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União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração Justificativa e objetivos (geral e específicos)

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Apresentação em tema: "União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração Justificativa e objetivos (geral e específicos)"— Transcrição da apresentação:

1 União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração Justificativa e objetivos (geral e específicos)

2 Justificativa “[....] ‘o porquê’ da realização da pesquisa [...]”; “[...] as razões da preferência pelo tema escolhido e sua importância em relação a outros temas [...]”; “A justificativa deverá convencer quem for ler o projeto, com relação à importância e à relevância da pesquisa proposta”. (PRODANOV;FREITAS, 2013, p. 82, grifo nosso)

3 “Perguntamos: O tema é relevante e, se é, por quê? Quais os pontos positivos que você percebe na abordagem proposta? Que vantagens e benefícios você pressupõe que sua pesquisa irá proporcionar?”; (PRODANOV; FRIETAS, 2013, p. 82, grifo nosso)

4 Cuidado “[...] não tentarmos justificar a Hipótese levantada [...]”; “A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de levar a efeito tal empreendimento”. (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 82, grifo nosso)

5 Em resumo Justificativa: por quê? - Razões de ordem teórica e os motivos de ordem prática que tornaram importante a realização da pesquisa. - Mostrar a originalidade de sua proposta. - Escrever: - importância da temática; - importância da pesquisa. - Observar alguns itens importantes, como: a) atualidade do tema: inserção do tema no contexto atual; b) ineditismo do trabalho: proporcionará mais importância ao assunto; c) interesse do autor: vínculo do autor com o tema; d) relevância do tema: importância social, econômica, política etc.; e) pertinência do tema: contribuição do tema para o debate científico. Fonte - (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 82-3, grifo nosso). Quadro 1 - Justificativa: por quê?

6 Objetivos “Os objetivos informarão para que estamos propondo a pesquisa, isto é, quais os resultados que pretendemos alcançar ou qual a contribuição que a pesquisa irá efetivamente Proporcionar” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 94-5, grifo nosso).

7 Definir – “[...] o tipo e a natureza do trabalho, os métodos a serem empregados, as obras e os documentos a serem estudados”; “Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto”; (PRODANOV, 2013, p. 94, grifo nosso).

8 Características verbos no infinitivo: “diagnosticar, verificar, observar, analisar, examinar, identificar, distinguir, constatar, comprovar, comparar, entre outros”; Exemplos: “- determinar estágio cognitivo de conhecimento: apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear; - determinar estágio cognitivo de compreensão: descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever;” (PRODANOV, FREITAS, 2013, p. 95, grifo do autor e nosso)

9 - “determinar estágio cognitivo de aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traçar e usar; - determinar estágio cognitivo de análise: analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar; - determinar estágio cognitivo de síntese: articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar; - determinar estágio cognitivo de avaliação: apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar”. (PRODANOV, 2013, p. 95, grifo do autor e nosso)

10 Objetivo Geral “O objetivo geral será a síntese do que pretendemos alcançar [...]” (PRODANOV, FREITAS, 2013, p. 94, grifo nosso); Deve ser buscado a partir do título/da delimitação [...] [do tema] [...]”(PRODANOV; FEITAS, 2013, p. 97);

11 Objetivos específicos “[...] os objetivos específicos explicitarão os detalhes e serão um desdobramento do objetivo geral” (PRODANOV, 2013, p. 94, grifo nosso); “São mais simples, concretos. São alcançáveis em menor tempo e explicitam desempenhos observáveis. Permitem alcançar o objetivo geral. Devem ser buscados na estrutura do trabalho (capítulos)” (PRODANOV; FEITAS, 2013, p. 97);

12 TemaMarketing de patrocínio no processo de construção da marca das organizações. Objetivo geralAnalisar a utilização do patrocínio como forma de promoção de uma marca por associação a eventos esportivos, culturais, sociais ou de mais atividades de interesse público. Objetivos específicos - Entender o critério de avaliação das atividades patrocinadas por uma organização. - Compreender a influência do marketing de patrocínio na decisão de compra do consumidor. Quadro 2 - Fonte - (PRODANOV; FREITAS 2013, p. 95, grifo nosso).

13 AssuntoGestão nas empresas familiares TemaA profissionalização da gestão nas empresas familiares ProblemaComo a profissionalização da gestão nas empresas familiares pode contribuir com a perpetuidade e a continuidade do negócio? HipóteseA profissionalização da gestão nas empresas familiares contribui para a perpetuidade e a continuidade do negócio, porque uma empresa profissional torna-se muito mais competitiva no mercado em que está inserida. Objetivo geralAnalisar e demonstrar que a profissionalização da gestão nas empresas familiares contribui para a sua perpetuidade e continuidade. Objetivos específicos Investigar as principais noções conceituais sobre gestão e profissionalização de empresas familiares. Apresentar a estrutura organizacional diretiva da empresa. Demonstrar o nível de profissionalização da organização. Descrever processo de profissionalização desenvolvido na Empresa Delta. Quadro 3 - Fonte: (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 96, grifo nosso).

14 Referência PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

15 Forma Condicional “- se x, então y (x e y são variáveis) - se x, então y, sob as condições n e s (com mais de duas variáveis) - se x1, x2 e x3, então y. Exemplo: Problema: A constante migração de grupos familiares carentes influencia em sua organização interna?” (PRODANOV; FEITAS, 2013, p. 93).

16 Hipóteses: “- Se elevado índice de migração de grupos familiares carentes (x), então, elevado grau de desorganização familiar (y).” (PRODANOV; FEITAS, 2013, p. 93). “- Se elevado grau de desorganização interna em famílias carentes (x), então, maior probabilidade de marginalização do menor (y).” (PRODANOV; FEITAS, 2013, p. 93).

17 “- Se elevado grau de desorganização interna na família carente (x), então, maior probabilidade de marginalização do menor (y), dada a baixa escolaridade do menor (n) e o elevado grau de mobilidade geográfica (migração) da(s) família (s).” (PRODANOV; FEITAS, 2013, p. 93).

18 - Se elevado grau de desorganização interna da família carente (x1), baixa escolaridade do menor (x2) e elevado grau de mobilidade geográfica da família (x3), então, maior possibilidade de marginalização do menor (y).” (PRODANOV; FEITAS, 2013, p. 93).

19 Forma Categórica “Exemplo: O elevado índice de migração de grupos familiares carentes gera um elevado grau de desorganização familiar.” (PRODANOV; FEITAS, 2013, p. 94).


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