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Fatores Associados ao Desempenho Escolar Bragança – abril 2015.

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Apresentação em tema: "Fatores Associados ao Desempenho Escolar Bragança – abril 2015."— Transcrição da apresentação:

1 Fatores Associados ao Desempenho Escolar Bragança – abril 2015

2 Objetivos Bragança – abril 2015 Verificar os fatores que levam a diferentes desempenhos escolares. Esses fatores podem estar associados às características dos alunos, das turmas, dos professores, das escolas e do ambiente.

3 http://portal.inep.gov.br/basica-censo Censo Escolar - 2014

4 DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Estadual x Municipal Média de Proficiência em Língua Portuguesa

5 DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Estadual x Municipal Média de Proficiência em Matemática

6 DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Estadual x Municipal Número de alunos

7 DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Urbana x Rural Média de Proficiência em Língua Portuguesa

8 DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Urbana x Rural Média de Proficiência em Matemática

9 DEPÊNDENCIA ADMINISTRATIVA: Urbana x Rural Número de alunos

10 Médias de Proficiências Língua Portuguesa

11 Distribuição percentual por nível de desempenho – Rede Estadual - LP

12 URE 1

13 Níveis de Proficiência Descrição Abaixo do Básico Os alunos, neste nível, demonstram domínio insuficiente dos conteúdos, habilidades e competências desejáveis para a série escolar em que se encontram. Básico Os alunos, neste nível, demonstram domínio mínimo dos conteúdos, habilidades e competências desejáveis para a série escolar em que se encontram. Adequado Os alunos, neste nível, demonstram domínio pleno dos conteúdos, habilidades e competências desejáveis para a série escolar em que se encontram. Avançado Os alunos, neste nível, demonstram conhecimentos e domínio dos conteúdos, competências e habilidades acima do requerido na série escolar em que se encontram.

14 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico1118845,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico1553246,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico2501942,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico2431648,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico8048353,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico5893657,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico5020068,323,38,30,1 URE 1 4º ano EF140,2 Básico45751,231,115,32,4 5º ano EF153,1Básico69853,629,113,63,7 7ª série EF176,9Básico103952,134,612,01,3 8ªsérie EF200,5Básico109253,543,13,10,3 1ª série EM206,5Abaixo do Básico294459,636,34,10,0 2ªsérie EM218,8Abaixo do Básico214962,432,25,30,1 3ªsérie EM224,2Abaixo do Básico174973,321,55,10,1 Augusto Corrêa 4º ano EF120,5Abaixo do Básico92372,121,85,30,8 5º ano EF145,4Abaixo do Básico107961,329,37,61,8 7ª série EF177,9Básico72050,038,89,41,8 8ªsérie EF196,2Abaixo do Básico60055,841,82,20,2 1ª série EM207,0Abaixo do Básico61960,436,82,60,2 2ªsérie EM217,3Abaixo do Básico44165,628,85,40,2 3ªsérie EM230,5Abaixo do Básico27868,724,16,80,4 Língua Portuguesa

15 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico1118845,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico1553246,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico2501942,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico2431648,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico8048353,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico5893657,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico5020068,323,38,30,1 URE 1 4º ano EF140,2 Básico45751,231,115,32,4 5º ano EF153,1Básico69853,629,113,63,7 7ª série EF176,9Básico103952,134,612,01,3 8ªsérie EF200,5Básico109253,543,13,10,3 1ª série EM206,5Abaixo do Básico294459,636,34,10,0 2ªsérie EM218,8Abaixo do Básico214962,432,25,30,1 3ªsérie EM224,2Abaixo do Básico174973,321,55,10,1 Bragança 4º ano EF126,5Básico162265,425,47,81,4 5º ano EF144,6Abaixo do Básico193961,127,98,72,3 7ª série EF179,5Básico155550,035,312,91,8 8ªsérie EF198,8Abaixo do Básico135353,942,73,10,3 1ª série EM211,6Abaixo do Básico115953,740,55,80,0 2ªsérie EM226,3Abaixo do Básico85554,338,96,70,1 3ªsérie EM228,1Abaixo do Básico82270,023,26,80,0 Língua Portuguesa

16 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico1118845,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico1553246,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico2501942,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico2431648,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico8048353,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico5893657,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico5020068,323,38,30,1 URE 1 4º ano EF 140,2 Básico45751,231,115,32,4 5º ano EF 153,1Básico69853,629,113,63,7 7ª série EF 176,9Básico103952,134,612,01,3 8ªsérie EF 200,5Básico109253,543,13,10,3 1ª série EM 206,5Abaixo do Básico294459,636,34,10,0 2ªsérie EM 218,8Abaixo do Básico214962,432,25,30,1 3ªsérie EM 224,2Abaixo do Básico174973,321,55,10,1 Cachoeira do Piriá 4º ano EF130,1Abaixo do Básico24759,529,69,31,6 5º ano EF156,3Básico22953,827,912,26,1 7ª série EF181,5Básico28449,337,310,62,8 8ªsérie EF195,9Abaixo do Básico24455,341,82,50,4 1ª série EM208,1Abaixo do Básico17656,839,83,40,0 2ªsérie EM229,8Abaixo do Básico10852,840,76,50,0 3ªsérie EM231,5Abaixo do Básico12965,925,68,50,0 Língua Portuguesa

17 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico1118845,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico1553246,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico2501942,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico2431648,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico8048353,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico5893657,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico5020068,323,38,30,1 URE 1 4º ano EF 140,2 Básico45751,231,115,32,4 5º ano EF 153,1Básico69853,629,113,63,7 7ª série EF 176,9Básico103952,134,612,01,3 8ªsérie EF 200,5Básico109253,543,13,10,3 1ª série EM 206,5Abaixo do Básico294459,636,34,10,0 2ªsérie EM 218,8Abaixo do Básico214962,432,25,30,1 3ªsérie EM 224,2Abaixo do Básico174973,321,55,10,1 Tracuateua 4º ano EF113,6Abaixo do Básico63178,219,81,70,3 5º ano EF141,3Abaixo do Básico52563,728,07,01,3 7ª série EF183,4Básico46745,738,514,31,5 8ªsérie EF200,2Básico42352,544,92,60,0 1ª série EM206,9Abaixo do Básico38059,037,63,40,0 2ªsérie EM215,9Abaixo do Básico30865,030,83,90,3 3ªsérie EM217,3Abaixo do Básico22979,519,20,90,4 Língua Portuguesa

18 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF143,0Básico1118845,439,113,22,3 5º ano EF158,8Básico1553246,235,814,83,2 7ª série EF186,6Básico2501942,438,416,52,7 8ªsérie EF203,2Básico2431648,746,05,00,3 1ª série EM213,0Abaixo do Básico8048353,239,96,70,2 2ªsérie EM222,7Abaixo do Básico5893657,534,67,60,3 3ªsérie EM227,6Abaixo do Básico5020068,323,38,30,1 URE 1 4º ano EF 140,2 Básico45751,231,115,32,4 5º ano EF 153,1Básico69853,629,113,63,7 7ª série EF 176,9Básico103952,134,612,01,3 8ªsérie EF 200,5Básico109253,543,13,10,3 1ª série EM 206,5Abaixo do Básico294459,636,34,10,0 2ªsérie EM 218,8Abaixo do Básico214962,432,25,30,1 3ªsérie EM 224,2Abaixo do Básico174973,321,55,10,1 Viseu 4º ano EF108,0Abaixo do Básico154184,213,02,60,2 5º ano EF129,6Abaixo do Básico162975,819,93,70,6 7ª série EF179,9Básico76749,038,111,71,2 8ªsérie EF197,9Abaixo do Básico42352,544,92,60,0 1ª série EM198,5Abaixo do Básico67268,329,02,70,0 2ªsérie EM210,3Abaixo do Básico47070,925,53,60,0 3ªsérie EM217,0Abaixo do Básico37578,718,13,20,0 Língua Portuguesa

19 Médias de Proficiências Matemática

20 Distribuição percentual por nível de desempenho – Rede Estadual - MAT

21 URE 1

22 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico1149866,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico1563769,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico2499561,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico2428958,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico8038557,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico5882368,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico5884582,017,20,80,0 URE 1 4º ano EF146,3 Abaixo do Básico 45570,3 24,24,41,1 5º ano EF156,5Abaixo do Básico74371,123,74,80,4 7ª série EF182,2Abaixo do Básico103468,925,45,20,5 8ªsérie EF215,1Abaixo do Básico109161,237,90,90,0 1ª série EM225,5Abaixo do Básico294163,136,20,70,0 2ªsérie EM231,0Abaixo do Básico214975,124,40,50,0 3ªsérie EM236,6Abaixo do Básico174886,313,40,30,0 Augusto Corrêa 4º ano EF136,0Abaixo do Básico93080,017,12,80,1 5º ano EF150,7Abaixo do Básico109278,219,61,80,4 7ª série EF181,7Abaixo do Básico72070,925,04,00,1 8ªsérie EF211,4Abaixo do Básico60064,334,21,50,0 1ª série EM224,3Abaixo do Básico61866,033,50,50,0 2ªsérie EM229,6Abaixo do Básico44078,022,00,0 3ªsérie EM238,8Abaixo do Básico27887,711,90,40,0 Matemática

23 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico1149866,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico1563769,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico2499561,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico2428958,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico8038557,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico5882368,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico5884582,017,20,80,0 URE 1 4º ano EF146,3 Abaixo do Básico 45570,3 24,24,41,1 5º ano EF156,5Abaixo do Básico74371,123,74,80,4 7ª série EF182,2Abaixo do Básico103468,925,45,20,5 8ªsérie EF215,1Abaixo do Básico109161,237,90,90,0 1ª série EM225,5Abaixo do Básico294163,136,20,70,0 2ªsérie EM231,0Abaixo do Básico214975,124,40,50,0 3ªsérie EM236,6Abaixo do Básico174886,313,40,30,0 Bragança 4º ano EF137,7Abaixo do Básico163678,918,32,40,4 5º ano EF151,7Abaixo do Básico202178,219,32,30,2 7ª série EF184,6Abaixo do Básico155067,126,36,10,5 8ªsérie EF213,4Abaixo do Básico135162,936,11,00,0 1ª série EM229,3Abaixo do Básico115757,841,30,90,0 2ªsérie EM236,1Abaixo do Básico85669,330,00,70,0 3ªsérie EM241,2Abaixo do Básico82282,716,80,50,0 Matemática

24 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico1149866,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico1563769,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico2499561,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico2428958,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico8038557,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico5882368,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico5884582,017,20,80,0 URE 1 4º ano EF146,3 Abaixo do Básico 45570,3 24,24,41,1 5º ano EF156,5Abaixo do Básico74371,123,74,80,4 7ª série EF182,2Abaixo do Básico103468,925,45,20,5 8ªsérie EF215,1Abaixo do Básico109161,237,90,90,0 1ª série EM225,5Abaixo do Básico294163,136,20,70,0 2ªsérie EM231,0Abaixo do Básico214975,124,40,50,0 3ªsérie EM236,6Abaixo do Básico174886,313,40,30,0 Cachoeira do Piriá 4º ano EF154,5Abaixo do Básico25263,922,611,91,6 5º ano EF165,4Abaixo do Básico25068,419,66,45,6 7ª série EF188,5Abaixo do Básico28363,031,44,91,7 8ªsérie EF213,4Abaixo do Básico24464,834,40,80,0 1ª série EM228,9Abaixo do Básico17658,640,31,10,0 2ªsérie EM243,2Abaixo do Básico10857,441,70,90,0 3ªsérie EM240,7Abaixo do Básico12981,418,60,0 Matemática

25 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico1149866,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico1563769,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico2499561,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico2428958,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico8038557,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico5882368,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico5884582,017,20,80,0 URE 1 4º ano EF146,3 Abaixo do Básico 45570,3 24,24,41,1 5º ano EF156,5Abaixo do Básico74371,123,74,80,4 7ª série EF182,2Abaixo do Básico103468,925,45,20,5 8ªsérie EF215,1Abaixo do Básico109161,237,90,90,0 1ª série EM225,5Abaixo do Básico294163,136,20,70,0 2ªsérie EM231,0Abaixo do Básico214975,124,40,50,0 3ªsérie EM236,6Abaixo do Básico174886,313,40,30,0 Tracuateua 4º ano EF132,0Abaixo do Básico64083,014,42,30,3 5º ano EF149,2Abaixo do Básico53481,117,21,70,0 7ª série EF183,9Abaixo do Básico46764,230,25,60,0 8ªsérie EF214,5Abaixo do Básico42362,236,41,40,0 1ª série EM222,8Abaixo do Básico38064,535,00,50,0 2ªsérie EM227,7Abaixo do Básico30878,920,50,60,0 3ªsérie EM234,8Abaixo do Básico22987,312,70,0 Matemática

26 Rede Etapa de Escolaridade Média de Proficiência Padrão de Desempenho Nº de registros % de alunos por Nível de Proficiência Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado Estadual 4º ano EF148,1Abaixo do Básico1149866,228,64,70,5 5º ano EF160,3Abaixo do Básico1563769,027,43,40,2 7ª série EF190,0Abaixo do Básico2499561,529,88,00,7 8ªsérie EF217,5Abaixo do Básico2428958,439,52,00,1 1ª série EM230,0Básico8038557,840,71,40,1 2ªsérie EM235,9Abaixo do Básico5882368,530,31,20,0 3ªsérie EM239,4Abaixo do Básico5884582,017,20,80,0 URE 1 4º ano EF146,3 Abaixo do Básico 45570,3 24,24,41,1 5º ano EF156,5Abaixo do Básico74371,123,74,80,4 7ª série EF182,2Abaixo do Básico103468,925,45,20,5 8ªsérie EF215,1Abaixo do Básico109161,237,90,90,0 1ª série EM225,5Abaixo do Básico294163,136,20,70,0 2ªsérie EM231,0Abaixo do Básico214975,124,40,50,0 3ªsérie EM236,6Abaixo do Básico174886,313,40,30,0 Viseu 4º ano EF125,7Abaixo do Básico159888,39,71,90,1 5º ano EF140,5Abaixo do Básico170088,611,00,40,0 7ª série EF179,8Abaixo do Básico76573,421,64,71,3 8ªsérie EF212,0Abaixo do Básico56864,734,01,10,2 1ª série EM222,2Abaixo do Básico67268,930,40,70,0 2ªsérie EM226,2Abaixo do Básico47180,119,30,60,0 3ªsérie EM227,9Abaixo do Básico37491,48,60,0 Matemática

27 MOTIVAÇÃO DO ALUNO À AVALIAÇÃO Santa Maria do Pará – Língua Portuguesa

28 IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO DO ALUNO À AVALIAÇÃO Santa Maria do Pará – Matemática

29 Questionários do SisPAE Os fatores deste estudo foram extraídos, principalmente, dos questionários aplicados pelo SisPAE 2014, incluindo: – Questionário dos alunos; – Questionário dos professores; – Questionário do diretor; e – Questionário da escola (infraestrutura)

30 Primeiramente são construídas medidas associadas aos itens dos questionários. Nos casos mais complexos utiliza-se a teoria de resposta ao item (TRI). No presente estudo todas as medidas foram agregadas para escolas. A associação com o desempenho escolar é feita por análise de regressão.

31 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Defasagem escolar – A defasagem do aluno foi feita com base na informação da idade do aluno. – Calculou-se a média da defasagem dos alunos de cada escola.

32 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Expectativa de curso superior na percepção do aluno considerando os itens do questionário: Com base na nas suas expectativas, você acredita que irá: 30. Ingressar numa universidade pública. 31. Ingressar numa faculdade particular. Foi calculada a porcentagem de alunos que pretende fazer faculdade por escola

33 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível socioeconômico do aluno (NSE_A) Medida construída com auxílio da teoria da resposta ao item (TRI), numa escala com média 0 e desvio padrão 1. Itens usados do questionário: 4. Até que série/ano sua mãe ou a responsável por você estudou? 5. Até que série/ano seu pai ou o responsável por você estudou? 6. Sua rua é asfaltada ou tem calçamento? 7. Sua residência tem energia elétrica? 8. Sua residência tem água na torneira? 9. Sua rua tem coleta de lixo? 10. Tem alguém que mora com você que recebe Bolsa Família?

34 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível socioeconômico do aluno (NSE_A) 11. Sanitário 12. Geladeira 13. TV em cores 14. Máquina de lavar roupa 15. Aparelho de DVD 16. Automóvel (carro/moto) 17. Dicionário de Língua Portuguesa e/ou outras línguas. 18. Jornal de Notícias, como Diário do Pará, O Liberal, Amazônia e etc.? 19. Revistas de Informação Geral como Veja, Época, Super Interessante etc.? 20. Livros 21. Na sua casa, trabalha alguma empregada doméstica? 22. Sem considerar livros escolares, jornais e revistas, quantos livros existem no local onde você mora? 23. Com qual frequência você vê seus pais, ou responsáveis por você, lendo (jornais, revistas, livros etc.)? 26. Você tem computador no local onde você mora?

35 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível socioeconômico do aluno (NSE_A) – Depois de obtido o nível socioeconômico dos alunos, calculou- se a média por escola como uma medida do nível socioeconômico da escola (NSE_AE) – Observamos que os alunos de 4º e 5º ano parecem ter tido dificuldades para responder esses itens do questionário (muitos itens sem resposta e, aparentemente, muitos itens mal respondidos). A construção deste e de outras medidas do questionário dos alunos foram feitas com as respostas das séries mais avançadas. Embora os valores das medidas foram atribuídas para todos alunos que responderam a maioria dos itens.

36 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível de satisfação dos alunos com a escola (NSAE_A) Medida construída com auxílio da teoria da resposta ao item (TRI), numa escala com média 0 e desvio padrão 1. Depois de obtida a medida por aluno, calculou-se a média por escola como uma medida da escola (NSAE_AE) Itens usados do questionário:

37 36. Tenho participado de coisas interessantes na escola. 37. Acho que vale a pena estudar nesta escola. 38. Estou sempre aprendendo coisas novas nesta escola. 39. Sinto-me bem cuidado(a) nesta escola. 40. Sinto que sou valorizado(a) nesta escola. 41. A escola em que estudo é acolhedora. 42. Gosto de estudar nesta escola. 43. Eu me sinto cheio(a) de energia e animado(a) na escola. 44. Gosto de ir para a escola. 50. Nas aulas, o(a) professor(a) ouve a opinião dos alunos. 51. O(A) professor(a) sempre esclarece minhas dúvidas. 52. Aprendo a matéria que o(a) professor(a) ensina. 56. O(A) professor(a) explica até que todos entendam a matéria. 57. Para o(a) professor(a), a turma toda pode aprender. 58. Eu capricho na hora de fazer os meus trabalhos. 59. O(A) professor(a) é claro ao explicar a matéria. 60. Acho as aulas interessantes e animadas.

38 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível do clima escolar, na percepção dos alunos (NCE_A) Medida construída com auxílio da teoria da resposta ao item (TRI), numa escala com média 0 e desvio padrão 1. Itens usados do questionário: 45. A escola é uma bagunça. Ficam muitos alunos do lado de fora da sala fazendo barulho. 46. Quando alguém me ameaça ou agride, não adianta reclamar na direção. Tudo continua do mesmo jeito. 47. A turma demora a fazer silêncio, depois que o(a) professor(a) entra em sala. 48. Durante as aulas, há muito barulho e bagunça, o que atrapalha quem quer estudar. 49. Por qualquer motivo, os alunos são colocados para fora da sala pelo Professor.

39 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos alunos Nível de relacionamento na escola, na percepção dos alunos (NRE_A) Medida construída com auxílio da teoria da resposta ao item (TRI), numa escala com média 0 e desvio padrão 1. Itens usados do questionário: 64. Como você vê a relação entre professores e estudantes? 65. Como você vê a relação entre estudantes e estudantes? 66. Como você vê a relação entre professores e gestores? 67. Como você vê a relação entre os professores? 68. Como você vê a relação entre estudantes e gestores? 69. Como você vê a relação entre estudantes e funcionários? 70. Como você vê a relação entre professores e funcionários?

40 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de instrução dos professores Foram criadas duas variáveis indicadoras (tipo sim-não) se a escola tem professores na série sem curso superior; se a escola tem professores na série com pós-graduação.

41 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de instrução dos professores Foram criadas duas variáveis indicadoras (tipo sim-não) se a escola tem professor que leciona predominantemente português; se a escola tem professor que leciona predominantemente matemática; A primeira variável será usada como possível fator associado em língua portuguesa e a segunda como possível fator associado em matemática.

42 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Projeto de redução da taxa de abandono escolar. Variável indicadora (tipo sim-não). Considerado sim quando a maioria dos professores respondem que concordam que existe esse projeto na escola. Projeto de redução da taxa de reprovação escolar. Variável indicadora (tipo sim-não). Considerado sim quando a maioria dos professores respondem que concordam que existe esse projeto na escola.

43 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de comprometimento do professor (NCP_P) 19. Participei da elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola. 20. Conheço o Projeto Político Pedagógico da Escola. 21. Conheço as metas de Desempenho estabelecidas para a Escola. 28. Converso com os pais sobre os problemas de aprendizagem de seus filhos na escola. 29. Converso com os pais sobre os problemas disciplinares de seus filhos na escola. 43. Sempre corrijo e discuto a correção do dever de casa com os alunos. 44. Utilizo os resultados da avaliação para melhorar o que faço. 45. Utilizo os resultados das avaliações para rever minha prática pedagógica. 48. Ensino o mesmo assunto de várias maneiras, se for necessário, para que todos aprendam. 49. Sinto-me responsável pela aprendizagem dos alunos. 50. As minhas aulas são sempre planejadas. 51. Procuro utilizar vários recursos para tornar as aulas mais atraentes. 52. Procuro passar trabalhos interessantes e desafiadores para os Alunos. 53. Sempre arrumo tempo para pesquisar novos assuntos para minhas aulas.

44 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de comprometimento do gestor, na percepção do professor (NCGes_P) 65. O diálogo e a participação de outros atores escolares não são valorizados pela gestão desta escola. 66. O gestor desta escola só toma suas decisões depois de ouvir outros atores envolvidos com a escola. 67. O planejamento anual das atividades é feito coletivamente. 68. O diretor desta escola tem por hábito consultar o Colegiado da Escola e ouvir as pessoas interessadas pelas questões da escola. 69. É obrigação da direção da escola prestar contas de todos os resultados, decisões e providências da escola. 70. A equipe gestora informa e incentiva a informação aos pais sobre o desempenho dos estudantes.

45 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos professores Nível de satisfação do professor (NSP_P) 14. Gostaria de continuar lecionando nesta escola. 15. Considero meu trabalho importante para o desenvolvimento desta escola. 16. Eu me sinto gratificado(a) pela carreira que escolhi. 17. A experiência nesta escola me faz crescer profissionalmente. 18. Apoiaria meu filho se ele quisesse ser professor. 30. Sinto que sou valorizado(a) nesta escola. 31. Gosto de fazer parte da equipe desta escola. 32. Gosto de trabalhar nesta escola. 33. Eu me sinto cheio(a) de energia e animado(a) na escola. 34. Gosto de ir para a escola.

46 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos diretores Se o diretor tem Pós-Graduação Se o diretor também é professor Se o diretor exerce atividade fora do magistério Três variáveis indicadoras (tipo sim-não)

47 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos diretores Nível de satisfação dos diretores (NS_D) 9. Foi uma decisão acertada ter me candidatado a diretor(a) desta escola. 10. Considero meu trabalho importante para o desenvolvimento desta escola. 11. Ser diretor(a) de escola é gratificante. 12. A experiência como diretor(a) desta escola me faz crescer profissionalmente. 13. A escola em que trabalho é acolhedora. 14. Gosto de trabalhar nesta escola. 15. Eu me sinto cheio(a) de energia e animado(a) na escola. 16. Gosto de ir para a escola.

48 Medidas baseadas nos questionários respondidos pelos diretores Nível de participação e de interação dos agentes escolares (NPIAE_D) 17. Os professores me apoiam no cumprimento das regras da escola. 18. Os professores desta escola fazem esforço para interagir com a Comunidade. 20. Os professores trabalham juntos e cooperam uns com os outros. 22. As transgressões às normas de funcionamento e convivência da escola são resolvidas na própria escola. 23. A escola tem vários parceiros que ajudam a manter um atendimento de qualidade aos alunos. 24. Tenho por norma consultar o Conselho da Escola e ouvir as pessoas sobre as questões da escola. 25. O diálogo e a participação da comunidade é a melhor maneira de proteger a escola. 27. Tenho o hábito de informar aos pais ou responsáveis sobre o desempenho dos alunos. 28. Atendo pais de alunos para tratar de problemas disciplinares e de aprendizagem de seus filhos. 29. A permanência do aluno mais tempo na escola é incentivada promovendo ações de seu interesse. 30. O planejamento anual das atividades é feito coletivamente.

49 Medidas baseadas nos questionários de escola (infraestrutura) Indicador de pichação Indicador de depredação Duas variáveis indicadoras (tipo sim-não)

50 Medidas baseadas nos questionários de escola (infraestrutura) Nível de Estrutura Predial da Escola (NEP_E) 02. Telhado. 03. Paredes internas. 04. Piso. 05. Portas. 06. Janelas. 07. Banheiros. 08. Cozinha. 09. Instalações hidráulicas. 10. Instalações elétricas. 11. Entrada do prédio 12. Paredes externas. 13. Corredores. 14. Salas de aula. 15. Instalações esportivas. 16. São iluminadas? 17. São arejadas? 18. Possuem quadro de giz/branco em boas condições? 19. Possuem mesa para professor? 20. Possuem armários?

51 Medidas baseadas nos questionários de escola (infraestrutura) Nível dos Equipamentos da Escola (NEQ_E) Itens usados do questionário de escola: 42. Televisão. 43. Antena parabólica. 44. Videocassete. 45. Máquina Fotocopiadora (Xerox). 46. Mimeógrafo. 47. Projetor de slides. 48. Retroprojetor. 49. Máquina de datilografia. 50. Impressora. 51. Aparelho de som. 52. Computador. 53. Máquina fotográfica. 54. DVD. 55. Linhas Telefônicas. 56. Data show.

52 Medidas baseadas nos questionários de escola (infraestrutura) Nível de Segurança da Escola (NS_E ) Medida construída para cada professor com auxílio da teoria da resposta ao item (TRI), numa escala com média 0 e desvio padrão 1. Itens usados do questionário de escola: 21. Existem muros, grades ou cercas em condições de garantir a segurança dos estudantes? (Caso existam buracos ou aberturas que permitam o acesso de estranhos, responder NÃO.) 22. Existe controle de entrada e saída de estudantes? 23. Existe controle de entrada de pessoas estranhas na escola? 24. Os portões que dão acesso à parte externa permanecem trancados durante o horário de funcionamento da escola? 25. Existe algum tipo de vigilância para o período diurno? 26. Existe algum tipo de vigilância para o período noturno?

53 Nível de Segurança da Escola (NS_E) Itens usados do questionário de escola: 27. Existe algum tipo de vigilância para finais de semana e feriados? 28. Há algum esquema de policiamento para inibição de furtos, roubos e outras formas de violência? 29. Há algum esquema de policiamento para inibição de tráfico de tóxicos/drogas dentro da escola? 30. Há algum esquema de policiamento para inibição de tráfico de tóxicos/drogas nas imediações da escola? 31. A escola tem algum sistema de proteção contra incêndio (alarme de fumaça e temperatura, extintores contra incêndio, mangueiras, etc.)? 32. As salas onde são guardados os equipamentos mais caros (computadores, projetores, televisão, vídeo, etc.) têm dispositivos para serem trancadas (cadeados, grades, travas, trancas, etc.)? 33. A escola apresenta sinais de depredação (vidros, portas e janelas quebrados, lâmpadas estouradas, etc.) 34. Existe uma boa iluminação do lado de fora da escola?

54 Indicadores extraídos do Censo Escolar 2013 se a escola é rural (1 = rural, 0 = urbana) se a escola é estadual (1 = estadual, 0 = municipal) se a escola é capital (1 = Belém, 0 = outras cidades) número de computadores totais por 100 alunos matriculados.

55 Modelo de Regressão Sejam: Y a proficiência média dos alunos de uma escola; X 1 o primeiro fator associado relativo a escola; X 2 o segundo fator associado relativo a escola; e assim por diante. para uma dada escola i, tem-se: Y i =  +  1 X 1i +  2 X 2i +... +  k X ki +  i (i = 1, 2,..., n) onde o termo  representa o efeito de uma infinidade de outros fatores que podem estar afetando a proficiência, o termo aleatório do modelo. Os  ’s são estimados pelos dados e representam a influência de cada fator no desempenho. Observa-se que a magnitude das estimativas dos  ’s não só está associado à força da relação, mas também às unidades de medida das variáveis.

56 Principais resultados

57 Comentários dos fatores associados ao desempenho em Língua Portuguesa As medidas de alunos (cinco últimas linhas da tabela do Slide anterior) são as que mais estão associadas ao desempenho. Escola com mais alunos em defasagem escolar tende a ter desempenhos piores. Por ex., na 3ª série do EM, as escolas em que a média de defasagem de seus alunos é um ano maior, o seu desempenho médio tende a reduzir em 16,5 unidades na escala do Saeb/SisPAE. Quanto melhor o Nível do Clima Escolar e o Nível de Relacionamento na Escola, ambos na percepção do aluno, melhor é o desempenho do aluno

58 Comentários dos fatores associados ao desempenho em Língua Portuguesa Relação “curiosa” no Nível de Satisfação dos Alunos. Tem efeito positivo no 4º e 5º ano e efeito negativo para séries mais avançadas, especialmente no 3º EM. Uma possível explicação para isto é que os melhores alunos de séries mais avançadas são mais críticos, em consequência, seus níveis de satisfação tendem a ser menores.

59 Comentários dos fatores associados ao desempenho em Língua Portuguesa Em relação as características de escola e ambiente, verifica-se: Escolas rurais de 4º e 5º ano do EF apresentaram menor desempenho que as urbanas. No ensino elementar, escolas da rede estadual tendem a ter desempenho pior. No 4º e 5º ano, o desempenho tende a ser pior nas escolas em que: Diretor não tem Pós-Graduação Diretor é também professor Há professor sem curso superior

60 Comentários dos fatores associados ao desempenho em Matemática

61 Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado Interação com a defasagem escolar 5º ano EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA1250,600,161,44 BAIXO AMAZONAS3260,510,002,38 CARAJÁS1530,490,061,70 LAGO DE TUCURU1100,710,082,67 MARAJÓ2040,990,002,44 METROPOLITANA3260,570,031,66 RIO CAETÉS2250,730,061,55 RIO CAPIM2220,690,001,81 RIO GUAMÁ2660,660,032,00 TAPAJÓS650,680,101,64 TOCANTINS2940,880,083,00 XINGU860,650,082,10 Total24020,680,003,00

62 Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

63 Interação com a defasagem escolar 8ª série EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA880,500,102,75 BAIXO AMAZONAS2430,480,001,47 CARAJÁS1230,440,051,65 LAGO DE TUCURU690,760,191,92 MARAJÓ1370,980,142,70 METROPOLITANA2240,450,002,09 RIO CAETÉS1060,580,021,73 RIO CAPIM980,600,171,73 RIO GUAMÁ1310,570,001,70 TAPAJÓS420,410,001,36 TOCANTINS1520,780,001,88 XINGU650,530,111,28 Total14780,590,002,75

64 Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

65 Interação com a defasagem escolar 3ª série do EM, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA160,740,391,23 BAIXO AMAZONAS350,530,031,19 CARAJÁS400,710,161,47 LAGO DE TUCURU120,880,411,57 MARAJÓ250,880,131,45 METROPOLITANA1270,780,171,73 RIO CAETÉS380,850,451,82 RIO CAPIM260,890,371,41 RIO GUAMÁ460,770,251,21 TAPAJÓS90,650,141,18 TOCANTINS380,810,151,91 XINGU180,770,061,23 Total4300,770,031,91

66 Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

67 Interação com o Nível do Clima Escolar, na percepção do aluno 5º ano EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA125-0,11-0,961,51 BAIXO AMAZONAS326-0,01-1,081,84 CARAJÁS153-0,14-0,861,29 LAGO DE TUCURU110-0,15-1,271,10 MARAJÓ204-0,10-1,631,84 METROPOLITANA326-0,19-0,971,56 RIO CAETÉS225-0,16-1,211,81 RIO CAPIM222-0,14-1,331,84 RIO GUAMÁ266-0,20-1,221,48 TAPAJÓS65-0,08-0,631,53 TOCANTINS294-0,10-1,201,58 XINGU86-0,04-1,131,53 Total2402-0,12-1,631,84

68 Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

69 45. A escola é uma bagunça. Ficam muitos alunos do lado de fora da sala fazendo barulho. 46. Quando alguém me ameaça ou agride, não adianta reclamar na direção. Tudo continua do mesmo jeito. 47. A turma demora a fazer silêncio, depois que o(a) professor(a) entra em sala. 48. Durante as aulas, há muito barulho e bagunça, o que atrapalha quem quer estudar. 49. Por qualquer motivo, os alunos são colocados para fora da sala pelo Professor.

70 Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado Interação com o Nível do Clima Escolar, na percepção do aluno 8ª série EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA88-0,05-0,851,14 BAIXO AMAZONAS2430,15-0,751,36 CARAJÁS123-0,06-0,761,04 LAGO DE TUCURU69-0,03-0,60,76 MARAJÓ1370,26-0,711,58 METROPOLITANA224-0,15-0,85,91 RIO CAETÉS106-0,03-0,70,94 RIO CAPIM980,00-1,051,05 RIO GUAMÁ131-0,04-0,75,98 TAPAJÓS420,04-0,39,96 TOCANTINS1520,04-0,641,25 XINGU650,07-0,551,47 Total14780,02-1,051,58

71 Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

72 Interação com o Nível do Clima Escolar, na percepção do aluno 3ª série do EM, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA160,24-0,18,63 BAIXO AMAZONAS350,35-0,18,94 CARAJÁS400,12-0,38,62 LAGO DE TUCURU120,16-0,16,52 MARAJÓ250,33-0,28,94 METROPOLITANA1270,19-0,79,81 RIO CAETÉS380,16-0,37,62 RIO CAPIM260,19-0,161,12 RIO GUAMÁ460,27-0,651,21 TAPAJÓS90,24-0,101,06 TOCANTINS380,34-0,181,11 XINGU180,20-0,201,16 Total4300,23-0,791,21

73 Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

74 Interação com o Comprometimento do Professor, na percepção do aluno 5º ano EF, Matemática NOME_RInMédiaMínimoMáximo ARAGUAIA 122,3721-2,331,33 BAIXO AMAZONAS 339,5003-1,381,33 CARAJÁS 156,5120-1,461,33 LAGO DE TUCURU 107,3718-1,161,33 MARAJÓ 214,4109-2,841,33 METROPOLITANA 323,2332-1,211,33 RIO CAETÉS 227,3257-1,931,33 RIO CAPIM 227,5059-1,361,33 RIO GUAMÁ 263,3166-2,241,33 TAPAJÓS 65,5726-1,091,33 TOCANTINS 311,3783-1,531,33 XINGU 86,4509-1,351,33 Total 2440,3949-2,841,33

75 Análise complementar: desempenho nas diferentes regiões do Estado

76

77 Obrigada ! Tania Cristina A. Macedo de Azevedo diretoria_academica@vunesp.com.br


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