga elétrica do raio aquece e expande o ar ao seu redor. Quando uma nova massa de ar ocupa esse espaço, ocorre um estrondo sonoro – o trovão.

15 Exemplo - Produção de calor e luz através da queima da madeira, proporcionando ambientes aquecidos e mais claros, e cozimento dos alimentos alterando textura, sabor e consistência. Após a descoberta do fogo, a matéria pôde ser transformada por sua ação.

16 Ao longo dos anos, o homem percebeu que utilizando o calor, poderia separar metais e cozer barro, criando assim muitos utensílios.

17 - Nos dias atuais, o homem é capaz de utilizar a combustão para as mais variadas situações, criando vários tipos de objetos.

18 ENERGIA E SUAS FORMAS A energia não tem forma, cor, odor ou sabor. Pode-se dizer que a “energia é aquilo de que se necessita para realizar qualquer tarefa ou trabalho”. Conclusão: A energia pode se Manifestar de várias formas, movimento, calor, térmica, eletricidade, luz e som.

19 ENERGIA TÉRMICA: proveniente da queima de algum material (calor), ou do sol (energia solar). Responsável pelo aumento da temperatura dos materiais.

20 ENERGIA QUÍMICA: armazenada em nosso corpo provenientes dos alimentos que ingerimos é convertida em energia para a manutenção da vida.

21 ENERGIA ELÉTRICA: obtida através de uma corrente elétrica.

22 ENERGIA LUMINOSA: produz luminosidade e auxilia nos processos bioquímicos. Produção de vitamina D

23 ENERGIA EÓLICA: proveniente dos ventos.

24 ENERGIA CINÉTICA: é a energia associada ao movimento. Todo o corpo em movimento possui uma determinada quantidade de energia cinética.

25 ENERGIA NUCLEAR: proveniente de fenômenos que ocorrem no núcleo dos átomos, que liberam quantidades imensas de energias, denominados Fissão nuclear e fusão nuclear.

26 ENERGIA POTENCIAL: é a energia armazenada nos corpos. O peixe apresenta energia potencial gravitacional. Ao iniciar o movimento de saída do copo, esta energia é convertida em energia cinética. A corda esticada do arco-e-flecha armazena energia potencial elástica. Quando o arqueiro solta a corda, esta energia é transformada em energia cinética.

27 Princípio da Conservação da Energia “ A energia não pode ser criada, nem destruída, mas apenas convertida.” Energia elétrica energia cinética Energia elétrica energia luminosa Energia elétrica energia térmica Energia nuclear energia elétrica Energia luminosa energia química

28 O que estuda a Química? É a parte da ciência que estuda a estrutura, a composição e as propriedades da matéria e também as transformações as quais ela passa. Ex: - processo da digestão - combustão - decomposição de alimento - produção de alimentos, medicamentos, cosméticos, etc.

29 Considere os seguintes materiais e/ou situações. Quais deles fazem referência à matéria e quais se referem à energia? a)Um pedaço de ferro. b)Uma orquídea. c)O calor da chama de uma fogueira. d)Uma porção de terra. e)O som de uma musica espalhando-se pela sala. f)A luz do Sol iluminando a manhã. Matéria: a, b e d / Energia: c, e, e f

30 História da Química 1.500 A.C., Os Egípcios ( cerâmica, corantes, Vidros, vinho, vinagre, cerveja.)

31 Descoberta do Átomo 478 A.C. Leucipo, Demócrito.

32 Aristóteles 4 elementos Essa teoria só foi derrubada no século XVI

33 Alquimia

34 Uma mistura de ciência, arte e magia.

35 Os alquimistas buscavam O elixir da longa vida A pedra filosofal Evitar a corrosão ( perfeição)

36 China 1ª. A usar a pólvora

37 Pólvora e fogos de artifício

38 Theophrastus Bombastus Paracelsus Iatroquímica ( uso da química na medicina) Contribui no tratamento de algumas doenças

39 Da alquimia surge a Química MARCO DA QUÍMICA

40 1.597 Andreas Libavius A alquimia tem como objetivo a separação de misturas em seus componentes e o estudo das propriedades desses componentes.

41 Em 1661.Robert Boyle Elemento é tudo aquilo que não pode ser decomposto por nenhum método conhecido.

42 Pai da Química

43 Antoine Laurent Lavoisier Pai da química No século XVIII ( deu bases sólidas á química) Fez vários experimentos Lei da conservação das massas

44 Química clássica Século XIX Gay-Lussac Dalton Wöhler Avogadro Kekulé, Outros

45 Método Científico Experimentos Observações Regularidades da natureza Princípios ou Leis Teoria Aceita Substituída ou aprimorada

46 MUDANÇAS DE ESTADOS

47 PONTO DE FUSÃO E EBULIÇÃO PF O ponto de fusão designa a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. PE O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso.

48 PONTO DE FUSÃO E EBULIÇÃO PF Etanol -114 Água 0 Naftaleno 80 PE Etanol 78 Água 100 Naftaleno 218


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA Ciências - Profª. Vilma Brasiliano Xavier de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google